×

Metrô-SP | Tarcísio nomeia Derrite Conselheiro do Metrô. Ex PM da ROTA comandou uma das mais sangrentas chacinas da história de São Paulo

Guilherme Derrite é o atual Secretário de Segurança Pública de São Paulo do governo de Tarcísio de Freitas. O também oficial da reserva comandou uma verdadeira carnificina na Baixada Santista, com números que atualmente ultrapassam os 100 mortos.

quarta-feira 8 de maio | Edição do dia
Derrite e policiais da ROTA na operação sangrenta no litoral paulista. Foto: Polícia Civil SP / X

O Secretário ganha uma “recompensa” tenebrosa após as operações sangrentas e o terror comandado na Baixada Santista. Ganhará R$ 67 mil reais por mês para comandar tortura e assassinatos e agora para aprofundar o processo de terceirização, demissão, perseguição e privatização do Metrô de São Paulo.

A “Operação Verão”, como ficou conhecida, vitimou mais de 100 pessoas, com inúmeros casos de tortura e execuções de moradores das periferias, com todos os requintes de crueldade, assassinando pessoa com deficiência e executando trabalhador dentro da própria casa clamando pela vida. A resposta do governador, após o caso ser levado à ONU, foi um sonoro “tô nem aí”. Nenhuma surpresa vindo dessa extrema direita bolsonarista que massacra o povo pobre e preto.

Por trás do discurso antigo e estéril de “combate ao crime organizado” e “guerra às drogas”, o banho de sangue no litoral esconde seu verdadeiro objetivo: impor um regime de terror contra o povo que cedo ou tarde irá se rebelar contra essa política de precarização e privatização imposta pelo governo do estado.

A privatização não apenas entrega os recursos para as mãos capitalistas que visam lucrar à custa da piora das condições de trabalho e dos serviços prestados à população. A privatização também é uma política que aumenta o abismo que divide e precariza os trabalhadores destinando os negros e negras às piores condições de trabalho. A Privatização aumenta o racismo e isso é gráfico. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do IBGE em São Paulo, 73,7% dos terceirizados são mulheres negras. As mesmas que choram e lamentam a ausência de seus filhos e filhas cujas vidas foram arrancadas pelos governos e pela polícia.

Estatísticas sangrentas: Polícia assassina de Tarcísio mata 138% mais pessoas neste fevereiro em SP

Os metroviários aprovaram no recente Congresso, por unanimidade, uma resolução que reivindicava “lutar contra a violência policial e por justiça para as vítimas da violência estatal racista e para as vítimas da chacina na Baixada Santista!”. Os metroviários também vêm dando fortes exemplos e batendo de frente com a política de precarização do governador de extrema direita.

Essa indicação de Guilherme Derrite para a pasta como conselheiro no Metrô não é por acaso. O governador está perseguindo os metroviários com demissões e está movendo um inquérito policial contra os grevistas, perseguindo nominalmente a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa. E de perseguição, Derrite e essa instituição podre da ROTA-PM entende bem.

Veja também: A violência policial é um pilar do Estado capitalista e do racismo: qual deveria ser a posição da esquerda?

É uma afronta aos metroviários inaceitável. É preciso repudiar e responder com a nossa mobilização, aprofundando a luta contra a privatização e contra a violência policial, que são pilares do Estado capitalista.

O convite feito pelas Centrais Sindicais à Tarcísio de Freitas no dia do trabalhador, assim como o pacto que o governo Lula-Alckmin sustenta com o governador de São Paulo são um desserviço completo e somente atuam na linha de aprofundar os ataques aos trabalhadores. A tarefa das principais organizações representantes dos trabalhadores como a CUT e a CTB é exatamente oposta: organizar e lutar contra os governos e os patrões, sem nenhuma conciliação com os assassinos do povo preto e pobre.

De Paraisópolis à Baixada Santista, dos professores e metroviários, nossa luta é uma só. Não esqueceremos e nem perdoaremos.

Declaração do MRT: Abaixo a carnificina na Baixada Santista! Tarcísio é responsável




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias