×

Greve dos professores | Em mais um ataque, Justiça de Pernambuco declara greve de professores ilegal

Após declarar ilegal a greve da enfermagem no estado, a justiça pernambucana mostra mais uma vez seu caráter burguês e declara ilegal a greve dos professores municipais, enquanto considera legal que o prefeito João Campos não cumpra a lei do piso da enfermagem!

quarta-feira 5 de abril de 2023 | Edição do dia

Desde o último dia 30, os professores municipais do Recife vem protagonizando uma greve contra a intransigência do prefeito João Campos em pagar o piso salarial estabelecido por lei. A proposta da prefeitura é de pagar uma parte do reajuste do piso em forma de abono salarial, de forma que esse valor não é incorporado à carreira e tampouco conta na aposentadoria.

Apesar da prefeitura não cumprir a lei do piso, o grande alvo da justiça foram os trabalhadores, que foram alvo de uma medida do TJPE assinada pelo desembargador José Ivo de Paula Guimarães. O mesmo que, segundo o próprio site do TJPE, recebeu mais de 40 mil em fevereiro, ou seja, 10 vezes o piso que os professores exigem.

A decisão veio no mesmo dia que os vereadores aumentaram seu salário para 23,4 mil reais. Apesar disso, o prefeito alega que "não tem dinheiro para pagar". O mesmo prefeito que há poucos dias estava fazendo demagogia sobre estar melhorando a educação.

A decisão da justiça vem menos de um mês depois do mesmo TJPE declarar ilegal a greve da enfermagem. Apesar de tanta celeridade em declarar as greves ilegais, o mesmo judiciário não tem a mesma pressa para apurar as ilegalidades cometidas pela prefeitura, como o corte de salário dos trabalhadores da enfermagem em greve, mesmo após a justiça ter declarado a greve legal, ou o não pagamento das gratificações do salário dos agentes de saúde comunitário.

Isso só mostra o real lado da justiça, que é burguês e antioperário. Nós do MRT e do Esquerda Diário rechaçamos tal ataque da justiça e damos total apoio a greve dos professores!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias