×
Rede Internacional

Vem aí curso online "Mulheres Negras e Marxismo"

O curso Mulheres Negras e Marxismo, ministrado por Letícia Parks, abordará conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e gênero. Para isso, resgataremos tanto textos clássicos do marxismo, demonstrando sua relevância para a organização da classe trabalhadora e de seus setores mais oprimidos, quanto debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras.

terça-feira 16 de março | Edição do dia

O curso Mulheres Negras e Marxismo abordará conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e gênero. Para isso, resgataremos tanto textos clássicos do marxismo, demonstrando sua relevância para a organização da classe trabalhadora e de seus setores mais oprimidos, quanto debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras, tanto como novas contribuições quanto como armadilhas liberais e neoliberais que tentam tirar de nossa luta seu conteúdo mais subversivo.

Assim, as quatros aulas, com início em 06 de abril e término em 27 de abril, buscarão definir os conceitos de opressão e exploração, a relação entre luta negra e luta de classes, e dois debates de estratégias, o primeiro se o norte da nossa luta deve ser por posições dentro do capitalismo, e o segundo sobre a relação da luta das mulheres negras e a batalha por uma revolução socialista.

O curso leva o nome da mais recente publicação das Edições Iskra, o livro Mulheres Negras e Marxismo, que terá live de lançamento no dia 26 de março, às 19h, via Youtube. O livro foi organizado por Letícia e mais duas militantes do MRT e Pão e Rosas, Odete Assis e Carolina Cacau.

Letícia Parks ministrará o curso. Ela é professora, formada em Letras, uma das fundadoras do coletivo Quilombo Vermelho, de luta negra anticapitalista, militante do Pão e Rosas, coletivo que defende um feminismo socialista. Letícia também é militante do MRT e contribuiu na organização de dois livros sobre marxismo e luta negra, Revolução e o Negro, junto a Marcello Pablito e Daniel Alfonso, e Mulheres Negras e Marxismo, junto a Odete Assis e Carolina Cacau.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas nolink de acesso do Campus Virtual do Esquerda Diário, onde também estão disponíveis outros cursos, como Rosa Luxemburgo, O Manifesto Comunista, além de outros materiais de debates teóricos.

Veja mais:

Letícia Parks apresenta o livro "Mulheres Negras e Marxismo"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias