Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[CURSO] Uma visão marxista do Brasil - aula 2: "A transição pactuada: Diretas e Constituinte"

[CURSO] Uma visão marxista do Brasil - aula 2: "A transição pactuada: Diretas e Constituinte"

Estreou neste sábado a segunda aula do curso "Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022" do campus virtual do Esquerda Diário. A aula 2 tem como tema a transição da ditadura para o regime de 1988, abordando o processo de Diretas Já e a Constituinte.

Nesta aula, Edison Urbano e Ítalo Gimenes percorrem os turbulentos anos 1980, com a combinação entre crise econômico-social e novos poços no número de greves, com a transição política pactuada pelo alto, num diálogo especial com a obra de Florestan Fernandes. Buscamos elucidar o papel da campanha das Diretas Já e o caráter da Constituinte de 88, dando especial ênfase para a crítica ao papel do PT e das correntes marxistas.

Conforme já apresentamos aqui, prevendo o total de 7 aula, o curso "Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022" irá oferecer uma visão marxista original da história recente do Brasil, focada no papel das massas e da luta de classes na conformação da realidade social e dos cenários políticos e econômicos, buscando contribuir com o melhor do arsenal teórico do marxismo clássico e contemporâneo.

Link para a aula: https://youtu.be/wc6RTtCiCyQ

Link para a inscrição no curso, totalmente gratuito: https://campus.esquerdadiario.com.br/course/view.php?id=65


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Brasil]   /   [Diretas Já]   /   [Assembleia Constituinte]   /   [Ditadura militar]   /   [Marxismo]

Comentários