Estudante de História da Universidade de São Paulo - USP
As eleições para delegados do Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que ocorrerá entre os dias 12 a 16 de Julho em Brasília, no Distrito Federal, está acontecendo nacionalmente em diversas universidades por todo país. Na USP os dias de urna aberta vão de 14 a 16 de Junho e nós, da chapa (...)
A violência é parte constituinte de toda ingerência imperialista. No Haiti, não foi diferente. A operação MINUSTAH da ONU, comandada pelas Forças Armadas brasileiras de 2004 à 2017, levou a "expertise" das armas brasileiras na repressão ao povo negro para o solo haitiano. A violência racista em nome da (...)
Nesta série de artigos buscaremos discutir historicamente a influência do pensamento e teoria de Leon Trótski, proeminente revolucionário bolchevique e dirigente da Revolução Russa, na interpretação da formação sócio-econômica brasileira e consequentemente do sentido ao qual deve apontar a revolução no (...)
O dia 20/04 é celebrado anualmente - e informalmente - nos EUA como um dia de confraternização relacionada ao uso da maconha, reverberando também no Brasil e levantando importantes pontos de debate. Se por um lado as tendências racistas do Estado têm se aprofundado após o golpe institucional de 2016 (...)
Em um ano marcado pela conjuntura eleitoral e pela polarização política cada vez maior entre a chapa Lula-Alckmin e Bolsonaro - com a terceira via beirando o naufrágio, as eleições presidenciais de 2022 vão dando a tônica da política nacional. O discurso da frente ampla contra Bolsonaro por um lado, e (...)
A mesa referente ao tema da calourada da História USP, organizada pelo CAHIS, aconteceu ontem (segunda feira 14/03), contando com a participação do estudante do curso e membro da gestão “Ainda Assim eu me Levanto” Gabriel Borges; Queops Damasceno do MLB e Yani Gonzales do Consulado de Cuba. Tendo (...)
Um crime que fez saltar aos olhos temas sensíveis no país: a generalizada precarização do trabalho, fruto da Reforma Trabalhista e dos ataques capitalistas, bem como o racismo e a xenofobia crescentes da extrema-direita
Estamos a uma semana do início do ano, e como de costume a célebre frase de que “o Brasil não é para amadores” já é uma realidade no ano eleitoral de 2022. Com enchentes em diversos estados, verdadeiras tragédias capitalistas previsíveis, evitáveis e recorrentes, a isso se soma o aumento exponencial nos (...)
Recentemente saiu nos jornais a notícia de que Bolsonaro (PL) encomendou um projeto de uma nova reforma trabalhista, que na prática é mais um ataque à organização sindical e às condições de vida e trabalho. A proposta visa limitar as margens de ação da Justiça do Trabalho em relação aos locautes, (...)
O cenário político brasileiro está tomado pelos debates eleitorais, um movimento consciente por parte do regime para tentar desviar o foco de atenção dos sintomas mórbidos da fome, do desemprego, da miséria e da morte que se fazem maiores a cada dia que passa. No entanto, um fator incontornável da (...)
“O capitalismo, seja autoritário ou liberal, se demonstra incapaz de apresentar solução à miséria e angústia da juventude trabalhadora”. Para possuir qualquer perspectiva de futuro, a juventude, principalmente os jovens negros e negras, deve tomar em suas mãos a tarefa de destruir esse sistema que só (...)
Como continuação à primeira parte do debate, buscaremos neste artigo abordar o momento que marca a ruptura definitiva do guerrilheiro com o PCB, em 1968. Em um ano que ficou marcado como o início dos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, com a ratificação do AI-5, será quando leva até o (...)
Completando 52 anos de seu cruel assassinato pelos lacaios da ditadura militar, na esteira do lançamento do filme dirigido por Wagner Moura que narra a trajetória política do guerrilheiro, o resgate da imagem e da memória de Carlos Marighella tem sido cada vez maior. Frente a um governo de extrema (...)
Na última segunda-feira (26), o Centro Acadêmico do curso de História da USP (CAHIS) deu início a IV Semana de Ofícios do Historiador, tratando-se de um evento onde há uma série de atividades voltadas à discussão do papel que cumprem os profissionais, assim como diversas questões referentes à área, a (...)
Tendo ocupado o centro de boa parte dos noticiários durante meses, a CPI da Covid no Senado chega ao seu fim com a apresentação de seu relatório final neste último dia 20/10. Diferentemente do que defenderam diversos setores ao longo do último período, de que aí residia a esperança de avançar na luta (...)
Desnudando as operações escusas de enriquecimentos milionários com os mecanismos offshore, envolvendo figuras notórias da política como é Paulo Guedes, os dados referidos causaram enorme indignação. Buscaremos neste artigo retomar conceitos dos revolucionários Marx e Lênin para esboçar como os dados da (...)
Em artigo recente na Folha de S. Paulo, André Singer, professor titular de ciência política da USP e intelectual petista, retomou a elaboração de Leon Trótski sobre a luta contra o fascismo na Alemanha, buscando traçar paralelos com o cenário político do Brasil atual. Buscaremos demonstrar como a vida e (...)
O tom das recentes entrevistas e declarações do atual presidente parecem ir de encontro com o distensionamento da crise política, articulado com o ex-presidente golpista Michel Temer (MDB) em sua “Declaração à Nação”, após os atos de cunho golpista convocados no dia 7 de Setembro. No entanto, as (...)
Trataremos no seguinte artigo mais detidamente sobre estes elementos em relação ao Agronegócio, principal fortaleza de classe do projeto bolsonarista que enfrenta turbulências.
A tônica dos editoriais de parte da mídia burguesa neste final de semana foi de duras críticas a Bolsonaro, na sucessão de fatos do “Brasil pós 7 de Setembro”. Entre os diversos temas debatidos, da condução do desastre econômico à crise política institucional - passando pelas prioridades da agenda no (...)
Desde domingo circula na internet um manifesto encabeçado pela Fiesp e pela Febraban, com mais de 200 signatários, criticando a crescente tensão entre os poderes e a escalada da crise política. O que poderia ser interpretado como “bondade” do empresariado, na verdade expressa um sentido geral dos (...)
Com a convocatória de atos reacionários e de teor golpista, em apoio a Bolsonaro, para o próximo dia 07/09, se abriu uma disputa sobre quando e onde se realizarão os atos da oposição em SP. Disputa esta que o governador, João Doria (PSDB), disse ter acabado ao conceder a Paulista para a (...)
Em mais uma de suas ações persecutórias e absurdas, Bolsonaro e Paulo Guedes determinam que os servidores públicos que paralisarem ou decretarem greve sejam punidos com desconto salarial automático. Uma espécie de movimento preparatório para ataques neoliberais ainda mais duros, mas que escancara (...)