Sociedade

REPRESSÃO POLICIAL

URGENTE: Rapper Salvador da Rima é preso em sua própria casa na Zona Leste de São Paulo

Na manhã do último sábado, dia 27, o artista Salvador da Rima foi detido na sua própria casa por policiais que agrediram ele e as pessoas ao redor. O cantor foi preso sem motivação aparente, escancarando todo o autoritarismo policial.

sábado 27 de fevereiro| Edição do dia

Imagem: Divulgação

Um vídeo que está circulando na internet mostra o momento em que o cantor é literalmente tirado as forças de dentro de casa por um grupo de policiais que agrediram todas as pessoas ao redor, o rapper aparece no vídeo desarmado e sem qualquer conduta suspeita, mas mesmo assim é agredido e chega a ser enforcado pelos policiais que se negam a dar detalhes da prisão para as pessoas ao redor. Confira abaixo:

O autoritarismo policial contra artistas não é de hoje, ano passado o artista Nego Vila foi morto pela polícia, o cantor Rennan da Penha chegou a ser detido em 2019, onde ficou detido por 7 meses, ainda em 2019, o músico Evaldo Rosa dos Santos foi brutalmente fuzilado com 80 tiros na frente da sua família pela polícia militar do Rio de Janeiro.

Gabriel Salvador, de 19 anos, também conhecido como Salvador da Rima, é um MC que estourou nos últimos tempos produzindo um estilo de funk chamado de “funk consciente”, que é um estilo de funk engajado que aborda questões sociais e de cunho político. Aclamado pelos jovens, o estilo musical é descrito por muitos como uma música que “passa visão” para os jovens da periferia.

Uma das músicas mais conhecidas do artista, “Vergonha pra mídia”, fala contra a polícia e a mídia burguesa. A prisão do artista, que ainda não teve a motivação divulgada pela PM é mais um exemplo da atuação autoritária e repressiva dessa instituição que serve para reprimir e assassinar jovens trabalhadores e negros, assim como os artistas que denunciam essa conduta, que é o caso do MC.

Exigimos a liberdade imediata de Salvador da Rima, é preciso lutar contra a atuação repressiva da polícia, defendendo a mais ampla liberdade de expressão e também o direito à lazer e expressão artística aos jovens pobres e negros da periferia!




Tópicos relacionados

Salvador da Rima   /    Repressão policial   /    PM   /    PM São Paulo   /    Arte   /    Repressão   /    Sociedade   /    São Paulo   /    Música

Comentários

Comentar