Governo Lula defende "agenda verde" ao lado de mineradoras e petroleiras na COP 28
Vinícius de Oliveira
A tragédia capitalista anunciada em Maceió ameaça 14.543 famílias frente ao desmoronamento causado pelo deslocamento de terras. O uso da coerção policial é a contra-cara da negligência dos governos e do estado dos crimes cometidos pela (...)
Redação
Tassia Arcenio
Faísca Revolucionária
Em virtude do calor exacerbado e da proibição da entrada com garrafas de água, houve uma morte e mais de 1000 fãs passando mal no show da cantora. Se trata só de calor ou é o capitalismo?
Julia CardosoAnne Louise Dias
Situação de emergência decretada em MT e MS devido a mais de 2000 focos de incêndio.
Diego Nunes
50 empresas concentram 5,2 trilhões de litros por ano, suficiente para abastecer, por um ano, 93,8 milhões de pessoas
Este artigo tem como objetivo trazer à tona algumas falsidades de como a burguesia trata a emergência climática que vivemos no Brasil e no mundo. Buscaremos mostrar conexões de causa e efeito, da dependência e interpenetração de fenômenos, para começar a trilhar o caminho de reconectar o que (...)
Leandro LanfrediRosa Linh
Seca no rio Negro quebrou o recorde negativo de 2010 e confirma a seca de 2023 como a mais severa dos últimos tempos
Senador Marco Rogério (PL-RO) pauta, nesta quarta-feira (20), e tenta votar na CCJ do Senado o Marco Temporal que está em análise no STF
Essa semana a chuva segue em todo o estado ameaçando novas enchentes e novos desastres no Rio Grande do Sul. Política neoliberal de Leite e Melo só agravam a situação na região.
Mariana Ferraz
A destruição ambiental capitalista está a todo vapor e avança a passos largos. Os recentes eventos extremos que vimos ocorrer em diversas partes do mundo são um sinal de alerta do colapso ambiental ao qual o capitalismo leva a humanidade.
Giovana PozziCamila Galvão
No Brasil e no mundo as mudanças climáticas têm deixado um rastro de destruição e mortes, resultado da transformação do planeta e dos eventos climáticos extremos que são cada vez mais frequentes consequência da sede de lucro do sistema capitalista. No Rio Grande do Sul já são registradas 47 mortes, 46 (...)
Seguindo a cartilha neoliberal de “responsabilidade fiscal”, após os cortes milionários na saúde e na educação, o governo Lula-Alckmin anuncia novo corte de verbas no Ministério do Meio Ambiente, chefiado pela ministra Marina Silva.
Continuando a política extrativista e de entrega dos recursos naturais de Bolsonaro, que retirou as restrições à exportação, o Governo Lula e Zema (Novo) foram à bolsa de valores da Nasdaq nos EUA para vender os recursos do Vale do Jequitinhonha (MG), uma das regiões mais pobres do país, rebatizando-o (...)
Caio Reis
Nos últimos dias, a temperatura média global atingiu um pico repentino. Suas consequências são uma prévia de um aquecimento de +1,5°C que será amplamente superado se as tendências atuais continuarem. Situação que volta a destacar a urgência de tomarmos as rédeas das colossais forças movidas diariamente (...)
Seb Nanzhel
Sobre La naturaleza contra el capital e outras obras de Kohei Saito.
Facundo Nahuel Martin
Milhares de pessoas se manifestaram na noite de quarta-feira pela crise da água no Uruguai. A seca e a falta de infraestrutura e investimento levaram a uma crise hídrica que faz com que saia das torneiras água salgada e imprópria para o consumo. Confira as imagens do La Izquierda Diario Uruguai, (...)
Em sessão realizada na noite desta terça-feira, 30, deputados do PSB, PV, PDT, MDB, PSB e União Brasil votaram favoráveis ao Marco Temporal, um ataque sem precedentes aos povos indígenas e meio ambiente.
Nos últimos dias tivemos uma enxurrada de notícias e decisões do governo Lula e do Congresso. Depois do neoliberal arcabouço fiscal, infindáveis ataques ao MST, veio um tsunami de temas ambientais, dos povos indígenas e de desenvolvimento capitalista que entraram em pauta. Interesses capitalistas (e (...)
Leandro Lanfredi
Resenha de O Capital na Era do Antropoceno de Kohei Saito
Juan Duarte
Gabriel Girão