×

Campinas | Ocupação Escritas Ocultadas, exposição na Casa de Vidro em Campinas

A Ocupação Escritas Ocultadas é uma provocação museal realizada com obras escultóricas contemporâneas em diálogo crítico com peças das coleções do Museu da Cidade.

quarta-feira 14 de julho | Edição do dia

Foto: Divulgação

Percebendo que no acervo documental da história da cidade de Campinas há pouca presença de objetos narradores da atuação de negros como sujeitos na criação cultural, política e científica, a exposição tem como objetivo fazer esta crítica, partindo de refletir sobre conceitos de arte, memória e celebração.

Norteadas pela questão “com que silêncios e ausências está ocultamente grafada a força criativa da matriz africana nas coleções oficiais?”, a artista Andrea Mendes e a curadora Sônia Fardin realizarão mensalmente intervenções artísticas, com o objetivo de aprofundar estes questionamento e aflorar demais indagações. A abertura da amostra contará com uma intervenção de diálogo crítico com a peça “tronco”, instrumento de madeira utilizado para tortura.

Também, como parte da provocação, a exposição ocupa o espaço expositivo do Museu com três esculturas: NKYINKYIM, WOFORO DUA PA A e AKOMA NTOSO, originalmente criadas em 2018 para compor a expografia da mostra “Ogbon Itan, a Arte e História das Áfricas no Brasil”.

Sônia Fardin, curadora da mostra, destaca que a "Ocupação Escritas Ocultadas é uma ação que envolve criação artística e pesquisa histórica com um olhar crítico às celebrações da memória que anulam a presença dos povos negros como Sujeitos na história da cidade. Também convida à reflexões sobre o papel da arte como prática política anticapitalista, antipatriarcal e antirracista.”

A amostra inicia no mês do aniversário de Campinas, que completa 247 anos hoje (14), como forma de lembrar e criticar a história da cidade que foi a última a abolir a escravidão e que minuciosamente, ao mesmo tempo que mantém práticas de racismo escancaradas em seu cotidiano, organização e instituições, tenta apagar as contribuições históricas de negros e negras para e na cidade.

O lançamento virtual ocorre hoje, dia 14 às 19h pelo Instagram @pretaacao, perfil de Andrea Mendes.

Siga o perfil da Ocupação Escritas Ocultadas no facebook.

Ficha Técnica
Concepção Artística e performances: Andrea Mendes
Curadoria: Sônia Aparecida Fardin
Obras contemporâneas - ADINKRAS: Andrea Mendes e Samuel Pérsio
Obras de acervo: Coleções do Museu da Cidade
Local: Casa de Vidro - Museu da Cidade
De 14 de julho a 31 de dezembro - 2021

Veja também: Bairro em Campinas é cercado e impede acesso ao espaço cultural "Casarão"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias