×

STF anula interceptações telefônicas de Demóstenes Torres

Gravações telefônicas que demonstram a participação do ex-senador do DEM-GO em exploração de jogos de azar foram consideradas ilícitas e anuladas pelo STF. Desconsiderando essas provas, a seletividade dos ministros atua a favor de mais um corrupto.

terça-feira 25 de outubro de 2016 | Edição do dia

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular interceptações telefônicas do senador cassado Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), por considerar que foram obtidas sem a autorização da Corte e são ilícitas. As gravações foram feitas no âmbito das operações Vegas e Monte Carlo, que investigam os negócios de Carlinhos Cachoeira, e a anulação delas no processo beneficia o ex-senador.

Na época da obtenção de provas, Demóstenes exercia o mandato de senador da República, com direito a foro privilegiado. Ele foi cassado em julho de 2012, sob a acusação de receber vantagens indevidas e usar o mandato para defender interesses de Carlinhos Cachoeira.

Em vantagem do ex-senador, os ministros consideraram que houve "usurpação" das competências do STF, órgão que poderia autorizar as interceptações. Segundo o ministro Dias Toffoli, as gravações foram feitas com o aval de "autoridade incompetente para investigar senador da República", no caso, um juíz de primeira instância. O ministro Gilmar Mendes se mostrou bastante incomodado com a possibilidade de utilização das interceptações telefônicas ilegais. Ele chegou a comparar sua utilização no processo com a utilização de informações obtidas por meio de tortura.

A decisão do STF, no entanto, não anula automaticamente a denúncia contra o ex-senador. Embora conteúdo das ligações telefônicas deva ser excluído dos autos na ação penal que Demóstenes responde, o Tribunal de Justiça de Goiás avaliará se as demais provas remanescentes são suficientes para embasar a acusação.

As interceptações telefônicas trazem indícios da participação do então senador em criminosa exploração de jogos de azar. O STF prefere anular as provas do que utilizar seu conteúdo para comprovar as ilegalidades cometidas por Demóstenes, atuando seletivamente em privilégio de um político notoriamente corrupto.


Temas

STF    Política



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias