×

Manifesto contra a terceirização | Mais de mil intelectuais, juristas, parlamentares e entidades acadêmicas e de representação de trabalhadores(as) lançam Manifesto contra a terceirização e a precarização do trabalho

Leia aqui o “Manifesto contra a terceirização e a precarização do trabalho: contra a terceirização, pela erradicação do trabalho escravo, a revogação integral da “reforma” trabalhista e o reconhecimento dos plenos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em plataformas digitais”.

sábado 15 de abril de 2023 | Edição do dia

Veja mais abaixo as primeiras mil assinaturas, e assine também o Manifesto contra a terceirização e a precarização do trabalho aqui.

Mais uma vez o Brasil se vê envolvido com notícias de trabalho análogo à escravidão, e muitas pessoas e instituições se mostraram chocadas e surpresas com o fato.

Ocorre que, trágica e infelizmente, esta é uma situação recorrente no Brasil, sendo que, na quase totalidade das vezes, estão envolvidas empresas (nacionais e estrangeiras) de grande porte econômico, pois a própria dinâmica deste ato criminoso, que projeta uma “produção em larga escala”, requer enormes aportes financeiros, inclusive para promover o aliciamento e manter o aparato repressivo.

E o instrumento jurídico que se coloca a serviço do grande capital para esta prática é a terceirização, que serve, sobretudo, para criar um obstáculo formal à sua responsabilização. Não é a toa, portanto, que as empresas e instituições alvo das denúncias de trabalho escravo sempre lançam o argumento de que não têm controle ou responsabilidade pela situação, e, principalmente, que sequer conheciam a situação dos trabalhadores, porque estes não eram seus empregados e sim trabalhadores terceirizados.

Diante desta realidade, que gera o vergonhoso fato de que nenhuma das grandes empresas envolvidas com o trabalho escravo consta da lista “suja” organizada pelo Ministério do Trabalho, não são suficientes as manifestações de repúdio e de indignação.

É preciso detonar a base jurídica sobre a qual ela se sustenta.

Estes atos criminosos, cuja persistência põe em descrença quaisquer promessas de universalização dos direitos democráticos e sociais, são parte de uma ampla cadeia de precarização do trabalho que, inclusive, foi intensamente incentivada por muitos daqueles que se dizem chocados com as notícias. Afinal, a terceirização, que está na base do crime, foi expressamente defendida como uma medida modernizadora das relações de trabalho.

Os dados da precarização do trabalho são alarmantes. E há de se levar em consideração que grande parte sequer é retratada em dados. Entre 2018 e 2022, foram resgatadas 7541 pessoas em condições análogas a escravidão, sendo que 80% se reconhecem como negros (pardos e pretos). Até 2018, 22% da força de trabalho formal já era terceirizada. Hoje estima-se mais de 12,5 milhões de terceirizados, sendo que uma grande maioria especialmente no setor de serviços é composta por mulheres.

A terceirização foi também o caminho decisivo de entrada para o trabalho intermitente e para o trabalho uberizado em plataformas digitais, no qual estima-se que hoje estejam cerca de 1,5 milhões de trabalhadores, na situação do mais completo afastamento dos direitos trabalhistas. Por isto, inclusive, é fundamental que a regulamentação dessa forma de trabalho parta do reconhecimento do vínculo de emprego e da garantia de plenos direitos trabalhistas, sem permitir, por certo, que esta regularização se dê pela via da intermediação de mão de obra.

E vale destacar que toda essa precarização avançou ainda mais desde que, em 2017, se aprovou a mal denominada “reforma” trabalhista, a qual, também por isso, precisa, urgentemente, ser revogada.

Nos últimos anos, marcados por retrocessos, muito se tem debatido sobre a defesa de direitos democráticos e sociais, contra o avanço da desigualdade, a reprodução da miséria e a ampliação da precarização das condições de vida de grande parte da população, notadamente dos setores já mais duramente atingidos por ela, como são as negras e negros, as mulheres e imigrantes. Mas a precarização e terceirização do trabalho segue em ampla escala nacionalmente.

As trabalhadoras e trabalhadores terceirizados têm salários muito menores, piores condições de trabalho, e não têm acesso aos direitos e serviços direcionados (embora nem sempre efetivamente observados e também já bastante reduzidos e por vezes inadequados) pelos demais trabalhadores, incluindo alimentação, transporte, saúde, lazer, creche e cuidados para os filhos. Estão em permanente insegurança sobre o próprio emprego e até mesmo sobre o recebimento de seus salários, frente às frequentes demissões, alterações arbitrárias e até punitivas dos locais de trabalho e calotes realizados pelas empresas terceirizadas.

A terceirização é realizada em larga escala inclusive em diversas instituições do Estado, como as universidades que, contraditoriamente, têm se arrogado um papel de protagonistas na defesa da democracia e de direitos sociais. Nelas se somam casos como o da USP, onde milhares de trabalhadoras terceirizadas não podem sequer ir trabalhar usando o ônibus circular disponibilizado aos trabalhadores efetivos, professores e estudantes – uma situação de evidente segregação. Ou da Unicamp, onde uma trabalhadora terceirizada morreu trabalhando, e suas colegas que reagiram realizando uma greve contra a precarização do trabalho foram demitidas em massa.

Por isso, somos radical e inconciliavelmente contra a terceirização do trabalho e propugnamos pela punição dos empresários escravocratas, como um chamado a toda a população; e considerando que as comunidades universitárias têm um papel importante a cumprir, chamamos à reflexão e à ação, para a urgência da superação desse grave problema, que é a terceirização.

Deixando claro que somos refratários à terceirização e não às(os) trabalhadoras(es) terceirizadas(os), defendemos, como efeito, a plena igualdade de direitos para as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados. Igualdade salarial entre homens e mulheres, negros e brancos. Igualdade de acesso aos equipamentos de saúde, educação, lazer, alimentação e transporte oferecidos pelos locais de trabalho.

A eliminação da terceirização deve ser promovida sem ameaçar os empregos de trabalhadoras e trabalhadores, que são uma grande maioria de mulheres e negros, ou seja, há que se garantir sua efetivação com plenos direitos aos quadros de empregados das empresas responsáveis pelos locais de trabalho, pois a solução desse problema não pode se dar impondo um prejuízo ainda maior a quem mais sofreu com ele por décadas.

Trata-se de uma tarefa urgente, que, embora já se realize com enorme atraso, apresenta-se como uma forma de reparação política para com estes(as) trabalhadores(as), além de se constituir um importante e necessário avanço na condição de vida da classe trabalhadora do país, assim como uma reviravolta com relação aos rumos impostos pela “reforma” trabalhista, indo, pois, na direção da defesa efetiva de direitos democráticos e sociais.

Assine também o Manifesto aqui

Veja as primeiras mil assinaturas deste Manifesto:

1 Ricardo Antunes - Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp
2 Jorge Luiz Souto Maior - Professor da Faculdade de Direito da USP
3 Diana Assunção - Organizadora do livro "A precarização tem rosto de mulher"
4 Graça Druck - Professora da Universidade Federal da Bahia
5 Aliança Nacional dos Entregadores por Aplicativos
6 Márcio Túlio Viana - Professor e desembargador aposentado
7 Valdete Souto Severo - Professora da Faculdade de Direito da UFRGS
8 Vladimir Safatle - Professor de Filosofia da USP
9 Sâmia Bomfim - Deputada Federal pelo PSOL
10 Virgínia Fontes - Professora e Historiadora da UFF
11 Mônica do movimento Pretas - Deputada Estadual de SP pelo PSOL
12 Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo
13 Gilberto Almeida (Gil) - Presidente Sindimotosp / FEBRAMOTO / Conselho Nacional dos Sindicatos de Motoboys e Moto Entregadores do Brasil
14 Jorge Grespan - Professor de História da USP
15 Guilherme da Costa Aguiar Cortez - Deputado Estadual
16 Ruy Braga - Professor da Universidade de São Paulo
17 João José Reis - Professor Doutor de História da UFBA
18 Sindicato dos Advogados e Advogadas de São Paulo (SASP)
19 Gustavo Seferian - Professor de Direito do Trabalho da UFMG. Diretor do ANDES-SN.
20 Jose Dari Krein - Professor do Instituto de Economia da Unicamp e membro do CESIT
21 Marcello Gomes Sobreira - Anea/Associação União Motoboy e Bike
22 Marinalva Silva Oliveira - Professora titular da FE UFRJ
23 Ernani Bandeira - Motoboy/ Presidente Sindimoto João Pessoa
24 Edivaldo Lopes de Queiroz - Presidente SINDIMOTO Campinas e Região
25 ALAL (Associação Latino Americana de Advogadas e Advogados Laboralistas)
26 Paula Nunes - Co-deputada estadual de SP
27 Carolina Iara - Co-deputada estadualde SP
28 Simone Nascimento - Co-deputada estadual de SP
29 Sirlene Maciel - Co-deputada estadual de SP
30 Mariana Souza - Co-deputada estadual de SP
31 Daniela Muradas Antunes - Professora de Direito do Trabalho da UFMG
32 Marcelo Nunes Domingues - Motoboy /UMB
33 Alessandro - SINDIMOTO-Baixada
34 Gerson Silva Cunha - Vice-presidente do SINDIMOTO-SP
35 JR Freitas (ANEA) - Motoboy e liderança da (ANEA)
36 André Freire Vieira Reis - Associação dos Motoentregadores da Bahia
37 Leandro da Cruz Medeiros - Presidente dos motoristas por aplicativo do estado de São Paulo, (STATTESP), Presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Motoristas com Aplicativo FENASMAPP
38 José Barreto De Melo - Vice presidente do sindmoto RN e membro do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Motocicletas
39 Luana Alves - Vereadora do PSOL em São Paulo
40 Mariana Conti - Vereadora do PSOL em Campinas
41 Iuri Tonelo - Professor de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco
42 Marcelo Neves - Professor da UnB
43 Victoria Basualdo - Professora da UnB
44 Magda Barros Biavaschi - Desembargadora aposentada, pesquisadora do CESIT/IE/UNICAMP
45 Francisco Miraglia - Professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP
46 Sidnei Machado - Professor de Direito do Trabalho na UFPR
47 Maria Rosaria Barbato - Professora da UFMG
48 Vanessa Patriota da Fonseca - Procuradora do Trabalho
49 Alessandra Camarano - Advogada/ALAL
50 Sofia Manzano - Professora da UESB
51 Sérgio Salomão Shecaira - Professor da Faculdade de Direito da USP
52 Elsa Cristine Bevian - Grupo de Pesquisa Trabalho e Dignidade/ FURB
53 Manuela Carneiro da Cunha - Antropóloga, professora titular aposentada da USP
54 Manoel Fernandes de Sousa Neto - Professor Livre Docente da USP
55 Igor Cardoso Garcia - Juiz do Trabalho Substituto; GPTC-USP
56 Maria Maeno - Pesquisadora da Fundacentro
57 Robert Sean Purdy - Professor da História da USP
58 Adrián Pablo Fanjul - Professor da USP
59 Jaime Hillesheim - Professor da UFSC
60 Lucília Daruiz Borsari - Professora aposentada sênior da USP
61 Fernando Teixeira da Silva - Professor de História da Unicamp
62 Cesar Bessa - Professor de Direito do Trabalho da Universidade Estadual de Londrina/PR
63 José Eymard Loguércio - Advogado, integrante do Grupo de Pesquisa Direito Achado na Rua-UnB e Doutorando PPGDH-UnB
64 Marcelo Chalréo - Advogado
65 Ludmila Costhek Abilio - Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP
66 Sindicato Têxtil de Guarulhos
67 Bárbara Castro - Professora do Departamento de Sociologia da Unicamp
68 Letícia Parks - Professora e do Quilombo Vermelho (Brasil)
69 Mariângela de Araújo - Professora da USP
70 Marcela Soares - Professora da Universidade Federal Fluminense
71 Fabiane Santana Previtali - Professora da Universidade Federal de Uberlândia, líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade
72 Celi Nelza Zulke Taffarel - Professora da Universidade Federal da Bahia
73 Emerson Gomes Garcia - Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana
74 Luci Praun - Professora da Ufac e integrante do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas metamorfoses / Unicamp
75 SINTUSP - Sindicato dos Trabalhadores da USP
76 Patricia Vieira Tropia - Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia
77 Roseli de Fátima Corteletti - Professora de Sociologia do Trabalho na UFCG e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas - TDEPP
78 Anete Brito Leal Ivo - Professora da UFBA
79 Maria Aladilce de Souza - Professora da UFBA e diretora do Sindsaude-BA
80 Vanessa Tavares de Jesus Dias - Professora da Unifal / Programa Dandara, Grupo GENI, LETT
81 Ivan Cotrim - Professor da CUFSA
82 Lawrence Estivalet - Professor da Faculdade de Direito da UFBA, pesquisador do grupo Trabalho Vivo (TTDPS/FD/UFBA) e do grupo Trabalho, Precarização e Resistências (CRH/FFCH/UFBA)
83 Fábio Campos - Professor do Instituto de Economia da Unicamp
84 Marco Antonio Rocha - Professor do Instituto de Economia da Unicamp
85 Ricardo Festi - Professor da UnB
86 Stella Maria Leal Bastos Senes - Professora de Serviço Social na UFBA
87 Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira - Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais
88 Maria Aparecida Bridi - Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná e do Grupo de Estudo Trabalho e Sociedade (GETS)
89 Paulo de Carvalho Yamamoto - Professor da Universidade Anhembi Morumbi
90 Aarão Miranda da Silva - Professor da USJT
91 Wanise Cabral Silva- Professora da Faculdade de Direito da UFF
92 Lino de Macedo - Professor de Psicologia da USP
93 Claudia Mazzei Nogueira - Professora da UNIFESP
94 Fernando Cássio - Professor da UFABC
95 Julice Salvagni - Professora do PPG em Políticas Públicas e Departamento de Ciências Administrativas da UFRGS
96 Cláudio Gurgel - Professor da UFF
97 Marcia Hespanhol Bernardo - Professora aposentada da PUC-Campinas
98 Ana Paula D’Avila - Professora de Sociologia da UFPel
99 Ricardo Musse - Professor da Sociologia da USP
100 Camila Domingos Campos - Advogada e professora da Unisinos
101 Antonio Torres Montenegro - Professor Titular do Departamento de História da UFPE
102 Eliana Tade Terci - Professora da USP e integrante do Observatório Econômico e Social da Região Metropolitana de Piracicaba
103 Ana Maria Lana Ramos - Professora da UFF
104 Flavia Mateus Rios - Professora da UFF
105 Angela M. M. De Lima Hutchison - Professora da USP
106 Maria Cristina Paulo Rodrigues - Professora da ESS da UFF
107 Maria Luisa Sandoval Schmidt - Professora da USP
108 Boris Vargaftig - Professor aposentado da USP
109 Fabio de Medina da Silva Gomes - Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Mato Grosso
110 Marcello Ferreira dos Santos "Pablito" – Diretor do Sindicato de Trabalhadores da USP
111 Fábio de Oliveira - Professor do Instituto de Psicologia da USP
112 Silvio Roberto Farias Vlach - Professor do IGc da USP
113 Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da FEUSP.
114 Adunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp
115 Carlos Magno Augusto Sampaio - Professor de Filosofia do IF Baiano e doutorando na UFPR
116 Ricardo Jorge Russo Júnior - Advogado, Professor e Presidente da Associação Nacional de Proteção ao Direito do Trabalho e ao Trabalhador - APRODT
117 Paula Freitas de Almeida - Pesquisadora CESIT/IE/Unicamp; Primeira secretária da ABET; Coordenação REMIR-Trabalho; Comitê Facilitador FSMJD
118 Wagner Miquéias Damasceno - Professor DCS-UNIRIO
119 Carla Ferreira - Professora da UFRJ
120 Leandro Luiz Giatti - Professor da USP
121 Gisele Guimarães Cittadino - Professora da PUC-Rio
122 Elisabetta Santoro - Professora da USP
123 Luiz Menna-Barreto - Professor aposentado da USP
124 Andrės del Rio - Professor adjunto da UFF/ NEEIPP -UFF
125 José Moura Gonçalves Filho - Professor da USP
126 José Antonio Callegari - Professor da UFF
127 Marco Santana - Professor Titular IFCS-UFRJ, Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade (NETS)
128 Everaldo Gaspar Lopes de Andrade - Professor da Faculdade de Direito na UFPE
129 Waldir Beividas - Professor na USP no departamento de linguística da FFLCH
130 Andréia Galvão - Professora do IFCH-UNICAMP
131 Simone Wolff - Professora do Departamento de Ciências Sociais na UEL
132 Fabiana Scoleso - Professora do Departamento de História da UFT
133 Rogerio Dultra dos Santos - Professor da Faculdade de Direito da UFF
134 Cláudio Rezende - Professor de psicologia aposentado
135 Wanda Capeller - SciencesPo Toulouse
136 Maria Ester Saturnino Reis - Professora do Departamento de História na PUC-MINAS
137 Marta Inez Medeiros Marques - Professora da FFLCH- USP
138 Silvana Suaiden - Professora de Teologia na PUC-Campinas
139 Ana Maria Rodrigues de Oliveira - Professora na Faculdade de Comunicações e Artes na PUC-MINAS
140 Luiz Fernando Leal Padulla - Professor de biologia no Instituto Educacional de Americana
141 Emmanuel Oguri - Professor da UEFS
142 Cesar Sanson - Professor da UFRN
143 Michele Schultz - Professora da EACH-USP e presidente da Adusp
144 Carolina Catini - Professora - FE/Unicamp
145 Laudicena Barreto - Professora do Departamento de Serviço Social da UFPE
146 Jair Batista da Silva - Professor da UFBA
147 Suzana Salem Vasconcelos - Professora da USP
148 Francirosy Campos Barbosa Ferreira - Professora da FFCLRP-USP
149 Luiz Paulo Jesus de Oliveira - Professor Associado da UFRB
150 Jordão Horta Nunes - Professor da UFG
151 Geovana Alzira Hillesheim Henning - Professora da Etevi
152 Beatriz Vieira - Professora da UERJ
153 Gilson da Silva Domingues - Professor da FAM e da Universidade de Taubaté
154 Victor Hugo Criscuolo Boson - Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia
155 Maisa Aleksandravicius - Professora aposentada
156 Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile - Professora Doutora da EACH-USP
157 Nesol da Silva Junior - Professor do PST- IP USP
158 Raquel Cristina Silva das Neves - Professora da PUC PR
159 Magda Maria Bello de Almeida Neves - Professora PUC-MINAS
160 Silmara Conchão - Professora do Centro Universitário FMABC
161 Elina Pessanha - Professora da UFRJ
162 Maria Cristina Gonçalves Vicentin - Professora do PST- IP USP
163 Roberto Véras de Oliveira - Professor da UFPB
164 Gonzalo Rojas - Cientista político, professor da Universidade Federal de Campina Grande
165 Lucia Rincon - Professora da PUC Goiás
166 Yvette Piha Lehman - Professora do IP-USP
167 José Carlos Libâneo - Professor da PUC Goiás
168 Jean Filipe Domingos Ramos - Professor da UFJF
169 Maria Julia Kovács - Professora do IP-USP
170 Belinda Mandelbaum - Professora do PST- IP USP
171 Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas - Professor da UFPEL
172 Eliel Soares Orenha - Professor/Doutor da FOB-USP
173 Rodrigo Torquato - Professor da UFF e Advogado
174 Wilma Lúcia Rodrigues Pessôa - Professora da UFF
175 Sonia Irene Silva do Carmo - Professora aposentada da Unesp
176 José Ricardo Ramalho - Professor do IFCS-UERJ
177 Isaque Milton Silva Moura - Professor do EBTT - UFF
178 Marly Nogueira - Professora da UFMG
179 Maria Ines Assumpção Fernandes - Professora da USP
180 Muza Clara Chaves Velasques - Professora/Pesquisadora Cesteh/Ensp-Fiocruz
181 Roseli Figaro - Professora da ECA-USP
182 Renata Queiroz Dutra - Professora da UnB e Presidente da ABET
183 Osvaldo Coggiola - Professor da FFLCH-USP
184 Alessandro de Oliveira dos Santos - Professor do IP-USP
185 Thelma Flaviana Rodrigues dos Santos - Professora do CISO/CCHLA-UFRN
186 João Gabriel Lopes - Professor da UFBA
187 Victor de Oliveira Rodrigues - Professor de Sociologia da IFPB
188 Ana Paula Colombi - Professora da UFES
189 Annie Schmaltz Hsiou - Professora da USP
190 Jonnas Vasconcelos - Professor da Faculdade de Direito da UFBA
191 Cláudia Gomes - Professora da UFPB
192 Ana Lucia de Paula Muller - Professora da FFLCH-USP
193 Luis Galeão - Professor do PST- IP USP
194 Milton Pinheiro - Professor da UNEB
195 Maelison Silva Neves - Professor da UFMT
196 Gustavo Martineli Massola - Professor associado da USP
197 Bruno Chapadeiro Ribeiro - Professor do Departamento de Psicologia da UFF
198 Marcos Nascimento Magalhães - Professor da USP
199 Carlos Zeron - Professor da FFLCH-USP
200 Mario da Costa Campos Neto - Professor do IGC-USP
201 Marcelo Siqueira Ridenti - Professor da Unicamp
202 Hilbeth Azikri - Professor da UTFPR
203 Pierluigi Benevieri - Professor do IME-USP
204 Edson Benigno da Motta Barros - Professor aposentado da UFF
205 Ciro Teixeira Correia - Professor aposentado do IGC-USP
206 Maria Beatriz Costa Abramides - Professora de Serviço Social na PUC SP e diretora da APROPUC SP
207 Tercio Redondo - Professor da FFLCH-USP
208 Hélder Garmes - Professor da FFLCH-USP
209 Isabel Loureiro - Professora da UNESP
210 Celso Eduardo Lins de Oliveira - Professor da FZEA-USP
211 Arnaldo José França Mazzei Nogueira - Professor da FEA-USP
212 Beatriz Raposo de Medeiros - Professora da FFLCH-USP
213 José Sarto Fulgêncio de Lima Filho - Professor do FACHUSC-FASEC
214 José Marcelino de Rezende Pinto - Professor do FFCLRP-USP
215 Márcio Moneta - Professor do Departamento de Sociologia da UFPR
216 Raquel Raichelis - Professora e coordenadora do PPG em Serviço Social PUC-SP
217 Jairo Morais Nunes - Professor da FFLCH-USP
218 Gustavo Velloso - Professor do Departamento de História da UFBA
219 José Antônio e Souza - Professor do Instituto de Física da UFF
220 Cláudia Regina Passarelli - Professora do IGC-USP
221 Glória da Anunciação Alves - Professora da FFLCH-USP
222 Elizabete Franco Cruz - Professora da EACH-USP
223 Rosangela Sarteschi - Professora da FFLCH-USP
224 Reinaldo Tronto - Professor EBTT no IFSP
225 Hélio Sales Rios - Professor do IFSP, da Universidade Metodista e pastor da IPB
226 Denise de La Corte Bacci Toledo - Professora do IGC-USP
227 Primaveta Borelli - Professora da FCF-USP
228 Fabiana Barros De Martin - Professora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas
229 Wellington João da Silva - Professor da SEDUC-SP
230 Emerson Sandro Silva Saraiva - Professor da UEA
231 Marcelo Pompêo - Professor do IB-USP
232 Roberto Heloani - Professor do IFCH-UNICAMP
233 Suzana Cardoso - Professora da UERJ
234 Rodriane de Oliveira Souza - Professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ
235 Edson Telles - Professor de Antropologia UNIFESP
236 Carolina Galib - Professora da PUC-Campinas
237 Sergio Souto - Professor da FZEA-USP
238 Marcia de Paula Leite - Professora do IFCH-UNICAMP
239 Helena Martins - Professora da Comunicação Social e Publicidade e Propaganda na UFC
240 Lúcia Angela Beasucci - Professora aposentada
241 Zózina Maria Rocha de Almeida - Professora aposentada
242 Alexandre Bebiano - Professor da FFLCH-USP
243 Vanessa Martins do Monte - Professora da FFLCH-USP
244 Rubens Luiz Rodrigues - Professor da UFJF e Organizador do ANDES-SN
245 Carlos Zacarias Figueirôa de Sena Júnior - Professor da UFBA
246 Almerinda Andrea Pontes Silva Gomes - Professora de economia na UNEB
247 Flávio Bezerra de Farias - Professor de economia Aposentado
248 Leandro Modolo - Sociólogo e Professor; Doutorando na FCM-UNICAMP
249 Vera Lucia Navarro - Professora da FFCLRP-USP
250 Nelson da Silva Junior - Docente / PST / IPUSP
251 Aparecida Neri de Souza - Professora da FE-UNICAMP
252 Angela da Costa Cruz Loures - Professora universitária aposentada, atuou na área da Comunicação
253 Francisco Alambert - Professor da FFLCH-USP
254 Alexander David Anton Couto Englander - Professor de Sociologia e Política da URCA
255 Amaro Clementino Pessoa - Professor da Faculdade de Direito de Vitória
256 Marcos Bernardino de Carvalho - Professor da USP
257 João Ricardo Dornelles - Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.
258 Luciana Raccanello Storto - Linguista, professora associada; USP/GELI-DL
259 Maria Dolores de Lima e Silva - Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará
260 Katia Antonia de Castro Dias - Professora da Faculdade de Patos de Minas - FPM
261 Andrio Portuguez Fonseca - Docente da Faculdade Ritter dos Reis e da Universidade Feevale
262 Deborah Rosária Barbosa - Docente de psicologia na UFMG
263 Maria Elisa Mendes Miranda - Professora da Escola de Belas Artes/UFMG
264 Nelson Elias - Professor aposentado da UERJ
265 Moisés Saraiva de Luna - Professor de Direito do campus São Miguel
266 Durval Muniz de Albuquerque Junior - Professor Titular/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte
267 Monica Lucia Fernandes - Professora aposentada
268 Maria Goreti Juvencio Sobrinho - Professora no Instituto Federal de São Paulo
269 Vera Lucia Nogueira Rodrigues - Professora aposentada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
270 Jefferson Lee de Souza Ruiz - Professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ
271 Eduardo Antonio Estevam Santos - Prof. Dr. UNILAB/BA
272 GEPPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação - UEA (Universidade do Estado do Amazonas)
273 Marcos Barbosa de Oliveira - Professor da FFLCH-USP
274 Adelson Fernandes Moreira - Professor aposentado do CEFET-MG; SINDCEFET-MG
275 Ana Lúcia Brandimarte - Professora do IB-USP
276 José Alcimar de Oliveira - Professor do Departamento de Filosofia da UFAM
277 Adriana Silva Oliveira - Professora da UFPR
278 Maria das Graças Reis Barreto - Professora aposentada / SEC - BA. Grupo de Pesquisa GEFEP/UNEB.
279 Aldenir Dias dos Santos - Professora / Dra de sociologia aposentada
280 Lúcia de Fátima Libaneo - Professora aposentada
281 André Machado Rodrigues - Professor do Instituto de Física-USP
282 Cecília Ulisses Frade dos Reis - Professora da UFT
283 Carlos de Almeida Toledo - Professor do DG FFLCH USP
284 Everaldo de Oliveira Andrade - Professor FFLCH/USP
285 Frederico Normanha Ribeiro de Almeida - Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e coordenador do PolCrim - Laboratório de Estudos de Política e Criminologia
286 Fabio Mascaro Querido - Professor de Sociologia da Unicamp
287 Paulo Cesar Centoducatte - Professor - Unicamp (ex- presidente da ADunicamp e ex-coordenador do Forum das Seis)
288 Adriana Vidotte - Professora Universidade Federal de Goiás
289 Rita Fernandes - Professora da Faculdade de Medicina da Bahia UFBA
290 Mônica Angelim Gomes de Lima - Professora Magistério Superior/Ministério da Educação/UFBA
291 Maurício Cardoso - Professor FFLCH-USP
292 Noé Silva de Oliveira Queiroz Policarpo Polli - Professor Doutor / USP-FFLCH
293 Paulo Chagas de Souza - Professor Doutor - FFLCH (Depto de Linguística)
294 Cláudia Bacelar Batista - Professora da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA
295 Ana Paula Corona - Professor da Universidade Federal da Bahia
296 Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade - Professora da FFLCH-USP
297 Daniele Barbosa - Membra fundadora da Rede Trabalho em Cena. Professora de Direito do Trabalho na UERJ (2017 a 2019) e professora convidada na pós-graduação CEPED/UERJ. Advogada.
298 Michel Sleiman - Professor Doutor do Departamento de Letras Orientais da FFlCH / USP
299 Jacqueline Girão - Professora da UFRJ
300 Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer - Professora/ Departamento de Antropologia, FFLCH-USP
301 André Roberto Martin - Professor universitário
302 Antonio Enrique Fonseca Romero - Docente - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
303 Daniel Hirata - Professor de Sociologia da Universidade Federal Fluminense
304 Rui Luis Rodrigues - Professor do Departamento de História do IFCH-Unicamp
305 João Ildebrando Bocchi - Professor no Departamento de Economia da PUCSP
306 Maria Angélica Borges Bocchi - Professora Titular FEA PUC-SP
307 Júlio César Suzuki - Professor Associado da USP
308 Maurício de Carvalho Ramos - Professor filosofia da USP
309 Maria Izabel Ramalho Martins - Docente Aposentado Sênior da USP
310 Maria Helena Pereira Toledo Machado - Professora USP
311 Solange Pires Salomé - UFMT - aposentada
312 Maria Christine Werba Saldanha - Professora - UFPB
313 Juarez Dayrell - Professor da Faculdade de Educação da UFMG
314 André Guimarães Augusto - Professor da Faculdade de Economia (UFF)
315 Fernanda Landucci Ortale - Professora - FFLCH/USP
316 Valdirene Elizabeth Coelho Silva - Professora aposentada do CEFET-MG
317 José Márcio de Oliveira Lara - Professor Substituto - EBA/UFMG
318 Thiago Canettieri - Professor da UFMG
319 Beatriz Vargas Ramos G de Rezende - Professora do Direito UnB
320 Josianne Francia Cerasoli - Professora de História da Unicamp
321 Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - Professor da Faculdade de Educação (FE) da UNICAMP
322 Joana Cabral de Oliveira - Professora do IFCH-Unicamp
323 Rubens Barbosa de Camargo - Professor Associado Sênior; FE; USP
324 Alexandra Epoglou - Professora da Universidade Federal de Sergipe
325 Rosane de Sá Amado - Professor da FFLCH-USP
326 George Bernard Sperber - Professor aposentado Departamento Letras Modernas-FFLCH-USP
327 Suzi Frankl Sperber - Professora colaboradora DTHL-IEL-UNICAMP e Artes da Cena-IA-UNICAMP
328 Jean Tible - Professor, DCP/FFLCH/USP
329 Flávio Ribeiro de Oliveira - Professor do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp
330 Antonio Alcir Bernardez Pecora - Professor Titular, Unicamp
331 Anna Christina Bentes - Professora universitária
332 Marco Scarassatti - Professor da escola de Música da UFMG
333 Selma Venco - Professora da Faculdade de Educação Unicamp
334 Geraldo Freire Loyola - Professor na EBA UFMG
335 Maria Elisa Martins Campos do Amaral - Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais / grupo leve
336 Antonio Julio de Menezes Neto - Sociólogo/Professor aposentado na UFMG
337 Maria Aparecida Paraíso Alves - Professora aposentada
338 Adriane Maria Arantes de Carvalho - Professora do Departamento de Administração da PUC Minas
339 Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP
340 Juliana Neuenschwander Magalhães - Professora titular da UFRJ
341 Simone Dutra Lucas - Professora aposentada da UFMG
342 Lindamar Alves Faermann - Professora da Universidade de Taubaté
343 Deise Luiza da Silva Ferraz - Professora Associada FACE/UFMG
344 Mercia de Assis Albuquerque - Professora da Anhembi Morumbi
345 Lucia Castanheira de Moraes - Professora aposentada e voluntária CEFET-MG/Campus Araxá
346 Jaimira Regina Fiuza de Sousa - Professora do CEFET-MG
347 Selma Maria Fernandes - Professora UFOP
348 Marcelo Braz - Docente DESSO-UFRN
349 Angela Santana do Amaral - Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
350 Elaine Rossetti Behring - Coordenadora do GOPSS/UERJ
351 Ney Luiz Teixeira de Almeida - Professor Associado da FSS/UERJ, vice-lider do GEPESSE
352 Eduardo Gonçalves Serra - Professor da UFRJ do Instituto de Relações Internacionais e Defesa
353 Ana Amelia da Silva - Socióloga - Professora do Depto. Ciências Sociais - PUC-SP
354 João Batista Teixeira da Silva - Professor/PUC-SP e Presidente da APROPUC-SP
355 Ana Carolina de Aguiar - Professora de Engenharia de Alimentos/ UFSCar
356 Regina Maria D Aquino Fonseca Gadelha - Professora Titular do Depto Economia - FEA-Puc-SP
357 Victoria Weischtordt - Docente PUC SP /Diretora APROPUC-SP
358 Milton dos Santos - Professor da FEA PUCSP
359 Ricardo José Matos de Carvalho - Professor da UFRN; Coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia-GREPE
360 Sheila Stolz - Professora Universitária - Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social da FURG
361 Mário Jorge da Motta Bastos - Professor - Instituto de História - Universidade Federal Fluminense
362 Juliana Fiuza Cislaghi - Professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ
363 Adriana Romeiro - Professora de História/UFMG
364 Regina Celia Lima Xavier - Professora Titular Departamento Historia UFRGS
365 Luiz Carlos Soares - Professor Titular Aposentado do Departamento de História da UFF
366 Guilherme Bueno - Professor - UFMG
367 Adolfo Cifuentes - Docente Departamento de Fotografia e Cinema, EBA/UFMG
368 Katalin Carrara Geocze - Professora CEFET-MG
369 Luciana Maria de Assis Campos - Professora CEFET-MG
370 Eni Carajá Filho - Antropologia UFMG
371 Cleier Marconsin - Professora e pesquisadora do Observatório do Trabalho e Políticas Públicas/FSS/UERJ
372 Nilton Alves Maia - Professor; Departamento de Ciências da Computação; UNIMONTES
373 João Batista Mendes - Professor UNIMONTES
374 Guilherme Barbosa Vilela - Professor Unimontes
375 Gilmar Santana - Sociólogo/ professor Associado III - UFRN
376 José Higino Dias Filho - Professor de Educação Superior / Pesquisador (área de Fisica)/ Unimontes
377 Sônia Maria Alves Maia - Arquiteta Urb.; professora universitária/Unimontes
378 Ceane Andrade Simões - Professora/Universidade do Estado do Amazonas/Grupo de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas em Educação (GEPPPE)
379 Maria Aparecida Vieira - Professora da UNIMONTES
380 Patrícia Izar - Professora do IP-USP
381 Gabriela Caramuru Teles - Professora Direito do Trabalho UFF
382 Paulo Cruz Terra - Professor da UFF
383 Joana Mariz - Professora Dra. Faculdade Santa Marcelina
384 Marta Skinner - Professora de economia na UCAM e na UERJ
385 Paulo Henrique Furtado de Araujo - Professor da Faculdade de Economia da UFF
386 Maurício Vieira Martins - Professor da Universidade Federal Fluminense
387 Ivaldo Gonçalves de Lima - Professor da Universidade Federal Fluminense / Grupo ETHOS
388 Marcio Seligmann - Professor Titular da UNICAMP
389 Renata Ligia Rufino Neves de Souza - Professora do Curso de Serviço Social do Instituto Federal do Ceará e doutoranda do PPGS-UFPB
390 Ivanete Salete Boschetti - Docente GEMPS/PPGSS/UFRJ
391 Lia Rocha - Professora de Sociologia da UERJ
392 Carlos Felipe N. Moreira - Professor de Serviço Social na UERJ
393 Felipe Demier - Historiador e Professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ
394 Patrícia Fernandes da Silva - Aspirante a Profesora Adscripta Facultad de Derecho de la Universidad de la República del Uruguay
395 Isadora Moura Mota - Professora Princeton University
396 Beatriz Gallotti Mamigonian - Professora universitária/Depto História/UFSC/Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura
397 Tânia Maria de Araújo - Docente de Ensino Superior
398 Mário Henrique Guedes Ladosky - Professor UFCG -: Núcleo TDEPP
399 Jason Tadeu Borba - Economista, professor Depto Economia FEA/PUCSP
400 AAJ-Rama Brasil (Associação Americana de Juristas-Rama Brasil)
401 Jéferson Jorge de Oliveira Braga - Secretário Adjunto da ADJC - Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia Justiça e Cidadania
402 Elinay Almeida Ferreira - Juíza do Trabalho
403 Daniela Valle da Rocha Muller - Juíza do Trabalho
404 Renata Bonfiglio - Juíza do Trabalho
405 Ângelo França Planas - Juiz do Trabalho; Mestrando em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP).
406 Lygia Godoy - Juíza do Trabalho - TRT 21
407 Hugo Cavalcanti Melo Filho - Juiz do Trabalho da 6.ª Região e Professor da UFPE
408 Bruno da Costa Rodrigues - Juiz do Trabalho - TRT 15
409 Débora Tito - Procuradora do Trabalho
410 Silvio Beltramelli Neto - Procurador do Trabalho/Professor Direito PUC-Campinas
411 Jaime Iantas - Procurador Regional do Trabalho
412 Cleide Martins Dilva - Diretora Administrativa da Rede Lawfare Nunca Mais
413 Antonio Silva Filho - Advogado e diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do RJ
414 Hilana Carvalho Pereira - Auditora Fiscal do Trabalho e Pesquisadora no GPTC/USP
415 Yuri Fiorito Nascimento - Advogado/ Membro da comissão de Direito Civil da OAB-RJ
416 Daniel Teodoro - Advogado /Empregado público da casa da moeda do Brasil
417 Wesler Carlos Sanches - Advogado - Advocacia privada
418 Tiago Alves da Silva - Advogado - GPTC
419 Fernanda Franzini Codarin Pereira Barretto - Advogada
420 Rafael Frias e Cunha - Advogado Trabalhista
421 João Pedro Monteiro Lima da Silva - Advogado
422 Maria Cristina Zanin Sant’Anna - Advogada
423 Samantha Patrícia Machado - Advogada
424 Matheus Ferraz de Campos - Advogado
425 Vinícius Cidral - Advogado
426 Juliana Hinsching Cezaretto Fernandes - Advogada
427 Pedro Paulo de Azevedo Sodré Filho - Advogado
428 Sammer José Brant Potiguara - Advogado
429 Estevão Stertz - Advogado
430 Nadine Tuane Henn - Advogada; mestranda da UnB
431 Laura Riffel Vanti - Advogada, integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital
432 Cleiton Leal Dias Junior - Advogado SINDAPORT Santos-SP
433 Érica Pereira - Advogada e Presidente da CJT-OAB-RJ
434 Nivea Maria Santos Souto Maior - Advogada e Professora na UEPB
435 Daniel Ferreira da Silva - Advogado
436 Giselle Scavasin - Advogada
437 Andressa Moreira - Advogada e especialista em Direito do Trabalho pela USP
438 Felipe Lopes Tamelini - Advogado
439 Beatriz Cardoso Montanhana - Auditoria-Fiscal do Trabalho
440 Bruna Vasconcelos de Carvalho - Auditora fiscal do trabalho
441 Antonio Alves Filho - Advogado
442 Luiz Antonio Corona - Advogado
443 Paulo Eduardo Barros de Sousa - Advogado
444 Ana Carolina Muller Moreira de Carvalho - Advogada
445 Marina Costa Rosa Sant’Ana - Advogada
446 Giovana Labigalini Martins - Advogada e Docente da FGV
447 Paulo de Oliveira - Advogado e Sindicalista
448 Grazielle Vital da Silveira - Advogada
449 Mario Susumi Kuno Filho - Advogado
450 Cristina Targino Paiva - Advogada
451 Vera Lúcia Santana Araújo - Advogada
452 Raíssa Ribeiro Delfino Silva - Advogada
453 Iara Chagad Castiel - Advogada/Psicóloga
454 Brunno Lima Rodrigues - Advogado/GPTC USP
455 Eidy Lian Cabeza - Advogada
456 Guilherme Sebalhos Ritzel - Advogado Especialista em Direito do Trabalho
457 Nuredin Ahmad Allan - Advogado
458 Fernando André Sampaio Cabral - Auditor Fiscal do Trabalho MTP
459 Marcia Cordeiro Rodrigues Lima - Advogada
460 Rosana Batista - Advogada
461 Shakti Prates Borela - Auditora-Fiscal do Trabalho - Anafitra e ITD
462 Silvia Marina Ribeiro de Miranda Mourão - Advogada
463 Charles Douglas Marques - Advogado/ Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté/ GPTC-USP
464 Carlos Augusto Casarin - Advogado
465 Anna Paola Lorusso Martino - Advogada; GPTC-USP e GP Sistema de Seguridade Social/Mackenzie
466 Carla Denise Theodoro - Advogada
467 Erazê Sutti - Advogado. Pesquisador GPTC-USP
468 Veruska Wolney Schmidt - Advogada trabalhista
469 Renata Gabert de Souza - Advogada
470 Janaína Conceição de Sousa Braga - Advogada
471 Andresa Moreira - Advogada, especialista em Direito do Trabalho pela USP
472 María Aparecida dos Santos Menegasso - Advogada
473 Rodolfo Gomes Amadeo - Advogado
474 José Augusto Rodrigues Jr. - Advogado
475 Sandra Cristina Silva Lima Albuquerque - Advogada
476 Fabio Alexandre Costa - Advogado
477 José Guilherme Carvalho Zagallo - Advogado
478 Lisiane Gomes - Advogada
479 Diego Felipe Bochnie Silva - Advogado
480 Manoela de Cassia Azambuja Kern - Advogada
481 Luiz Carlos de Lima - Advogado
482 Augusto Solano Lopes Costa - Advogado
483 Claudia Urano de Carvalho Machado - Analista Judiciária/ TRT/SP
484 Maria Cristina Serrano Barbosa - Auditora Fiscal do Trabalho
485 Fernanda Crystina Messias Silva - Advogada
486 Ronaldo Curado Fleury - Advogado
487 Adelaide Albergaria Pereira Gomes - Advogada MAIC
488 Vinicius Borges Vaz - Advogado
489 Irineu Gonçalves Ramos Júnior - Advogado - Rede Nacional Nacional Advogados (as) Populares (RENAP)
490 Gustavo Teixeira Ramos - Advogado
491 Luis Fernando Silva - Advogado
492 Alexandre Cardoso Pereira - Advogado do escritório Girotto, Lemes e Zimmermann Advogados
493 Laura Parisi - Advogada. Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP)
494 Maria da Gloria Ferrreria Trogo - Advogada. Mestranda GPDP USP
495 Ivana de Araújo e Nunes - Advogada
496 Allan Andreassa Zanelato Sereia - Advogado Trabalhista e Sindical no PR
497 Cintia Maria Fernandes Veras - Auditoria Fiscal do Trabalho
498 Lauro Magnago - Advogado Sindical
499 Marcelo Branco Gomez - Advogado Trabalhista, membro da ABJD.
500 José Santos De Jesus - Advogado autônomo
501 Alexandre Tortorella Mandl - Advogado. Membro da RENAP e do IPDMS
502 Joice Bezerra De Oliveira - Advogada
503 Maria Lusia Rodrigues Pereira - Advogada
504 David Douglas Guedes - Advogado e Pesquisador do GPT.
505 Ana Paula Ferreira - Advogada
506 José Augusto de Oliveira Amorim - Advogado
507 Adriano Alves Corrêa - Advogado/Contador
508 Luiz Fernando Gomes da Silva Junior - Advogado/Contador
509 Márcio Fernandes da Silva - Advogado
510 João Luiz Arzeno Da Silva - Advogado
511 Vívian Alves de Assis - Advogada; ABJD núcleo rio; Ladu Prourb/UFRJ
512 Gabriela Mendonça de Albuquerque - Auditoria
513 Mônica Brunetto - Advogada
514 Daniel de Almeida Alves - Advogado Trabalhista; Mestrado em andamento pela PUCC; GPTC-USP
515 Tiago Coelho Oliveira - Advogado e membro do GPTC-USP
516 Edson de Paula Lima - Advogado e professor
517 Carolina Sprangim Meira dos Santos - advogada GPTC-USP
518 Henrique Carneiro - Advogado
519 Rômulo Dornelas Pereira - Advogado trabalhista com atuação no RN. Professor da Universidade Potiguar
520 Lucas Souto Bolzan - Advogado; AGETRA; Doutorando Direito UFRGS
521 Katia Regina Cezar - Assessora no TRT de São Paulo
522 Matheus Silva Ribeiro - Advogado Trabalhista
523 Cyntia Santos Ruiz Braga - Advogada, professora e pesquisadora do NTADT/USP
524 Sisara Cristina Becker - Advogada
525 Paula Frassinetti Mattos - Advogada
526 Maisa Moreno Possebon - Advogada
527 Tarso de Melo - Advogado
528 Soraia Isabela Mayer - Advogada
529 Cristiane Anizeti dos Santos - Advogada, pesquisadora do GPTC/USP
530 Jorgiana Paulo Lozano - Advogada/ GPTC
531 Anair Terezinha Pereira Figueredo - Advogada
532 Wanessa Galindo Falcão da Silva - Advogada
533 João Antonio Ritzel Remédios - Advogado Trabalhista; AGETRA/ABJD;
534 Erick Assis dos Santos - Assistente Social/ GPTC-USP
535 Filipe Colares Nascimento - Auditor Fiscal do Trabalho
536 Aderson Bussinger Carvalho - Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ
537 Denise Agostini - Advogada
538 Maria Francisca Moreira da Costa - Advogada
539 Valéria Teixeira Pinheiro - Advogada
540 Pedro Lucas Sant’Ana Rocha - Grupo de Pesquisa Direito e Marxismo na América Latina (UFF Macaé)
541 Claudio Antônio Ribeiro - Advogado
542 Flora Oliveira da Costa - Advogada, doutora em Direito e Pesquisadora no grupo de pesquisa Direito, Economia e Política, da UFPE.
543 Joana Roberta Gomes Marques - Advogada
544 Ana Maria Carvalho Castro Capucho - Advogada
545 Ademar Sgarbossa - Advogado
546 Beatriz Martins da Costa Diniz - Especialista em Direito do Trabalho pela USP e Assessora Jurídica no Ministério Público do Trabalho
547 Denize Campello - Advogada
548 Lays Cristina De Cunto - Juíza do Trabalho Substituta
549 Fausta Camilo de Fernandes - Advogada
550 Fernando Rinco Rocha - Advogado
551 Maria Ires Graciano Lacerda - Técnico Judiciário Sintrajud
552 Carolina Lobo - Advogada - Doutoranda em Direito pela UFMG
553 Luiz Felipe Mendes Juliano - Advogado
554 Ellen Mara Ferraz Hazan - Advogada AAJ BRASIL
555 Malta Araújo - Advogado
556 João Eduardo Alves Kreusch - Advogado
557 Aloysio dos Santos Bahiense - Advogado Diretor Assuntos Jurídicos SINPRONORTE
558 Sabrina Ramalho Ferreira - Advogada
559 Nathalia Chichorro Schutz - Advogada
560 Maria Fernanda Milicich Seibel - Advogada, CEPDH - Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
561 Líliam Regina Pascini - Advogada do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
562 Emanuelle Mario de Paula - Advogada
563 Larissa Almeida Braga - Advogada
564 Daniel Sutelo - Advogado
565 Joana Vieira de Carvalho Costa - Advogada
566 Ceomar Lucas dos Reis Miranda - Advogado
567 Michele Milanez Schneider Arcieri - Advogada
568 Mário Parreiras de Faria - Auditor Fiscal do Trabalho / Ministério do Trabalho e Emprego
569 Simone M M Holmes - Auditora Fiscal do Trabalho - ITD
570 Guilherme Rodrigues Xavier - Advogado
571 Luciana Dessanti Colpo - Advogada Trabalhista
572 Maria Luiza Flores da Cunha Bierrenbach - Procuradora do Estado de São Paulo, aposentada
573 Lidiane Barros - Auditora-Fiscal do Trabalho
574 Luciana Xavier Sans de Carvalho - Auditora Fiscal do Trabalho
575 Glória Chris Gordon - Advogada
576 Sidnei Justino dos Santos - Advogado
577 Onilton Carvalho Barbosa - Auditor Fiscal do Trabalho - SRTE / MG
578 Athos Etienne Pereira de Vasconcellos - Auditor Fiscal do Trabalho
579 Katherine Faust Marques - Advogada
580 Aldo Arantes - Coordenador Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC)
581 Roberta Roman Nogueira de Oliveira - Auditora Fiscal do Trabalho, MTE
582 Deuzilia Pereira da Cruz - Advogada
583 Claudio Lima Dos Santos - Advogado
584 Ana Mércia Vieira Fernandes - Auditora Fiscal do Trabalho - Ministério do Trabalho - SRTE/OB
585 Denise Pires Da Costa - Oficial Judiciário - TJMG
586 Solange Galvão Oliveira - Analista Judiciária da Justiça do Trabalho Bahia
587 Maria Luiza Chaves Viana - Tribunal Regional do Trabalho - 5a Região
588 Vinícius Augustus Fernandes Rosa Cascobe - Advogado
589 Clarissa Maçaneiro Viana - Advogada e Doutoranda na USP
590 Sofia Conceição Reis Saliba Pagano - Auditora Fiscal do Travalho, MTE
591 Elaine Noronha Nassif - Procuradora do Trabalho
592 Victoria Figueiredo Moro - Advogada, Mestranda em Direito Internacional do Trabalho pela PUC/SP
593 Raymundo Lima Ribeiro Junior - Procurador do Trabalho
594 Aguimar Martins Peixoto - Desembargador TRT
595 Joana Rêgo - Advogada
596 Espedito Manso da Fonseca Junior - Advogado Trabalhista
597 Sidney do Espírito Santo Júnior - Advogado
598 Antonio Carlos Maineri - Advogado
599 Soraia Rocha Brizola - Advogada
600 Elsa Porfírio da Silva - Advogada - Membro do MATI Movimento da Advocacia Trabalhista Independente Conselho
601 Carlos Alberto Patrício de Souza Filho - Advogado Trabalhista Coordenador do MATI - Movimento da Advocacia Trabalhista Independente
602 Vinicius Neves Bomfim - Advogado trabalhista e sindical, membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB da Comissão de Direito Coletivo e Sindical do IAB da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-RJ, diretor social do MATI e integrante da ABJD
603 Lorena Ferreira Martins - Advogada
604 Orlando José Silva - Advogado
605 Ivan Barbosa de Araújo - Advogado Trabalhista
606 Ana Laura Barreto Medeiros de Araújo - Analista Judiciária - TRT 21ª Região
607 Mario Madureira - Advogado, membro da AJURD-ASSOCIAÇÃO DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA, ativista.
608 Cristina Daltro Santos Menezes - Advogada
609 Simone Cerizze Bonacini - Advogada
610 Gilmar Leite Ferreira Junior - Advogado
611 Manoel Frederico Vieira - Advogado
612 José Carlos Martins - Advogado
613 João Luis de Souza - Advogado
614 Eloisa Helena Aquino - Advogada- Conselho Estadual da OAB-MG
615 José Antonio Rolo Fachada - Advogado Trabalhista - MATI/RJ
616 Telma Melo - Advogada - Coordenadora MATI/RJ
617 Júlian Marcelino Araújo - Advogada; Doutoranda em Direito UNISC
618 Rogério Lopes Costa Reis - Auditor Fiscal do Trabalho - Coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo da SRTB/MG
619 Luiz Carlos de Lima Miranda - Analista Judiciário
620 Gustavo Arantes Botelho - Auditor Fiscal do Trabalho - MTE
621 Gerúsia de Souza Barros - Auditora Fiscal do Trabalho
622 Edna Aparecida Campos - Auditora Fiscal do Trabalho aposentada
623 Inácio Neutzling - Diretor do Instituto Humanitas Unisinos - IHU
624 Coletivo Feminista Decolonialidade Mulheres em Pauta
625 Grupo de Pesquisa Direito e Marxismo na America Latina - CNPq UFF
626 Leonardo de Oliveira Baroni - Pesquisador do DeMuS - Grupo de Pesquisa em Direito e Mudança Social
627 João Roberto de Jesus Filho - Unegro Costa da Mata Atlântica
628 Flavio Lima - Pesquisador da Unicamp
629 Myra Stefanni Viana Sales - Jornalista/ Doutoranda em Comunicação PPGCOM-UFC/ grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura (UFC)
630 Magali Simone de Oliveira - Jornalista, professora, doutoranda do Cefet-MG
631 Gabriel Ulbricht Ferreira - Estudante da Unicamp e do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (GPMT)
632 Agnus Lauriano - Sociólogo, mestrando em Sociologia na Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Suas Metamorfoses
633 Murillo van der Laan - Pesquisador GPMT da Unicamp
634 Carlos Sérgio da Silva - Pesquisador aposentado da FUNDACENTRO
635 Juliana Andrade Oliveira - Doutora em Sociologia, Tecnologista da Fundacentro
636 Juliana Mary Yamanaka Nakano - Mestranda na Faculdade de Direito da USP, integrante do GPTC-USP
637 Carolina Martins Pinheiro - Geóloga formada pela UFMG
638 Flavia Gomes de Souza - Mineralogista; ALS; Doutoranda Geologia UnB
639 Karina Quintanilha - Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho / Fronteiras Cruzadas
640 Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital / GPTC-USP - Faculdade de Direito da USP
641 Pedro Henrique D’Avila Mascarenhas - Psicanalista; Núcleo Semente; SEDES
642 Ana Claudia Moreira Cardoso - Socióloga/Consultora
643 Pedro Daniel Blanco Alves - Mestrando em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP
644 Luana Duarte Raposo - GPTC-USP
645 Helena Pontes dos Santos - GPTC USP
646 Roberta Seben - Servidor Público Federal - GPTC
647 Giovanna Maria Magalhães Souto Maior - GPTC USP
648 Ana Larissa da Silva Brasil- Estudante de pós-graduação - Doutoranda/ PPGD UFSC/ GPMETAS UFSC
649 Erik Chiconelli Gomes - Doutor e Mestre - PPGHE/USP. Pesquisador GPTC/FDUSP.
650 João Pedro Inácio Peleja - Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília
651 Ticiane Lorena Natale - Servidora pública estadual, oficial de promotoria - GPTC-USP/ Resistência PSOL
652 Anne Egídio - Psicanalista - Membro do Depto de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae
653 Fábio Maringoli Marabesi - Economista/Unicamp/Cesit
654 Thaciana Yara Gomes de Medeiros - Pesquisadora mestranda do IFCH- UNICAMP
655 Antonio Neiva - Pesquisador aposentado
656 Victor Barroso de Aragão - Pesquisador da UNESP
657 Lys Sobral Cardoso - Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania - UnB
658 Lúcia Rotenberg - Pesquisadora em Saúde Pública, Fiocruz/RJ
659 Lara Porto Reno - Servidora Publica/Pesquisadora do GPTC
660 Ana Carolina Reis Paes Leme - Doutora pela UFMG
661 Sirlei Márcia de Oliveira - Coordenadora do bacherel Interdisciplinar em Ciências do Trabalho da Escola DIEESE
662 Tainah Paulo Moreira da Costa - Diretora de Ensino e Pesquisa do MATI
663 Paula Rubano dos Santos - Universidade Federal Fluminense
664 Laura Valle Gontijo - Doutoranda em Sociologia na Universidade de Brasília
665 Nathália Douradinho Lopes - Mestranda em Direito Negocial; UEL
666 Débora da Silva Batista - Socióloga
667 Umberto Ribeiro Reis Samogin Vieira - Mestrado em História Social FFLCH-USP; Laboríndio
668 GENTT - Grupo de Estudos sobre Novas Tecnologias e Trabalho do programa de Ciências Sociais da UEL
669 Andréa Clarice Rodrigues Peine Jara - Doutoranda USP
670 Josias de Oliveira Porto Neto - Doutorando em Ciências Sociais na UFBA
671 Súllivan dos Santos Pereira - Doutoranda (IFCH/Unicamp)
672 Maria do Socorro Gonçalves - Bacharela em Direito/Técnica de Segurança do Trabalho
673 Pablo Henrique Lopes de Carvalho - Pesquisador/ Grupo de Pesquisa Direito e Marxismo na América Latina/UFF
674 João Paulo Alves - Estudante - Grupo GENTT - UEL
675 Julio Carlos Figueiredo - Psicologia UFF
676 Saulo Somavilla de Tommaso - Designer e aluno da Univesp
677 César Pereira de Souza - Designer Gráfico
678 Juliana Cristina Luiz Cordeiro - Estudante de Psicologia da USP
679 Gabriella Souza Dias - UNILA
680 Tavyson dos Santos Lima - USP
681 Senhorinha Ribeiro de Oliveira Santos Silva - Psicóloga - Prefeitura Municipal de Divinópolis - Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC)
682 Hilbert David de Oliveira Sousa - Sociólogo/Mestre em Ciência Política (UFPel) e trabalhador técnico-administrativo em educação na UFMG.
683 Ana Luce Girão Soares de Lima - Pesquisadora/docente da Fundação Oswaldo Cruz
684 Meire Silva Pena - Bióloga Sênior PUC Minas
685 Fernanda Vianna Mançano Fernandes - Pesquisadora
686 Luciane Toss - Núcleo de Direitos Humanos PPGD Unisinos
687 Fernando Luciano Merli do Amaral - Físico/Analista de Meio Ambiente
688 Anderson Campos - Pesquisador CESIT-Unicamp, Assessor Sindical
689 Eduardo Rezende Pereira - Doutorando do PPGCP/IFCH/Unicamp
690 Ana Ramos - Geógrafa/bairro do Rio Pequeno SP
691 Gabriella Souza Cruz - Mestranda da USP
692 Vitória Regina da Silva - Estudante de Serviço Social Universidade Estadual do Paraná / Campus de Apucarana
693 André Barbieri – Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
694 Dilce Almeida Cunha - Estudante Unitau Serviço Social
695 Guirlanda Maria Maia de Castro Benevides - Coordenadora do NTPcD/Cesit/IE/Unicamp
696 Marilane Teixeira - Economista - Pesquisadora do CESIT
697 Gabriella Luiza Herrera - Pós-Graduanda em Direito do Trabalho - USP
698 Maria Lucia Lopes da Silva - Grupo de Estudos Marxistas e Pesquisas em Política Social e Trabalho - GEMPP/UnB
699 Gina Eugênia Girão - Servidora Pública - IFCE campus de Morada Nova
700 Thalita Barreto Sarlo - Doutoranda em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
701 Maria Aparecida Morais Lisboa - Historiadora
702 Dora Almeida - Maria Auxiliadora Carvalho Almeida - Professora de Educação Física e Musicoterapeuta - Coletivo de Mulheres LEMARX UFBA
703 Ivan Azevedo do Nascimento - Estudante de Direito; URCA; SEMEAR
704 João Pedro Ribas de Faria - Adm de Fazenda / Gestor Imobiliário / Contador/ Estudante de Direito
705 Leda Leal Ferreira - Pesquisadora aposentada da Fundacentro
706 Cézar Akiyoshi Saito - Tecnologista; Fundacentro
707 Nelson de Souza Veras - Funcionário Público/Assistente em Administração; UFF; ESCOPO (Estudos Coletivos sobre Práticas Organizacionais)
708 Jussara Maria Rosa Mendes - Assistente Social, aposentada, UFRGS, NEST
709 Olda Andreazza - Assistente Social - Assistente-Mestre Curso de Serviço Social da Facsoc/Pucsp.
710 Edson Ferreira Potente - Assistente Escolar
711 Silvia Mendes Alves - Estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
712 Matheus Buttler de Oliveira - Estudante de Pós-Graduação - Mestrado; FCT-UNESP; CEGET
713 Antônio Luiz Sampaio Gomes - Economista
714 Carlindo Rodrigues de Oliveira - Consultor em Economia e Relações de Trabalho
715 Heleninha Rodrigues Costa - Aposentada Fundacentro
716 Patrícia Rocha Lemos - Cientista Social e Pesquisadora do CESIT/Unicamp
717 Tânia Cristina Teixeira - Professora, extensionista e pesquisadora / PUCMINAS
718 José Carlos de Carvalho Baboin - Pesquisador
719 Victor Teixeira - Doutorando em Direito do Trabalho na FD/USP; GPTC-USP
720 Claudia Camilo de Oliveira - Doutoranda no Laboratório de Estudos sobre Desigualdade Social/ UNIFESP
721 Edison Urbano – Doutorando em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC
722 Yves Faria Pessanha Gabriel - Doutorando e pesquisador do PPGSP - UENF
723 Magda Cibele Moraes Santos Silva - Professora e integrante do GPTC
724 Maria Campanella - Servidora Pública/GPTC- USP
725 Fernanda Peluci - diretora do Sindicato dos Metroviários de São Paulo
726 Alvaro Egea - Secretario Geral - CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros
727 Milton Vianna Pinto - Fesspmesp /PDT Hortolândia
728 Sergio Lara Vieira - Professor /Secretário Geral /SINDSPAM - Mongaguá
729 Maíra Machado - Conselheira Estadual da APEOESP
730 João Paulo Rocha Ferrari - Assistente Social; Sindicato Geral Autônomo (SIGA); NETEG/ UNIFESP
731 Claudionor Brandão – Diretor do demitido político Sindicato de Trabalhadores da USPatrícia Sayuri Tanabe Galvão - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP
732 Larissa Regina Ribeiro - Diretora do Sindicato dos Metroviários de São Paulo
733 Marília Cristina Ferreira - diretora do Sindicato dos Metroviários de São Paulo
734 Eliane Araujo Simões - Farmacêutica, Diretora do Sindifarma-BA
735 Thiago Rodrigues Henrique - Sindicato dos Químicos de Vinhedo
736 Maria Lúcia de Jesus Rocha - Associação Acolher
737 João Batista da Silveira - Presidente da FESAAEMG, Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar no Estado de Minas Gerais
738 Marcos Rogério de Souza - Servidor público - Sindicato dos Funcionários Públicos de Pontes e Lacerda MT
739 Adriano Favarin – Diretor do Sindicato de Trabalhadores da USP
740 Babi Dellatorre - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP
741 Alexandre Pariol Filho - Diretor do Sindicato de Trabalhadores da USP
742 Thaise Yumie Tomokane - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP
743 Alexandre Dorigan da Silva - Sindicalista
744 Irene Porto Prazeres - Sindifars
745 Sindiquímica Bahia
746 Gislene Aparecida Alexandre - Técnica em Enfermagem; ativista ADERE MG
747 Kilson Santana de Melo - Cajaverde Organização Ambiental Esportiva e Cultural
748 Celenilda Maria Aciole Gonçalves Souza - Nutricionista, Presidente do Sindicato dos Nutricionistas no Estado da Bahia
749 Valmir Perea Pinheiro - Dirigente Sindical
750 José Reginaldo Inácio - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria
751 Douglas Cristovão de Melo - Sindicato dos Correios de São Paulo
752 Paulo Tavares Mariante - Advogado Popular; Coordenador Geral do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas; Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas; Secretário de Direitos Humanos da ABGLT
753 Felipe Mariante Guarnieri - diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Brasil)
754 Hosana Gerônimo Da Silva - Operador de Estação-Saaetri/GRADUAÇÃO-UFRRJ-ITR
755 Ângelo César Malacrida - Vice Presidente do Sindicato dos Bancários de Presidente Venceslau e Região
756 Pedro Alem Santinho - Movimento de Fábrica Ocupada
757 Patrícia Sayuri Tanabe Galvão - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP
758 Movimento da Advocacia Trabalhista Independente -MATI - Associação Nacional da Advocacia Trabalhista
759 Marcella Campos – diretora estadual da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) (Brasil)
760 Luciana Vizzotto - Conselheira Regional da APEOESP
761 Jose Marques - Presidente do Sindicato de Advogados de Bauru
762 Chega de Sufoco - Coletivo Sindical de Metroviários e Metroviárias-SP
763 Daniela Possebon - Metrô SP/Sindicato dos Metroviários/CST Psol
764 Fernando Lúcio Correia - Professor, Diretor Sinpro
765 José Carlos Padilha Arêas - Professor e diretor do Sinpro Minas
766 Marcos Gennari Mariano - Professor, Diretor SinproMinas e CTB/Minas
767 José Valter Alves - Metalúrgico / sindicato Lavras MG
768 Vera Lucia Oscar Alves da Silva - Jornalista, aposentada, responsável pela Secretaria de Mulheres do PT de Santos
769 Denise Assis - Jornalista colunista do Brasil 247
770 Maria de Jesus Lucena Barros Conte - PT de Florianópolis/SC
771 Alvaro Fernando Avila de Souza - Presidente do PT Conselheiro Lafaiete MG
772 Francis Maurice Hubert Mouton - Vice-presidente do PT Conselheiro Lafaiete MG
773 Cristian Erik Pereira - Presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Motoboy Autônomo de Ribeirão Preto-SP
774 Aline Florentina Cardoso de Moura - Diretora Executiva do MATI
775 Marcos Chehab Maleson - Diretor MATI
776 Juarez de Magalhães - Sindicato Administradores Estado do Rio de Janeiro.
777 Fabio Roberto Gaspar - Presidente do Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de São Paulo
778 Marco Aurélio Bizarria Werneck - Vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de MG - SAAEMG
779 Luiz Fernando Kinrath - Presidente SIMMEFS. Sindicato de Metalúrgicos de Feira de Santana (BA)
780 Irlei Eliseu de Souza - Diretor Executivo SAAEMG
781 José Boaventura Santos - Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes-CNTV-CUT
782 Sylvia Noêmia Seraine Gomes - Diretoria / SAAEMG
783 Samantha Freitas - Pastoral Fé e Política da Diocese de Campo Limpo
784 Dilson Tenório Cavalcante - Trabalhador do Ensino Privado / SINTEP - Maceió - AL
785 Marivaldo Marques Soares - Professor SINPRO-BAIXADA (Diretor)
786 Mara Kitamura - Presidenta Sinpro Sorocaba
787 Persio Dutra - Diretor Aposentado do DIESAT, SINDPD-SP, Plenária Municipal de Saúde dos Trabalhadores/SP
788 Luis Carlos de Oliveira - Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
789 Walter Freire dos Santos - Presidente Sitramico-AL
790 Marcelo Gonçalves Campos - AFT/MTE
791 Marcos Roberto da Silva Araújo - Presidente do Sitac
792 Luiz de Bittencourte - Secretário Saúde Força Sindical SC
793 Wilson Vidotto Manzon - STIAMarilia
794 Cleonice Caetano Souza - Dirigente sindical/Assistente Social - Diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos comerciários de São Paulo
795 Cicero Ferrer Teles - Presidente do Sindmotofor - Sindicato dos mototaxistas de Fortaleza.
796 Luiz Gonçalves - Presidente NCST SP
797 Leonardo Auim de Souza Chaves - Diretor do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais
798 Alessandro da Conceição - Presidente da AMAE-DF
799 Luiz Carlos Prates Mancha - Secretaria nacional executiva da Csp Conlutas
800 Michel Barreto - Presidente SindmotoRN
801 Felipe Espíndola Carmona - Presidente da Agetra
802 Luiz Carlos Pignagrandi - Diretor Saúde e Segurança do Sintaema SP
803 Washington Guedes Herculano - Sindicato Confecções de Barueri
804 Movimento internacional Stop em Movimento (ato mundial Stop Bolsonaro)
805 Marcelo de Souza Matos - Diretor Executivo do Sindicato dos Empregados Motociclistas do RJ
806 Clodoaldo Fernandes Neto - Motoboy
807 Amsterdan dos Santos Soares de Sousa - Motoboy
808 Eduardo Alves Do Couto - Motociclista
809 Rogerio Magalhães da Silva - Motociclista
810 Ricardo Vasconcellos Fachini - Motofretista
811 Herique Paulino - Motofretista
812 Alexandre Rodrigues Mendes - Motofretista
813 Alexandre César Gomes da Silva - Motofrete
814 Lincoln Denis de Azevedo - Motoboy
815 Giovana Pereira - Entregadora de Delivey
816 Raimundo Alves da Silva - Entregador
817 José Luiz - Motofrete
818 José Martins dos Reis Cruz - Motoqueiro
819 Thiago Rodrigo da Costa Alexandre de Melo - Motoboy
820 Raul Valter Pacheco Pickler - Motoboy
821 Jose Elias Moraes Nunes - Motoboy
822 Paulo Roberto Ribeiro de Castro - Motoboy
823 Paulo Manuel Simoes - Motoboy de app
824 Daniel Otavio de Barros Fernandes - Motoboy
825 Mateus Henrique de Almeida Mello - Motoboy
826 Sérgio Henrique da Silva - Motoboy
827 Márcio Bernardino Rosa - Motoboy
828 Daniel de Oliveira - Motoboy
829 Alexandre Silva Zillig - Motoboy
830 Lucas Santiago Tavares - Motoboy
831 Marcos Melo dos Santos - Motoboy
832 Marcos Cardoso Alves - Motoboy
833 Pedro Paulo de Oliveira Feitosa - Motoboy
834 Wellington Batista da Silva - Motoboy
835 Antonio Marcio Vieira de Araújo -Motofretista
836 Maria Martha Gibellini - Psicóloga - NAST
837 Janine Luize Gonçalves Salvador - Psicóloga
838 Geova Murais da Silva - Psicólogo
839 Otávio Augusto de Melo - Psicólogo
840 Hugo Leonardo Goes Bento - Psicólogo
841 Renata Paparelli - Psicóloga
842 Marisa Aparecida de Pádua Ferreira - Psicóloga
843 Andreia Garbin - Psicóloga
844 Irma Maria de Moraes Santos - Psicóloga/ Prefeitura Municipal de Tremembé
845 Sandra Regina de Souza Fagundes Guimarães - Psicóloga
846 Denilson Bandeira - Servidor Público Municipal, Dirigente Sindical, STAP Servidores de Guarulhos
847 Anderson Ferreira Marinho - Servidor Público/UFPB
848 Rosangela Felix - Assistente Social Terapeuta Integrativa - Instituto Portas Abertas
849 Herbet Santos Medrado - Nutricionista
850 Deocludes Cardoso Oliveira Jr - Médico
851 Vanessa Gabrielle Diniz Santana - Cirurgiã dentista / IAM-Fiocruz
852 Rosangela Maria Bezerra da Silva - Enfermagem
853 Maria Mauriceia de Freitas - Contadora
854 Flavia Maria Costa de Almeida Maia - Servidora Pública do Ministério do Trabalho
855 José Ricardo Marcondes Paim - Professor
856 Jalmira Regina Fiuza de Sousa - Professora
857 Sabrina Romeiro Di Rei - Professora
858 Nayá Bernasconi Nunes Avenia Puertas - Médica / ESF Rio de Janeiro
859 Iaci Bernasconi Nunes Avenia Puertas - Museóloga
860 Liana Cardoso Soares - Artista Plástica
861 Edson Raimundo dos Santos Filho - Agente de Correios
862 Paulo Simões de Almeida Pina - Bibliotecário
863 Valéria Félix Mendes Campos - Servidora Pública
864 Luiz Henrique Fernandes Bieira - Professor
865 Rafael Cavalcanti Barreto - Jornalista
866 Waldemir Arnaldo Silva Direitop - Técnico de Informática/Serpro
867 Adeir dos Santos Silva - Tecnólogo da Informação / CEAMEC - Centro de Apoio ao Menor de Congonhas
868 Márcia Rosina Scarano Pietra - DATAPREV
869 Iatsec Tales Coutinho Rogoski - Tecnólogo em Processos Gerenciais
870 Gilvanda Carvalho Oliveira - Professora da Rede Estadual/ Bahia
871 Viviane de Cássia Maia Trindade - Professora/Pedagoga/Pesquisadora
872 Kennedy Reis Carvalho Coelho - Agente de Correios
873 Carminda de Fátima Nunes de Sousa - Jornalista
874 Sueli R S P Ataide - Sinap
875 Ailton Nunes Navega - Petroleiro/aposentado
876 Patrícia Schnek Guerra - Assistente Social
877 Silvia Maria de Pádua - Assistente Social
878 Armando Aparecido Jesus Barretto - Carteiro
879 Raquel mattes - Professora
880 Raul Galhardi Pinto - Jornalista
881 Aldecir Dias Santos - Enfermeira
882 Marta Cristina Cruz da Silva - Enfermeira
883 Maria Aparecida dos Santos - Jornalista
884 Tuca Maria Russi Lucindo - Professora
885 Humberto Roesler Martins - Servidor Técnico Administrativo - UFSC
886 Reinaldo Fernandes Gomes - Eletrotécnico
887 Denise Martini de Lemos - Dentista
888 Sergio Renato da Silva Magalhães - Metroviário/Mecânico
889 Daniel Chutorianscy - Médico
890 Maria de Nazaré Medeiros Rocha - Servidora Pública
891 Carolina Peixoto Ferreira - Analista Ambiental
892 Silvana do Carmo Alves Fogaça Libâneo - Professora
893 Joao Antonio Petrauskas - Analista TI / Metroviário
894 Mara César dos Santos Rosa - Professora
895 Rafaela Santos Silva - Assistente Social/Prefeitura de Divinópolis
896 Mauri de Carvalho Braga - Assistente Social / ABRADH
897 Lucimar dos Reis - Assistente Social
898 Carlos Panhoca da Silva - Bibliotecário/Prefeitura Municipal de Araucária
899 Maristela Debenest - Redutora do Memorial da América Latina
900 Alcyr de Almeida Neto - Metrô SP
901 Thaís Helena de Carvalho Barreira - Servidora Pública
902 Luiz Alves Fogaça - Técnico Eletrotécnico
903 Rafael Jorge da Silva - Técnico em Manutenção Elétrica
904 Olivia Rangel Joffily - Jornalista
905 Alessandra Viviane Tavares dos Santos - Técnica de Enfermagem em Home Care
906 Eduardo Alvarez - Mecânico Manutenção Metrô SP
907 Ana Lucia Martins Baltazar - Eletricista/MEI
908 Cláudio Tadeu Cavallote - Eletrotécnico
909 Édna de Jesus Alves Fogaça de Paiva - Professora
910 Márcia Moreira dos Santos Souza - Metroviária
911 Leila Machado Kesseler - Professora da rede pública aposentada, ex-subsecretária municipal de assistência social e direitos humanos de Angra dos Reis/RJ
912 Thiago Brandao Peres - Analista - Instituto Luta Pela Paz
913 Benno Grapentin Costa - Técnico Mecânico Industrial
914 Nelson Romanciuc - Operador de trem metropolitano
915 Ana Maria Camargo Figueiredo - Professora
916 André Luiz Soares Maia - Técnico de Sistemas Metroviários no Metrô de SP
917 Alex William Fessel - Metroviário
918 Salete Bianquin Possebon - Pedagoga
919 Sebastião Aimone Braga - Bancário aposentado
920 Airton Gonçalves Mendes - Metalúrgico
921 Edir Antônio de Oliveira - Metalúrgico aposentado
922 Fernando Ferraz Andrade Meira - Metroviário
923 Claudia Nogueira Rodrigues - Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
924 Jane Márcia Docek Moté - Jornalista, Pós-Graduada em Gestão e Políticas Públicas
925 Neusa Dias da Rocha Santos - Metroviário/ OTMII tráfego
926 Raymundo Anastácio - Metroviário/aposentado
927 Ruy Eduardo Debs Franco - Arquiteto e Urbanista
928 Sergio Luiz Carvalho de Oliveira - Bancário aposentado
929 Maria José Boaventura Leite - Artista plástica, Professora
930 Arnaldo Guedes de Araújo - Professor /fundII/Historia
931 Marta Luiza M Osumi - Técnica Judiciária
932 Maria José Castro d’Almeida Lins - Psicóloga, Servidora Pública em AL aposentada
933 Marcelo Henrique Junta - Professor da Rede Pública de Goiás
934 Elza Maria Batista Monte Mor Faria - Professora aposentada da Rede Municipal de Caxias
935 Beatriz Quintao Gomes - Professora
936 Teresa Marta Robottom - Arquiteta
937 Everson da Silva Santana - Metroviário
938 Jose Francisco Vieira Seniuk - Engenheiro de Telecomunicações / Diretor do Sind. de Engenheiros de MG/UFMG
939 Gilmar Ortiz de Souza - Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pastoral Operária
940 Vicente Trindade - Engenheiro/SENGEMG
941 Marcos Túlio de Melo - SENGE-MG
942 Maria Helena Camilo de Almeida - Costureira aposentada
943 Simone Fonseca - Professora
944 Flávio Carvalheiro - Arquiteto da Companhia Metropolitana de Habilitação de São Paulo - COHAB-SP
945 Elisa Barca Vergara - Servidora Pública - MPT
946 Rogério Cristiano de Souza Moraes - Supervisor de Almoxarifado
947 Gilson Altissimo dos Santos - Eletricista
948 Fernando Antônio Blanco Spínola - Médico - Otorrinolaringologista
949 Moacyr Pereira de Vasconcellos - Médico Uberlândia
950 Lucia Aparecida da Silva - Professora
951 Ana Maria de Moraes - Professora
952 Rosângela Pascoal de Oliveira - Assistente Social/desempregada
953 Aurea Candida Macedo - Auxiliar Administrativo
954 José Emílio Carlos Lisboa - Professor
955 Adriana Manzolillo Sanseverino - Pedagoga e Técnica em Assuntos Educacionais pela UFF
956 Eleandro Alves Alonso - Professor de Artes Visuais
957 Moacir Alves da Silva - Operador de Máquinas
958 Daniel Glória Carvalho - Maquinista
959 Cleber Fernandes Georgetti - Aux Operacional
960 Fernanda Telles Meimes - Professora
961 Carlos José Alves de Oliveira - Analista de RH- Fábrica de Papel da Bahia S.A
962 Flávia Medeiros Silva - Ramo Logístico
963 Paulo Roberto Romeiro Silva - Engenheiro
964 Marcos Antônio Alves Maia - Engenheiro
965 Angela Wittich - Psiquiatra
966 Antônio Sérgio Farias - Industriário Feapar
967 Sônia Maria Kroll Lazarini Rubio - Engenheira
968 Eliza Amélia Rodrigues Pereira Fernandes - Economista
969 João Baptista Santiago Neto - Economista
970 Pedro Ortiz Botte - Operador de Máquinas
971 Derick Toda - Jornalista
972 Gilvan Alves da Silva - Professor Ensino Fundamental
973 José Carlos Monteiro da Silva - Editor (aposentado)
974 Fátima Bianchi - Professora
975 Vera Lúcia de Oliveira Jamsen - Professora
976 Maria Auxiliadora Prosperi - Professora
977 Andrea Pereira de Souza - Professora
978 Cibele de Castro Barbalho Baptista - Professora
979 Oliveiro Moreira - Professor
980 Rosiane Agueda da Cruz - Professora
981 Mariana da Cunha - Jornalista
982 Alexandre Bossi Queiroz - Professor de Gestão Pública
983 Luciene Alves da Silva Lima - Enfermeira, Caps AD Contagem; Integrante do Núcleo de Saúde PTBHde Saúde Bh
984 Lina Leme Cezário Garcia - Engenheira Agrônoma aposentada
985 Agnaldo Dutra de Sousa - Professor de Educação Física
986 Leandro Gonçalo de Melo - Professor Rede Pública do Estado de Minas Gerais
987 Antonio Aldeniso de Oliveira - Trabalho no Comércio Alimentício
988 Maurício Jansen Klajman - Sindquímica Bahia
989 Maria do Socorro Pirâmides Soares - Engenheira ONG - Levante BH
990 Peterson Oscar - Motorista
991 Marcos Oliveira Coutinho - Motorista
992 Alessandro Cesar Araújo - Eletricista/ sitac sind.trab.alimentacao campinas
993 Nilson Hernandes - Jornalista
994 Bruno Bartaquini - Jornalista
995 Nilton Eustáquio da Silva - Jornalista
996 Carlos Eduardo de Sá Emery Avelin - Jornalista
997 Lenira Lima da Silva - Enfermeira/ Responsável Técnica - Centro de Atenção Psicossocial - CAPS ll
998 Givanilde de Jesus Silva - Sitac Campinas
999 Raquel Lauar Barra Melo - Atriz
1000 Lucio - Trabalhador Rural




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias