Em Buenos Aires, capital argentina, o sindicalismo combativo, a esquerda e as organizações piqueteras independentes convocaram uma jornada de rechaço ao ajuste em apoio às lutas e com reivindicação às centrais sindicais
La Izquierda Diario
Nesta nota, abordaremos o conteúdo da proposta de Assembleia Constituinte Livre e Soberana, sustentada em meio à nova situação política e os debates que surgiram dentro da esquerda.
Matías Maiello
André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, Elizabeth Yang e Carlos Titín Moreira, dirigentes nacionais do PTS na Argentina conversam sobre a crise política que resulta dos grandes problemas econômicos vividos pela classe trabalhadora que vem sendo respondido, pela coalizão (...)
A deputada nacional argentina do PTS/Frente de Esquerda foi entrevistada no programa "El Mañana", onde falou das principais questões da política nacional. Também falou sobre sua juventude e a vida em sua cidade natal.
Redação
12:24 |
À medida que a crise se aprofunda na Argentina e no mundo, os grandes capitalistas querem ganhar ainda mais. O governo de Fernández e Kirchner não toma quaisquer medidas para enfrentar a especulação e a inflação. A classe trabalhadora tem que discutir como responder à crise com seu próprio (...)
Na Argentina há 17 milhões de pessoas em situação de pobreza em um cenário de inflação cada vez maior. Mas o governo decidiu dar as costas a essa situação e anunciou um pacote ortodoxo de ajuste fiscal que só vai piorar a situação.
Ela sustenta que o fracasso dos dois grandes projetos políticos dos últimos anos abre perspectivas para a esquerda na Argentina. Uma análise da crise econômica, o crescimento da nova direita e as possibilidades do socialismo.
A renúncia de Guzmán abriu uma nova etapa da crise. A classe trabalhadora, as mulheres e os jovens devem intervir nesse cenário.
Guzmán deixa o cargo em um momento em que o programa com o FMI começa a dar errado e a organização começa a fazer maiores exigências.
Pablo Anino
Queremos oferecer um olhar e um horizonte mais elevado diante de tanta politicagem, porque é neste ambiente que as forças políticas do regime constroem a resignação. Queremos dialogar com aqueles com os quais compartilhamos cada uma das lutas de trabalhadores, desempregados, mulheres e jovens e (...)
Fredy LizarragueRaúl Godoy
As lições e os exemplos da esquerda argentina, a partir da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores-Unidade (FIT-U, pela sigla em espanhol), devem ser analisados atentamente por todos que querem pensar a tarefa de construção e fortalecimento de uma esquerda com independência de classe no Brasil para (...)
Marcello Pablito
Nas primeiras horas desta sexta-feira (11), em Buenos Aires, foi consumada a votação do plano elaborado em Washington.
Em clima celebrativo, o governo da Argentina organizou um ato pelo Dia da Democracia e dos Direitos Humanos, com direito a discursos de Cristina Kirchner, Alberto Fernández, Pepe Mujica e Lula – a estrela do palco. Campanha eleitoral petista e relatos abstratos sobre tempos idos e impossíveis de (...)
Caio Reis
Lula, o atual presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, e Cristina Kirchner, vão participar de ato em Buenos Aires nessa sexta-feira (10). A data é do Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas por trás há a intenção de mostrar força para negociar com o FMI os ajustes anti-povo que vão fazer na (...)
Traduzimos nessa sessão do Ideias de Esquerda um texto originalmente publicado pela revista Anfibia sobre as eleições legislativas que ocorreram na Argentina no dia 14/11, que colocou a Frente de Esquerda dos Trabalhadores, uma frente de independência de classe, como a terceira força (...)
Fernando Rosso
O presidente se pronunciou da Quinta de Olivos e como se ainda estivesse em campanha. Falou de um “acordo sustentável” e contra os ajustes. Definiu o endividamento como o “principal obstáculo” que virá e defendeu um chamado à “oposição responsável e aberta ao diálogo”. No entanto, em dois anos de governo (...)
A vice-presidente comunicou isso de sua conta no Twitter. Segundo ela, a razão é que devido à operação que fez há poucos dias, os médicos lhe disseram para descansar.
Pelas urnas apuradas até agora, segundo informações que estão chegando dos fiscais da FIT U, estariam entrando Myriam Bregman, Nicolás del Caño e Romina del Plá ao Congresso. Com uma eleição histórica e 15% das mesas apuradas, em Jujuy também Alejandro Vilca entraria como deputado (...)
Veja a análise de Cristian Castillo, dirigente do PTS (organização irmã do MRT) sobre as eleições primárias (PASO) na Argentina.
Christian Castillo