A reitoria da Unicamp abriu um processo de sindicância contra estudantes que se manifestaram no início deste ano contra a realização de uma feira em parceria com universidades israelenses. Os estudantes estão sendo punidos por lutar contra o massacre do povo palestino pelo Estado de (...)
Faísca Unicamp
Chamamos es estudantes a votar nulo, nessas eleições do D.A como forma de expressar a necessária batalha por uma nova tradição de movimento estudantil, que se apoie na auto organização des estudantes em cada curso, com assembléias com direito a voz e voto para que possamos retomar as nossas entidades (...)
Redação
Ontem, 1 de dezembro, completou-se 04 anos do massacre de Paraisópolis, quando nove jovens morreram asfixiados fruto de uma ação policial criminosa durante uma festa tradicional, o baile da DZ7.
Patricia Galvão
No dia 1º de dezembro de 2019, a Polícia Militar do Estado de São Paulo cercou mais de 5 mil jovens em um Baile Funk em Paraisópolis e, em uma ação criminosa, matou nove jovens asfixiados e espremidos na multidão. Seus nomes eram Gustavo Cruz Xavier (14), Marcos Paulo Oliveira dos Santos (16), Dennys (...)
As primeiras notícias falavam em pisoteamento, resistência à prisão, confronto policial com bandidos. Há sempre que se duvidar da forma como noticiam a morte de um trabalhador. Aos olhos da polícia, da grande imprensa, da burguesia, a mera existência de um jovem negro já é uma audácia (...)
Confira aqui o programa da chapa Para ouvir os pássaros para as eleições de Centro Acadêmico da Letras-USP (CAELL), composto pela Faísca Revolucionária e estudantes independentes. Resgatando as lições da recente greve, contra o Tarcísio, as privatizações e ataques na educação: Por um CAELL proporcional, (...)
Faísca Letras USPFaísca USP
Faísca Pernambuco
Fazemos um chamado para convocação unitária de um espaço conjunto de debate de balanço da greve e das tarefas que o movimento estudantil tem pela frente com o Rebeldia/Balalaica e o conjunto dos estudantes que atuaram no processo com uma perspectiva alternativa e crítica ao DCE, buscando avançar em (...)
Faísca Revolucionária
Noah Brandsch
Em abril de 2018, a UFRGS firmou parceria com a AEL Sistemas, a subsidiária da Elbit Systems, uma gigante da indústria bélica israelense. É preciso romper com qualquer acordo que a universidade possui com o estado de Israel e não permitir que o conhecimento que produzimos esteja à serviço de (...)
Mariana Ferraz
No segundo semestre de 2023 os estudantes da USP, após cerca de 7 anos, realizaram uma greve que se alastrou por diversos cursos, tomando conta de todo o campus Butantã e demais da capital, Lorena e Ribeirão Preto, denunciando que a USP é a universidade dos rankings internacionais da falta de (...)
Bianca CoelhoMariana DuarteFaísca USP
Ana Vitoria CavalcanteBrenda Brossi
Análise da Faísca Revolucionária sobre o atual processo eleitoral na UERJ, as chapas concorrentes, e o papel do movimento estudantil na Universidade
Faísca UERJ
Neste dia 7/11 es estudantes da UFMG realizaram uma paralisação para lutar contra a precarização de seus cursos e da permanência estudantil. Precisamos seguir uma forte mobilização organizada desde as bases em cada curso, construindo um ato no dia 14/11 que se enfrente com a (...)
Pedro GrongaMafê Macêdo
É necessário que a paralisação do dia 07/11 seja construída, mas mais do que isso, que não seja uma paralisação isolada, e sim uma etapa de preparação de um plano de lutas que enfrente o governo Zema, com novas assembleias construídas desde as bases e unindo estudantes e (...)
Gabriel RodriguesJoão Paulo Ferreirа
A realidade da UFMG é a falta de professores, precarização de cursos, falta de permanência e péssimas condições dos trabalhadores terceirizados e dos bandejões. Contra esse cenário, ês estudantes vão parar suas aulas no dia 7/11, junto aos trabalhadores estaduais contra o RRF de (...)
Faísca - UFMG
Rumo à paralisação unificada dos servidores estaduais convocada para 7 de novembro, é preciso um plano de lutas que unifique trabalhadores e estudantes contra a precarização da educação e o governo de Romeu Zema, que avança na aprovação do Regime de Recuperação (...)
Flavia VallePedro Gronga
A UFMG, assim como diversas outras universidades do país, mantém acordos de cooperação com instituições israelenses, mesmo a tecnologia e o conhecimento produzidos neste país estando intimamente conectados com o regime de apartheid que o Estado de Israel estabelece contra a população palestina. Como (...)
Lina HamdanLucas Alves
No próximo domingo haverá a primeira de duas provas do ENEM 2023. os efeitos do NEM reatualizam nossa luta pelo fim dos vestibulares.
Maré
Os trabalhadores terceirizados da empresa D&L, do setor de construção, paralisaram suas atividades hoje para exigir o pagamento de seus direitos, e impuseram uma reunião entre uma comissão des trabalhadores com o Vice-Reitor.
Nas últimas semanas, a Unicamp foi palco de uma forte greve des estudantes por demandas fundamentais e históricas do movimento estudantil, como cotas trans e PCDs, acessibilidade para pessoas com deficiência e neurodivergentes, permanência, bandejão aos finais de semana e o Paviartes. Com mais de 30 (...)
Ana Vitoria CavalcanteJuliana Begiato
Nas eleições do DALI, na UFABC Faisca batalha por uma entidade independente dos governos e reitoria, para defender a educação e derrubar o NEM e as reformas.
Jenifer TristanGab Costa
Em sua publicação intitulada Cabulando Aula, o jornal burguês o Estadão provou que não faltou a nenhuma aula de autoritarismo e de estudos sociais e cívicos da época da ditadura. Faltou, no entanto, um pouco de história, além da noção.