Recentemente a Petrobras anunciou o cancelamento da criminosa privatização da refinaria Lubnor no Ceará. Trata-se de privatização criminosa tocada pelo governo Bolsonaro e que seguia em andamento no governo Lula. Esse cancelamento comemorado pela categoria não esconde como diversas privatizações que (...)
Queremos nesse artigo contribuir para reflexão sobre as impossibilidades de construção de sistemas hegemônicos no Brasil atual examinando particularmente as relações entre o governo Lula e os governadores de extrema direita dos importantes estados de São Paulo e Rio de (...)
Os acontecimentos seguem se desdobrando, nesta breve análise e posicionamento não entramos nas múltiplas hipóteses do que estaria por trás dos ataques, mas procuramos focar nos traços gerais para entendimento do ocorrido, levantar questões sobre a crescente participação e apoio do governo Lula às (...)
Este artigo tem como objetivo trazer à tona algumas falsidades de como a burguesia trata a emergência climática que vivemos no Brasil e no mundo. Buscaremos mostrar conexões de causa e efeito, da dependência e interpenetração de fenômenos, para começar a trilhar o caminho de reconectar o que (...)
Nos últimos dias tivemos uma enxurrada de notícias e decisões do governo Lula e do Congresso. Depois do neoliberal arcabouço fiscal, infindáveis ataques ao MST, veio um tsunami de temas ambientais, dos povos indígenas e de desenvolvimento capitalista que entraram em pauta. Interesses capitalistas (e (...)
O que as greves e paralisações que aconteceram este semestre em diferentes setores da classe trabalhadora podem indicar de mudanças na subjetividade?
Milhões de trabalhadores esperavam (ou ainda esperam) que Lula parasse as privatizações. Cada discurso de Lula contra privatizações feitas por Bolsonaro ou Temer é muito criticado na grande mídia e comemorado na mídia petista. A verdade é que além de uma ou outra frase as privatizações seguem acontecendo (...)
No primeiro 1º de maio no governo Lula-Alckmin as maiores centrais sindicais do país abandonaram a luta pela revogação das reformas de Temer e Bolsonaro e promovem atos junto a empresários, convidam bolsonaristas como Tarcísio em SP e aqui no Rio promovem um evento com o prefeito Eduardo Paes, o (...)
Nas últimas semanas com as declarações de Lula em Pequim vimos um reverdecer de ideias, ou melhor dito, ilusões, entre a esquerda e centro-esquerda brasileira de uma política externa independente sem uma mudança radical nas relações internas entre as classes sociais brasileiras e a histórica relação de (...)
O mundo tal como conhecíamos está acabando. Há, pela primeira vez em décadas, questionamentos militares abertos à ordem instituída. Mas as mudanças precedem e vão além de sua expressão imediata no que a Guerra na Ucrânia já aponta. E isso, inevitavelmente, coloca novos contornos internacionais para o (...)
A partir da próxima semana as bases da FNP também realizarão assembleias, discutimos nesse artigo quais perspectivas políticas e de luta os petroleiros devem ter para conseguir dar um basta as privatizações e avançar em suas reivindicações.
Milhões de brasileiros votaram na chapa Lula-Alckmin esperando se livrar do bolsonarismo. No entanto, olhando a relação política e material com o agronegócio o PT está fazendo todo o contrário, está mais uma vez fortalecendo as bases materiais da (...)
Os resultados da empresa foram astronômicos. Lucro de R$188,3 bilhões e a entrega de R$215,8 bilhões aos acionistas. Ou seja, a empresa entregou ainda mais que seu lucro bilionário. Esse lucro e esses dividendos são oriundos de um roubo do Brasil, como mostraremos. É preciso dar um basta a isso. É (...)
Se nos pautássemos pela grande mídia burguesa ou por alguns tweets de petistas, concluiríamos que vivemos uma “grande crise” essa semana sobre o retorno dos impostos dos combustíveis. Opinamos que essa “crise” tem boa dose de fabricação, tanto pelo PT como pelo “mercado”. A divergência de jogadas e falas (...)
Lula discursou várias vezes que queria a Petrobras como uma empresa indutora de crescimento e de tecnologia. Milhares de petroleiros votaram na chapa Lula-Alckmin com uma expectativa de retomada da empresa. A privatização total da empresa foi suspensa por decreto presidencial, porém diversas (...)
Em um dos primeiros atos do governo Lula-Alckmin a privatização total da Petrobras foi cancelada por decreto. Porém as privatizações individuais planejadas por Bolsonaro e Guedes seguem acontecendo à toque de caixa. É necessário que sindicatos organizem um plano de lutas para impedir as privatizações e (...)
Lula terminou de nomear seu ministério. Além de ministras e ministros com influência nos movimentos sociais, especialmente negros e indígenas, há uma boa dose de políticos tradicionais de direita, oligarcas, e até mesmo gente que é filiada ao partido de Roberto Jefferson. Seria isso um retorno ao (...)
Sobre os últimos acontecimentos políticos na Argentina, Peru e a reflexão sobre o Brasil.
Escrevemos esse texto enquanto ainda estão acontecendo assembleias nas unidades do Sistema Petrobras em todo país. O desfecho da campanha não está completamente dado, ainda está em curso uma tentativa de manter a mobilização mas é bastante provável que termine como está: com um acordo que reduziu os (...)
O ato bolsonarista no RJ tinha sido anunciado nas redes sociais como algo que faria tremer o chão.
10:53 | Os petroleiros do Centro Nacional de Controle Logístico da Petrobras Transportes, unidade responsável pelo monitoramento de quase todo escoamento logístico dutoviário da maior empresa do país cruzaram os braços em defesa de seus direitos na noite dessa quarta-feira. Outras mobilizações e paralisações (...)
Estive alguns poucos dias na Cidade do Aço, junto aos bravos metalúrgicos da CSN, seus vivos relatos do movimento inspiram essa crônica que pode ter falhas por não ter vivido cada dia, mas pode ajudar a contar algo de sua história como prometi a eles que faria, e também para oferecer algumas ideias (...)
Um diálogo com quem ainda acha que Freixo é de esquerda.