×

Privatização da Sabesp | Tarcísio impõe privatização da Sabesp após covarde repressão e comemora como "dia histórico"

Tarcísio de Freitas contou com uma brutal repressão da Tropa de Choque da PM paulista que utilizou spray de pimenta dentro do plenário da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) contra estudantes e trabalhadores, prendendo ativistas, para levar a frente a privatização da Sabesp que foi garantida pelo voto de 62 dos 94 deputados estaduais. Nas redes sociais o governador reacionário está comemorando a privatização como um "dia histórico", enquanto quem sofrerá com a precarização dos serviços e o aumento das tarifas serão os trabalhadores e a população pobre.

quinta-feira 7 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Depois do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), distribuir emendas parlamentares para comprar os deputados da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o Projeto de Lei de privatização da Sabesp foi aprovado nesta quarta-feira (06) após uma violenta repressão da Tropa de Choque da PM paulista que agrediu trabalhadores e estudantes, além de ter prendido ativistas que protestavam dentro da Alesp.

Veja aqui vídeo da repressão policial na Alesp

A votação que foi feita a toque de caixa e sob uma névoa de gás de pimenta contou com o voto de 62 de um total de 94 deputados, que assim como Tarcísio privatizam uma das maiores companhias de saneamento básico do país para garantir os lucros de um punhado de empresários, enquanto os trabalhadores e a população pobre terá como resultado serviços precários e o aumento de tarifas.

O texto aprovado segue agora para a sanção de Tarcísio, que nas redes sociais já comemora como um dia "histórico", e diz que os parlamentares reacionários da Alesp "estão ajudando a construir um novo futuro". Este futuro está bem claro no horizonte das milhões de pessoas da cidade e do estado de São Paulo que já vem sentindo na pele o que significa a privatização dos serviços públicos como foi o apagão da Enel, empresa privatizada de energia elétrica, que deixou milhões por dias no escuro após as fortes chuvas.

Dentre os votos favoráveis à privatização está o do deputado Valdomiro Lopes do PSB, que integra a base do governo Lula, mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin que também foi ex-governador em São Paulo, representante histórico dos interesses da burguesia paulista, responsável pelo roubo das merendas das escolas públicas e a repressão a ocupação Pinherinho, a repressão ao povo negro nas periferias, a incessante busca pela mercantilização da educação, além de inúmeros ataques aos trabalhadores, mulheres e juventude, elegendo sempre os professores como seu principal inimigo.

Tarcísio segue seu plano, tentando se alavancar como figura da direita e da extrema direita, tentando ocupar o espaço deixado por Bolsonaro para as eleições de 2026. Para tal, preparou um grande esquema com compra de votos "legalizada" através das emendas parlamentares, que segundo denúncias de parlamentares da oposição somam pelo menos 20 milhões de reais, formando com isso uma base de deputados reacionários que usam do dinheiro público para contrariar os interesses do povo. Estes não tem necessidade de bons serviços públicos pois recebem super salários e acumulam penduricalhos e aposentadorias, sendo uma verdadeira casta sustentada pelo povo, atuando em defesa de um interesse próprio.

É urgente que os sindicatos e associações de trabalhadores mobilizem-se para revogar esta privatização, pois ela significará demissões em massa e precarização do trabalho, serviço mais caro e precário para a população. É necessário também lutar pela liberdade imediata de todos os presos pela PM de Tarcísio na luta contra a privatização da Sabesp.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias