×

PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO | Projeto de lei do Fundeb prevê uso de recursos públicos pela iniciativa privada

Segundo o projeto de lei que regulamenta o novo Fundeb, parte dos recursos da União poderia ser utilizada em convênios com a iniciativa privada, como com o Sistema S.

terça-feira 17 de novembro de 2020 | Edição do dia

(Foto: Chico Ferreira/Câmara dos Deputados)

O projeto de lei, que tem como relator o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), prevê no entanto que os recursos da União no Fundeb só poderiam ser utilizados em parcerias com organizações privadas “sem fins lucrativos” para o ensino técnico e profissionalizante. A lei prevê que recursos públicos podem ser direcionados a instituições privadas de outros tipos em casos em que faltarem vagas nas escolas públicas.

A base do governo Bolsonaro, no entanto, vem tentando alterar a lei para que todos os tipos de escolas “sem fins lucrativos” de educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio, possam receber fundos da União.

Leia também: Contra a vontade de Bolsonaro, FUNDEB é aprovado

Nessa disputa entre dois setores com propostas privatizantes, é fundamental que se defenda que todo o dinheiro público vá para a educação pública, ampliando a oferta de vagas nas escolas em toda a educação básica e também no ensino técnico. O dinheiro do Fundeb não deve ser utilizado para garantir os lucros de empresários da educação, mesmo que escondam suas escolas como “sem fins lucrativos”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias