Diana Assunção
Nesta quarta entrevista o Esquerda em Debate contou com a presença de Vladimir Safatle, professor livre-docente de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Texto originalmente publicado no blog Página do Enock, em 9 de maio de 2022.
Plínio de Arruda Sampaio Junior
“Esquerda em Debate” está aberta a todos os ativistas críticos à chapa conformada por Lula e Alckmin e à diluição do PSOL com Alckmin e Marina Silva.
Vários autores
Texto originalmente publicado no site do PSTU, em 3 de maio de 2022.
Júlio Anselmo - PSTU
Texto originalmente publicado no site da CST-PSOL, em 9 de maio de 2022.
CST - Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores - PSOL
Esta é uma proposta ao Polo Socialista Revolucionário para ser debatida junto a outras propostas que sejam feitas.
MRT - Movimento Revolucionário de Trabalhadores
Texto originalmente publicado no site da Alternativa Socialista, em 5 de maio de 2022.
Alternativa Socialista/PSOL - LIS Brasil
Neste sábado, hoje, às 17h, confira o novo episódio do programa do Esquerda Diário "Esquerda em Debate". Diana Assunção entrevistará Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP.
Redação
O PSOL vive uma crise histórica sem precedentes após decidir pela Federação com a REDE e a diluição na chapa Lula-Alckmin. Abrimos um debate com o coletivo Alicerce, que é parte desse giro à direita do PSOL.
Guilherme CostaGabriela Mueller
Nesta terceira entrevista o "Esquerda em Debate" contou com a presença de Diego Vitello, diretor do sindicato dos metroviários de São Paulo e coordenador da Corrente Socialista dos Trabalhadores, a CST.
Este artigo expressa o essencial do conteúdo que o MRT apresentou na Coordenação Nacional do Polo Socialista Revolucionário através de uma carta sobre como encarar a campanha eleitoral, os eixos de agitação, programa e sobre como lidar com as diferenças no Polo.
A segunda edição do Esquerda em Debate, iniciativa conduzida por Diana Assunção, dirigente nacional do MRT, teve como convidada Dirlene Marques, professora de Economia da UFMG, feminista, e ex-candidata a governadora pelo Psol em 2018. Constrói também o Polo Socialista e Revolucionário. Dirlene recentemente se desfiliou do PSOL em resposta aos rumos que esse partido está assumindo (...)
Escrevemos esse texto há algumas horas da conferência eleitoral que poderia levar o partido a se integrar na coligação eleitoral do PT com parte da direita golpista.
Daniel Matos
Perdeu a live de entrevista com Marcello Pablito? Assista "Por que me proponho a ser vice de Vera Lúcia na chapa presidencial do polo socialista revolucionário".
Hoje (28), às 19hs, Letícia Parks e Maíra Machado recebem Marcelo Pablito para debater sobre a proposta dele de ser vice da chapa da Vera Lucia pelo Polo Socialista e Revolucionário. Acompanhe pelo Youtube do Esquerda Diário.
Acompanhe pelo Youtube do Esquerda Diário.
As lições e os exemplos da esquerda argentina, a partir da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores-Unidade (FIT-U, pela sigla em espanhol), devem ser analisados atentamente por todos que querem pensar a tarefa de construção e fortalecimento de uma esquerda com independência de classe no Brasil para enfrentar Bolsonaro, a extrema direita e os ataques do regime, em um momento marcado pela diluição do PSOL na chapa Lula-Alckmin e sua federação com a Rede de Marina Silva, uma crise histórica desse setor (...)
Marcello Pablito
O nosso novo programa, Esquerda em Debate, conduzido por Diana Assunção, contará com a presença do professor de economia da Unicamp e coordenador do Polo Socialista e Revolucionário, Plínio Jr., para debater os rumos da esquerda no país.
Na luta por construir uma alternativa de independência de classe que possa se expressar nas eleições frente a diluição do PSOL na chapa Lula-Alckmin e também com a Federação ao lado de Marina Silva bancada pelo Itaú, levamos na semana passada o nome do companheiro Marcello Pablito à disposição para a vice-presidência da chapa encabeçada pela companheira Vera Lúcia do PSTU. Uma proposta ao Polo Socialista Revolucionário para ser debatida junto a outras propostas que sejam (...)
A seção “Esquerda em Debate” está aberta aos ativistas críticos à chapa de Lula e Alckmin, à política de conciliação de classes do PT e à diluição do PSOL com Alckmin e Marina Silva. Trata-se de uma tribuna aberta a militantes do PSOL e ativistas e intelectuais independentes. Nela, publicamos posições do MRT, mas também de setores da esquerda em um campo mais amplo com o intuito de cultivar o debate franco e aberto na esquerda brasileiro. As posições contidas no texto são de responsabilidade dos firmantes e (...)
Contrapoder
PSOL Cabo Frio
Diego Vitello - CST/PSOL
Votação realizada pela direção do Partido Socialista e Liberdade (PSOL) aprovou a formação da Federação com a REDE Sustentabilidade, da golpista Marina Silva e de Heloisa Helena, ambas figuras que são contra o aborto. Além disso, o partido possui parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência de Bolsonaro e já foi financiada por uma das donas do Itaú.
A maioria do PSOL vem levando o partido para uma crise histórica, será parte do comitê de campanha de Lula-Alckmin e ao mesmo tempo se unificará em federação com a Rede, partido de Marina Silva e apoiado pelo Itaú. Diante disso, MES e Resistência estão polemizando sobre quem é mais funcional à política da maioria do partido, que se prepara para ser parte de um eventual governo do PT com Alckmin. Mas a verdade é que cada qual ao seu modo, as duas organizações são completamente funcionais à política da (...)
Flávia Telles
Marina Silva, da Federação PSOL-REDE, declara seu apoio, mais uma vez, à Emmanuel Macron, que concorre à reeleição na França. Isso depois de Macron atacar os direitos dos trabalhadores, instaurar políticas racistas e reprimir brutalmente atos como os dos Coletes Amarelos, deixando centenas de pessoas feridas e mutiladas, para além de ter relações profundas com empresas capitalistas que devastam a natureza e a Amazônia em nosso (...)
Luiza Eineck
O PCB nesta eleição está apresentando candidaturas independentes, criticando o PT, suas alianças e falando “contra a conciliação”. Mas sua política dos últimos 20 anos mostrou uma continuidade da sua tradição histórica de conciliação de classes, pois fez parte da coligação governamental de Lula com Alencar (PL) em 2002 e em 2020 fez parte da Frente Ampla com a REDE, PSB, PDT, PT e PCdoB em vários lugares. Isso se mostra nos conteúdos com que defendem agora suas (...)
Marcelo TupinambáVitória Camargo