×

Nefasto! | Lula financia política privatista de Tarcísio após privatização da Sabesp

Em meio à privatização da Sabesp, prisões de manifestantes e ataques aos serviços públicos de São Paulo, o governo federal Lula-Alckmin ostenta no “X” (antigo Twitter) o financiamento bilionário que está oferecendo ao governador de extrema direita Tarcísio de Freitas para sua cruzada contra os trabalhadores paulistas com privatizações, terceirizações e demissões.

terça-feira 12 de dezembro de 2023 | Edição do dia

No “X” (antigo Twitter), a página oficial do presidente Lula postou um fio que é um verdadeiro escárnio a todos os trabalhadores que estão sofrendo e lutando com ódio contra os inúmeros ataques do bolsonarista Tarcísio de Freitas.

Um escárnio aos metroviários demitidos por lutarem contra as privatizações e terceirizações, aos ferroviários que lutam contra toda a precarização do transporte sob trilhos, aos professores que pelejam para as escolas não serem fechadas, à população paulista que está vendo seus recursos como a água serem entregues aos capitalistas aliados de Tarcísio que só se importam com seus próprios lucros.

O governo federal já anunciou R$ 10 Bilhões de reais para Parcerias Público-Privadas (as PPPs) para a construção do Trem Intercidades (São Paulo e Campinas) e para a linha 2-Verde do Metrô. Em outros termos, Lula estende sua mão ao Tarcísio, oferecendo financiamento à sua ofensiva de privatizações por meio do BNDES.

Tudo isso 3 dias após o governador aprovar na Alesp a privatização da Sabesp, sob forte repressão aos estudantes, trabalhadores e sindicatos, com 4 ativistas detidos. Vale destacar que o projeto de privatização foi aprovado na Alesp com o voto e apoio do PSB, partido de Geraldo Alckmin e Flávio Dino.

A “sintonia administrativa” que existe entre Lula e Tarcísio, como destacou o ministro do Partido Republicano do governo, fica bastante nítida e o governo não faz questão alguma de esconder. Uma sintonia que percorre as marteladas privatizadoras e reforçam os cassetetes repressores. O Arcabouço Fiscal de Lula e Haddad é um dos mecanismos que fomenta por exemlplo as privatizações de Portos, como o de Santos, e metrôs, como o de Belo Horizonte.

Estão na trincheira oposta aos metroviários, professores, sabespianos, ferroviários, todos os trabalhadores que estão em luta resistindo aos ataques e defendendo a população e os serviços públicos como transporte, educação e a nossa água.

Isso tudo deixa claro como é a conciliação de classes que abre espaço para a extrema direita. É preciso que as direções sindicais da CUT e CTB parem de subordinar a luta dos trabalhadores a uma estratégia parlamentar e, ao contrário, mobilize os trabalhadores, convocando e organizando na base as paralisações, unificando as categorias e os trabalhadores terceirizados com a população para que se decida e fortaleça a auto-organização dos trabalhadores e para que estes decidam os rumos da luta.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias