×

Denúncia | Empresa Criart atrasa novamente o salário de terceirizadas da limpeza da UFRN

Os trabalhadores terceirizados da empresa Criart, que fornece serviços a UFRN, denunciam o atraso dos salários do mês de setembro. Isso ocorre um mês após da paralisação dos terceirizados da D&L, que combateu o atraso do pagamento dos salários, impondo o pagamento do retroativo em três parcelas se enfrentando com a empresa D&L e a Reitoria.

Jojo de Paulaestudante de Design da UFRN e militante da Faísca

terça-feira 10 de outubro de 2023 | Edição do dia

Os trabalhadores denunciam os atrasos que deixam seus familiares em situação crítica para poder manter o básico nas suas casas. A mesma situação aconteceu no final do ano passado, quando as trabalhadoras da limpeza da Criart e motoristas da D&L ficaram com salário atrasado às vésperas do Natal. Naquela situação, houve trabalhador que não conseguia fazer a feira, ou que era ameaçado de despejo das suas casas. É absurdo que a reitoria da universidade siga permitindo que essa situação de atraso de salário aconteça rotineiramente dentro da UFRN.

Pode interessar: Retroativo de terceirizados da UFRN não é pago completo por empresas investigadas de corrupção

Os trabalhadores também denunciam a retirada do primeiro circular do dia de circulação, esse ônibus deveria passar antes das 6h na parada do Via direta. Agora, os trabalhadores terceirizados precisam descer em Mirassol e seguir caminhando até o campus. Um verdadeiro descaso da Reitoria e as empresas de ônibus com os trabalhadores.

Desde a luta dos terceirizados da D&L do canteiro de obras ficou exposta a situação das suas condições de trabalho. Desde o café da manhã oferecido pela empresa, um pão seco ou cuzcuz velho e café requentado, como também a situação de terem que usar chocadeiras improvidas para tentar preservar o almoço que trazem de casa, já que sequer uma geladeira eles têm.

Leia mais: Sem água potável e banheiro degradado, terceirizados da UFRN denunciam insalubridade no canteiro de obras

A luta do canteiro mostrou a força que a unidade entre trabalhadores e estudantes da universidade pode ter para enfrentar as condições impostas pela reitoria. Frente a uma das universidades líderes nos rankings de excelência no Nordeste, é absurdo que a UFRN com trabalho semi-escravo no seu interior, com a reitoria tratando os trabalhadores como lixo. O Esquerda Diário e a Juventude Faísca Revolucionária está aberto para receber denúncias e se coloca em total apoio aos trabalhadores terceirizados na luta pela garantia dos seus salários a revelia das empresas e da reitoria que atacam seus direitos

E chamamos a todos os estudantes ao ato de bolsistas amanhã (11) às 10h na Reitoria para lutar contra as demissões de bolsistas, unificando com a exigência do pagamento do salário dos terceirizados. Porque sabemos que muitos bolsistas são colocados para realizar o serviço de um servidor efetivo na universidade, ao lado dos terceirizados, e que com a sua demissão também aumenta a precarização desses terceirizados.

A luta dos estudantes precisa ser pela readmissão dos bolsistas e reajuste para todas as bolsas, assim como em defesa de bolsas de estudo, sem contrapartida de trabalho, pois basta de estudante sendo explorado pela UFRN. Mas também pela efetivação dos trabalhadores terceirizados sem concurso, para que todos tenham os mesmos direitos de um servidor federal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias