×

Pernambuco | Trabalhadores da saúde contratados por OS’s em Pernambuco estão com salários atrasados

Os trabalhadores que realizam plantões extraordinários denunciaram que ainda não receberam os valores referentes a novembro.

sexta-feira 16 de fevereiro | Edição do dia

Mais uma vez os trabalhadores da saúde pernambucana enfrentam situações humilhantes. Agora denunciam que até então não foi efetuado o pagamento em relação aos plantões extraordinários realizados no mês de novembro, que deveria ter sido pago mês passado. Tal denúncia dos trabalhadores se somam a várias outras denúncias da precarização da saúde, como pacientes pelo chão, teto caindo e hospitais alagados.

A própria implementação do modelo de OS’s representa uma maior precarização do trabalho. Apesar dos plantões serem “extraordinários”, muitos trabalhadores da saúde realizam esses plantões com frequências e tiram disto sua principal fonte de sustento. Apesar disso, não tem vínculos trabalhistas com a empresa que contrata, de forma que ganham por plantão dado, não tem nenhum direito, tais como férias remuneradas, décimo terceiro etc assegurados. Além de tudo, muitas vezes ficam a mercê dos horários determinados pela empresa, muitas vezes com denúncias de plantões dobrados, tendo que aceitar tudo sob a ameaça que não serão mais chamados para fazer os plantões. Não bastasse isso, o dinheiro dos plantões demoram meses para cair e ainda atrasam o pagamento, deixando muitos trabalhadores sem dinheiro até para comer.

A precarização da saúde vem aumentando a passos largos no governo da direitista Raquel Lyra. Apesar disso, cabe dizer que as gestões do PSB também tiveram seu papel na precarização da saúde e dos trabalhadores. Durante esses governos, a contratação via OS deu um salto e também vimos cenas gritantes como diversos incêndios em hospitais, inclusive em plena pandemia. Por isso, nós do Esquerda Diários nos solidarizamos com a situação dos trabalhadores da saúde e exigimos o pagamento imediato dos salários atrasados! No entanto, é necessário também criticar mais profundamente o modelo de contratação por OS’s, que precariza o trabalho e divide os trabalhadores em 2 categorias, só servindo para encher os bolsos dos donos dessas empresas. Por isso, também é necessário exigir a efetivação imediata de todos os trabalhadores!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias