×

O Estado é Responsável! | Dois meses antes da morte de Thiago e das chacinas, ministro do governo Lula assinava acordos para fortalecer repressão

Flávio Dino, ministro da Justiça, percorreu o país há dois meses com o programa Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Principal acordo foi assinado com o bolsonarista Cláudio Castro e polícia do estado, com investimentos em armas, bombas, caveirões, viaturas e dois novos presídios. A PM do Rio de Janeiro foi responsável pela mortes de jovens no complexo da Penha e pela morte de Thiago na Cidade de Deus. Justiça por Thiago! O Estado é responsável!

Calvin de OliveiraEstudante de Geografia da UFF - Niterói

sexta-feira 11 de agosto de 2023 | 20:13

João Pedro, Agatha, Kauê, Kauan, agora Thiago, e tantas outras crianças no Rio de Janeiro que foram assassinadas pelas mãos da Polícia. Nomes e memórias de jovens negros, que devem ser lembrados frente aos acontecimentos das últimas semanas, no Rio, na Bahia e em São Paulo, nesse último a operação na Baixada Santista se mantém.

A política do governo federal nos últimos meses, na figura de Flávio Dino, foi de lançar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Uma nova versão de uma política já feita nos primeiros governos petistas. O projeto, junto com governadores, moderniza o aparelho repressivo dos estados e das polícias militares, como as da Bahia e Rio.

O governo Lula-Alckmin também vem aprovando ainda mais cortes na educação e saúde. Junto com o Arcabouço Fiscal e a Reforma Tributária fazem a burguesia comemorar e empurrar ainda mais a precarização das massas trabalhadoras, pobres e negras da sociedade brasileira.

Opinião | Marielle e a ferida não cicatrizada do golpe institucional

O estado que tomou as manchetes do programa Pronasci foi o Rio de Janeiro, com investimentos que chegam a 200 milhões, entre armas e construção de presídios. E a promessa de dobrar esse orçamento, em caso de requisição de Cláudio Castro. Isso em um momento em que a greve da educação do Rio era criminalizada pelo Tribunal de Justiça e o governo, num dos estados com salários mais baixos do setor.

Rio de Janeiro | Em meio à greve da educação, Flávio Dino libera mais recursos para as chacinas de Cláudio Castro

Em evento junto a Claudio Castro, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, Lula criticou a polícia e a morte de Thiago, mas manteve a tese de que a polícia tem que matar bandido. Lula disse: “A polícia tem de saber diferenciar o bandido e o pobre”.

Como já apontamos recentemente, sob a bandeira da “guerras às drogas”, as chacinas e assassinatos até de crianças são uma forma de coerção do Estado de manter, os negros - e todo um setor pauperizado, que já protagonizaram diversas revoltas na história do país e do mundo, a paz social tão necessária para a manutenção do capitalismo. A luta por justiça por Thiago e por todos aqueles mortos pelas mãos da violência policial passa por responsabilizar o Estado capitalista e seus governos.

Foi com essa luta por justiça e responsabilizando como crime de Estado que a juventude Faísca Revolucionária atuou em todo país nesse 11A, dia do Estudante e no Rio que fez ato na véspera, como pode ser visto na fala de Miguel, estudante de história da UFF:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias