Mundo Operário

Imigrantes fecham ponte de Assis Brasil em protesto pela abertura da fronteira peruana

Estrangeiros exigem que as autoridades peruanas liberem a entrada deles no país.

segunda-feira 15 de fevereiro| Edição do dia

Imagem: Reprodução/Folha de S. Paulo

Na manhã de domingo (14), um grupo de 300 imigrantes, a maioria deles haitianos, fechou a ponte da Integração, que liga o Brasil ao Peru, na cidade de Assis Brasil (310km de Rio Branco), exigindo que as autoridades peruanas liberem a entrada deles no país.

O grupo está há mais de 30 dias em abrigos cedidos pela prefeitura aguardando autorização para sair do Brasil. Dentre os estrangeiros, os senegalês e indianos também estão exigindo que liberem a entrada deles no país para que possam viajar até seus países de origem.

Após uma informação falsa que circulou entre os estrangeiros, dizendo que o Peru iria liberar a entrada dos estrangeiros no país, os imigrantes foram até a ponte, mas acabaram sendo barrados pela polícia peruana, que estava armada na cabeceira da ponte para intimidar os imigrantes. Isso gerou um clima de tensão, onde os imigrantes fecharam a ponte exigindo que o trecho seja liberado.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correa, pediu ajuda aos governos do Acre e federal para obter recursos para seguir ofertando abrigo e alimentação aos imigrantes. Atualmente eles ocupam dois abrigos públicos e duas casas alugadas por conta própria na cidade.

É tarefa da classe operária se unir e lutar contra toda forma de repressão aos imigrantes e continuar exigindo que, enquanto o governo peruano não abrir as fronteiras do país, o governo municipal e estadual continue fornecendo abrigo, comida, água e mantimentos para os estrangeiros. É importante estarmos juntos e lutarmos para que sejam os trabalhadores que coloquem um fim ao imperialismo, ao nacionalismo e a todas as fronteiras que nos separam.

Pode interessar: 2020 foi um ano mortal para os imigrantes, e não apenas pela Covid-19




Tópicos relacionados

Brasil   /    Internacional   /    COVID-19   /    Coronavírus   /    Racismo   /    Imigrantes   /    Xenofobia   /    Peru   /    Imigração   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar