Política

EUA

VAZOU: Trump pagou 2 milhões de Dólares para organizadores da invasão do Capitólio

sábado 23 de janeiro| Edição do dia

Imagem: Isac Nóbrega/PR

Fontes vazadas mostram que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump deu mais de 2 milhões de Dólares a organizadores de evento que antecedeu a invasão do Capitólio por grupos de extrema direita no dia em que o Congresso reconheceu o democrata Joe Biden como o novo presidente.

Segundo a ONG norte-americana, Center for Responsive (Centro pela Política Responsiva) que monitora as relações financeiras na política e seus efeitos nas políticas públicas, Trump tinha uma relação financeira direta com os organizadores do comício. A campanha de Trump havia dado US $2,7 milhões (R $14,7 milhões) aos protagonistas do evento no qual o próprio Trump incentivou os seus apoiadores extremistas a participarem. As quantias foram divulgadas inicialmente pela agência americana Associated Press.

Os relatórios da ONG foram obtidos por meio da Comissão Eleitoral Federal e datam até o dia 23 de novembro do ano passado. O comício e a invasão aconteceram em 6 de janeiro, mas os pagamentos evidenciam que a campanha de Trump pela reeleição tinha vínculos diretos de apoio financeiro com os organizadores do evento.

Entre os que receberam pagamentos, estão oito oficiais da campanha de Trump que foram nomeados na licença emitida para a autorização do comício, realizado em frente à Casa Branca.

Talvez lhe interesse: A invasão do Capitólio e a decadência do Império Bipartidário dos Estados Unidos




Tópicos relacionados

Governo Biden   /    Extrema-direita   /    Donald Trump   /    Política

Comentários

Comentar