×

Crise econômica | Desmascarando a reforma trabalhista, previsão de desemprego é acima de 10% até 2025

Compilado de dados feito pelo Banco Central prevê desemprego acima de 10% até pelo menos o ano de 2025.

quinta-feira 17 de fevereiro | Edição do dia

Compilado do Banco Central, em base a dados do Sistema de Expectativas de Mercado, mostra uma previsão desastrosa para o Brasil nos próximos anos: taxa de desemprego acima de 10% até pelo menos 2025, completando 10 anos de desemprego nos dois dígitos.

Segundo o IBGE, o desemprego está acima dos 10% desde 2016, quando as movimentações do golpe institucional começaram a esquentar. Desde então foi só ladeira abaixo e, se depender das previsões do Banco Central e de economistas ligados ao grande mercado, a situação perdura até pelo menos 2025. Veja gráfico abaixo:

Os editoriais dos grandes jornais, políticos de toda estirpe, de Bolsonaro a Geraldo Alckmin, Chicago Boys e cia. – todos defenderam as reformas neoliberais como forma de redução do desemprego, crescimento econômico, volta dos investimentos e outras historietas para boi dormir.

A reforma trabalhista, pelo contrário, agravou a situação dramática da população. Retirou direitos, flexibilizou contratos, reduziu salários e aumentou o desemprego. Agora estamos com projeções de seguir essa situação por mais alguns anos. Não será aplicando uma reforma trabalhista mais “light”, como a reivindicada por Lula e Gleisi, que vamos resolver a situação.

É preciso batalhar pela revogação integral da reforma trabalhista e todos os ataques neoliberais, para fazer com que os capitalistas paguem pela crise que eles mesmos criaram.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias