Os últimos anos no Brasil foram atravessados por um Governo de extrema-direita que promoveu ataques ao orçamento das Universidades, marcando uma situação de muita precariedade na Moradia Estudantil da UFF que vai de problemas como o risco de incêndio nas acomodações internas até a distribuição de (...)
Faísca - UFF
A entrada da FeSaúde na rede municipal de saúde de Niterói é marcada pela demissão em massa de milhares de trabalhadores da saúde, que suportaram por décadas descaso, falta de verbas e contratos precários por parte da prefeitura. Diante do enorme ataque representado por essas demissões, para garantir o (...)
Redação
Enquanto estudantes da PUC-Rio se preparam para retornar às aulas presenciais, é anunciado o novo valor que será pago no Restaurante Universitário: o preço de uma refeição foi catapultado a R$ 18,00.
Faísca RJ
A situação do machismo na UFF é expressão de um país governado pela extrema-direita de Bolsonaro, Mourão, Damares, mas além disso, é responsabilidade da Reitoria que se omitiu frente aos casos de machismo na Universidade, portanto, frente ao 8M é papel do Movimento Estudantil batalhar por justiça aos (...)
Hoje se iniciou uma "assembleia" de acionistas da Eletrobras para decidir sua privatização, já encaminhada por Bolsonaro e o Tribunal de Contas da União (TCU)
Cássia Silva
Na última semana, o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPEx) da UFF aprovou o retorno das aulas presenciais sem medidas concretas para garantir a assistência, a permanência e a segurança sanitária dos estudantes, professores e trabalhadores da universidade. Precisamos de auxílio transporte, (...)
Durante a paralisação dos servidores da Unicamp, funcionários e estudantes tiraram fotos em apoio à greve das trabalhadoras terceirizadas da limpeza.
As trabalhadoras da limpeza dos hospitais do Distrito Federal, essas com contratos de trabalho precários oriundos da terceirização realizada pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), se mobilizam para cobrar os salários e vale-alimentação da empresa BRA (...)
As trabalhadoras terceirizadas das escolas de Campinas seguem em luta contra o calote da empresa Especialy, exigindo o pagamento de seus salários e direitos. Para os governos, o trabalho terceirizado, sinônimo da precarização e do descaso, não representa qualquer “economia”. É, sim, uma forma de (...)
Trabalhadoras terceirizadas das escolas da cidade de Campinas entram hoje (10/02) no segundo dia de greve pelo pagamento dos salários atrasados pela empresa Especialy. O atraso de salários é pratica recorrente da empresa, que já caloteou trabalhadores em vários estados da região sudeste e cidades (...)
Eduardo Leite e Raquel Teixeira demitem 139 educadoras contratadas a partir de 1 de fevereiro, contra as demissões precisamos nos levantar!
Nossa Classe - Educação
Mesmo com acordo coletivo proibindo demissões durante processo de licitação de novas empresas e durante a data-base, dezenas de terceirizados da limpeza da empresa RCA serão demitidos amanhã pela Reitoria da UnB.
Caio Rosa Luiza Eineck
Funcionários terceirizados que possuem direito de estabilidade por 90 dias, mesmo com a troca da empresa fornecedora de serviço, estão ameaçados de serem jogados na rua da noite para o dia por uma nova exigência de escolaridade mínima, que muitos não (...)
Nos últimos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro ocorreu o 13º Congresso dos Metroviários de SP na sede do sindicato.
Fernanda Peluci
Marcello Pablito, trabalhador da USP, militante do Quilombo Vermelho e dirigente do MRT, sobre o marco inédito e histórico da eleição de Alejandro Vilca, gari, indígena e trotskista da FIT-U na Argentina
“As meninas até disseram para ela ir para o hospital, mas ela disse que só ia na folga dela (...) ela disse que tava com Covid e já tava no soro (...) e aí quando foi de sábado para domingo ela faleceu” - diz terceirizada sobre trabalhadora morta de COVID pelo descaso da empresa Servitium e da (...)
Faísca Revolucionária - UnB
Duas trabalhadoras terceirizadas da Moradia Estudantil estão lutando contra o assédio praticado por um estudante da UFF. Os estudantes e moradores da Moradia Estudantil estão buscando apoiar as trabalhadoras que estão tendo que trabalhar na presença de seu agressor desde Abril, que foi quando a (...)
As trabalhadoras teriam sido ameaçadas de demissão caso optassem por permanecer filiadas à sua entidade de representação.
Os estudantes e moradores da Moradia Estudantil da UFF vêm se colocando ao lado das trabalhadoras terceirizadas assediadas por um aluno da universidade. O relato abaixo é parte de uma série de denúncias feitas por um estudante da moradia estudantil da UFF que escancara a indignação dos estudantes (...)
Estudantes e moradores da Moradia Estudantil foram à Reitoria prestar apoio às trabalhadoras terceirizadas assediadas por um estudante da UFF. Os assédios ocorreram na própria Moradia Estudantil e estão sendo avaliados em sindicância, que ainda não terminou, onde as trabalhadoras, de forma humilhante, (...)
Miguel Gonçalves
Trabalhadores terceirizados da saúde do RN reclamam das péssimas condições de trabalho e atrasos de salário.
Diego Nunes
A greve de terceirizados da Petrobras em Betim-MG em exigência do cumprimento do acordo coletivo pela empresa completa seu 5º dia.
Redação Minas Gerais