Mundo Operário

DENÚNCIA

Embraer obriga funcionários a trabalharem com surto de Covid-19 na empresa

DENÚNCIA I Trazemos aqui no Esquerda Diário mais uma denuncia de desprezo com a vida dos trabalhadores em nome do lucro capitalista. Em meio a um surto de Covid-19 a Embraer continua obrigando seus funcionários a irem trabalhar, o Sindicato exige licença remunerada para os metalúrgicos da empresa.

segunda-feira 24 de maio| Edição do dia

Funcionários na entrada Embraer - Foto: Roosevelt Cássio

Nesta quinta-feira (20) o Sindicato em carta enviada à direção da Embraer, exige licença remunerada para os trabalhadores da Embraer, que passa por um surto de coronavírus. São 27 casos nos últimos dias, três deles após a empresa iniciar testes em seus funcionários, uma reivindicação dos trabalhadores.

O documento enviado à direção da empresa exige licença remunerada para todos os trabalhadores do setor F220, que já apresentou 16 casos. Nesse setor é realizada a montagem do corpo das aeronaves. Durante o processo de montagem, os metalúrgicos ficam dentro de um espaço pequeno, o chamado "charuto", sem poder manter o distanciamento para garantir condições sanitárias básicas.

Veja vídeo abaixo de denúncia:

A Embraer divulgou também que há sete casos no F110 e quatro casos no F30. O sindicato solicitou uma reunião de urgência com representantes da empresa. Até o momento não houve resposta.

O sindicato vem denunciado a política da Embraer, que omite sistematicamente dados sobre o contágio na fábrica. Mais de uma vez a direção da companhia foi procurada, mas sem resposta. A negligência da empresa escancara o desrespeito com os trabalhadores.

“Este surto é prova de que as medidas de isolamento adotadas pela fábrica não são suficientes. E é por isso que reivindicamos a licença remunerada para todos. É inadmissível que a vida de tantos trabalhadores esteja à mercê dos lucros da Embraer”, afirma o diretor do Sindicato André Alemão.

A postura da direção da Embraer escancara o projeto dos grandes empresários de jogar a crise capitalista em cima da nossa classe, junto ao governo negacionista de Bolsonaro prioriza o lucro das empresas do que a vida da população. Por isso precisamos nos unificar por vacina para todos.

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0!

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

💬 Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Tópicos relacionados

Denúncias operárias   /    COVID-19   /    São José dos Campos   /    Movimento Operário   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar