Os trabalhadores em greve são fundamentais para o funcionamento da universidade e são tratados com total descaso, os mesmos relataram as condições insalubres nas quais precisam trabalhar cotidianamente. Denunciam que a Reitoria e nem a D&L disponibilizam material de limpeza para garantir a limpeza dos banheiros e do local de trabalho desses terceirizados, gerando um mal-cheiro frequente, com alguns vasos sanitários não tem nem assento sanitário.

A própria estrutura do banheiro é completamente absurda e perigosa para os trabalhadores que também relataram buracos no teto e que o único armário em que conseguem armazenar seus pertences e alimentação levada de casa fica dentro desse mesmo banheiro.

A situação é tão escandalosa que nem mesmo a água do local de trabalho dos terceirizados é própria para o consumo. A água utilizada vem direto de uma mesma caixa de água cheia de areia e ferrugem a qual anteriormente foi fiscalizada pela ANVISA, que constatou que ela é imprópria para beber. Não há nem mesmo um filtro nos bebedouros!

Bem como as condições precárias de armazenamento de comida improvisada pelos trabalhadores através de "chocadeiras", já que a empresa e Reitoria não garantem sequer uma geladeira que funcione onde os mesmos possam guardar seus alimentos e quentinhas. Fogões quebrados, armários mofados, e uma série de outras situações degradantes foram constatados no canteiro de obras, que é o espaço também de descanso desses trabalhadores.

DENÚNCIA | Terceirizados do canteiro de obras da UFRN vivem descaso e armazenam comida em chocadeiras improvisadas

É urgente cercar de apoio e solidariedade o conjunto dos trabalhadores terceirizados e responsabilizar a empresa D&L e a Reitoria da UFRN por manter condições tão precárias para os trabalhadores que fazem a universidade funcionar todos os dias, desde as limpezas das salas, corredores e banheiros, até os trabalhos de manutenção. Precisamos lutar por um movimento estudantil independente e aliado aos trabalhadores para acabar com a precarização e a terceirização do trabalho que são porta de entrada para o trabalho escravo!

Pela efetivação dos terceirizados sem necessidade de concurso público, RU gratuito e acessível para todo o conjunto dos trabalhadores e dos estudantes, bem como revogação de todas as reformas e ajustes que retiram direitos da classe trabalhadora, como a reforma trabalhista e da previdência e o novo teto de gastos do governo Lula-Alckmin!