×

VACINAÇÃO RJ | Paes anuncia suspensão da vacinação no RJ a partir de quarta-feira por falta de doses

A cidade do Rio de Janeiro está entre as cidades brasileiras com maior número de mortes por COVID-19 e, enfrentando o descaso e desorganização da prefeitura, do estado e do governo federal, ficará sem doses de vacina a partir de quarta-feira.

segunda-feira 15 de fevereiro | Edição do dia

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No final da semana passada já estava anunciado o risco da falta de doses de vacina na capital carioca, causando tumulto nos postos de saúde. Nesta segunda (15) esse medo foi consumado e a entrega do novo lote de vacinas não chegou.

O atual prefeito Eduardo Paes (DEM) informou hoje através de suas redes que a vacinação será interrompida a partir de quarta-feira, dia 17, na cidade do RJ. Até lá, os idosos com 84 anos podem ainda procurar os postos de saúde nesta segunda-feira (15) e os idosos com 83 anos podem se vacinar amanhã, terça-feira, dia 16. A expectativa é que o novo lote de vacinas chegue na próxima semana.

Em seu anúncio, Paes também afirmou que foram vacinadas apenas 244.852 pessoas na capital, onde moram mais de 6 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro é uma das cidades com mais mortes por COVID do Brasil, fruto da profunda precarização da saúde e da vida que vem de um legado dos governos regionais, que agora Eduardo Paes leva à frente sob a mesma lógica privatista, e também do negacionismo do governo de Bolsonaro e Mourão.

Pode te interessar: "Guerra pelas vacinas": frente à irracionalidade capitalista, anulação das patentes e vacinas para todo mundo

É preciso uma reorganização racional das vacinas, com a quebra das patentes para que haja liberdade de pesquisa e distribuição gratuita a toda população. Dessa forma seria possível atender a alta demanda de vacinação, colocando a vida da população em primeiro lugar e não o lucro de laboratórios privados.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias