×

Pandemia | Quase 32 milhões de doses da vacina da Janssen estão encostadas num depósito em Guarulhos

As doses foram adquiridas no ano passado. De um total de 41 milhões, apenas 9.202.380 foram distribuídas aos estados e municípios.

quinta-feira 27 de janeiro | Edição do dia

IMAGEM: BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE-DF

Quase 32 milhões de doses da vacina da Janssen estão paradas, sem uso, em um galpão de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, segundo informação divulgada pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, nesta quarta-feira (26).

Essa imensa quantidade representa uma grande proporção do total comprado pelo país em março do ano passado.

No caso, o Brasil realizou a compra de 38 milhões de doses da vacina, além de ter recebido a doação de 3 milhões de doses feita pelo governo dos Estados Unidos em junho de 2021. Porém, segundo informe do próprio Ministério da Saúde, das 41 milhões de doses, apenas 9.202.380 foram distribuídas em estados e municípios como parte da campanha nacional de imunização contra covid-19.

Segundo o Ministério, alguns estados suspenderam a solicitação do envio da vacina, devido o uso saturado de freezeres e geladeiras que são utilizadas para armazenamento de vacinas.

Em meio a essa situação, a taxa da vacinação dos brasileiros não está completa, sobretudo considerando a segundo dose, o que se agrava ainda mais com a postura negacionista de Bolsonaro e seus ministros. Além disso, outros insumos voltados para o enfrentamento à pandemia seguem escassos como os testes que em diversos lugares são extremamente limitados para serem realizados na rede pública.

Leia também: Secretário do Ministério da Saúde terá 5 dias para explicar nota contrária a vacina




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias