×

RIO DE JANEIRO | Chuva no RJ deixa centenas de pessoas desalojadas

segunda-feira 18 de janeiro de 2016 | 23:50

s chuvas fortes que têm atingido o Estado do Rio de Janeiro desde o último fim da semana, somado ao grande descaso do governo de Pezão (PMDB) com a população, já deixaram centenas de pessoas desalojadas, principalmente no interior.

Em Petrópolis, na região serrana, 224 pessoas tiveram que deixar suas casas. Os órgãos de Defesa Civil não registraram nenhuma vítima fatal nos municípios em decorrência das chuvas, até a noite desta segunda-feira, 18.

Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, foram registradas 515 ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações desde a última sexta-feira, 15. Ao todo, 56 imóveis foram interditados porque representam risco para os moradores.

Na cidade de Paraíba do Sul, na divisa com o sul de Minas Gerais, pelo menos 190 pessoas estão desalojadas. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e comunicou que foi uma das maiores enchentes da história do município. No fim de semana, o Rio Paraíba do Sul chegou a atingir 4,15 metros, mais de quatro vezes o seu nível normal.

Em Nova Friburgo, também na região serrana, foram registradas 52 ocorrências e três pessoas ficaram desabrigadas. Nesta segunda-feira, o município retornou ao estágio de atenção. A Defesa Civil pede que moradores de áreas de risco continuem alertas.

Todos os anos, em diversos Estados a mesma tragédia se repete: milhares de pessoas seguem perdendo suas casas por conta das chuvas e descaso dos governos (estaduais e federal) enquanto políticos seguem roubando o dinheiro da população. É o lucro disfarçado em catástrofe natural. É preciso colocar de pé urgentemente um plano de obras públicas, com moradias dignas à todos, controlado pelos trabalhadores e suas entidades e moradores das regiões atingidas, para que a população deixe determinantemente de passar pelo sufoco de perder seus lares e tudo o que neles contém, para acabar de uma vez por todas com todo o sofrimento causado anualmente Brasil afora pelas chuvas e pelo descaso dos políticos!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias