×

ESQUERDA DIÁRIO NOS EUA | Left Voice: um novo desafio para a rede do Esquerda Diário

Há quase um ano do surgimento do Esqueda Diário, lançamos o portal em inglês Left Voice, que se soma à primeira rede de diários de esquerda.

terça-feira 21 de julho de 2015 | 15:36

Após o exitoso lançamento na Argentina, México, Brasil, Chile e o portal Révolution Permanente na França, se soma à rede internacional de diários digitais de esquerda o portal Left Voice, destinado ao mundo de fala inglesa.

Desde o lançamento do Esquerda Diário, colocamos à disposição de nossos leitores um “portal global” para ser acessado de qualquer parte do mundo as notícias, artigos e atualizações realizadas por correspondentes militantes de 15 países.

Esta rede é impulsionada a nível internacional por organizações como o PTS na Argentina, o PTR no Chile, o MTS no México e o MRT no Brasil, membros da Fração Trotskista – Quarta Internacional (FT-QI).

Desde setembro de 2014, o Esquerda Diário recebeu quase 6 milhões de visitas. Só no último mês, mais de 475 mil visitas na Argentina, 138 mil no Brasil, 96 mil no Chile e 56 mil no México. Nesses países, o Esquerda Diário reflete diariamente os principais problemas da política, da cultura e da luta de classes, e distintos aspectos da vida de trabalhadoras e trabalhadores, da juventude e das mulheres.

Com um grande salto a partir da América Latina, o Esquerda Diário conta também com seções especiais no Uruguai, Venezuelae Bolívia, e através da seção do Estado Espanhol chega à Europa. Como parte desde rede, no mês de junho se lançou o Révolution Permanente.

Uma visão a partir da esquerda para o mundo anglofalante

A atividade dos movimentos sociais, a luta de trabalhadoras e trabalhadores, e os levantamentos populares na América Latina, tem sido e são de interesse para militantes e simpatizantes da esquerda do mundo anglofalante. Junto com isto, o Left Voice se propõe a transmitir os acontecimento chave, como é hoje o momento decisivo que atravessa a Grécia, e a opinião da esquerda.

Em uma situação latino-americana marcada pelo acaso de uma grande parte dos governos “pós-neoliberais”, as corporações midiáticas oficialistas e opositoras buscam mostrar frente a cada crise que existem apenas duas vozes, duas alternativas: ou o apoio aos governos “progressistas” ou o alinhamento com as diferentes variantes opositoras de direita. As notícias e as ideias que chegam ao mundo de fala inglesa estão assinadas por essas “duas vozes”. O Left Voice buscará transmitir as idéias e a perspectiva da esquerda revolucionária.

Pela primeira vez estarão a disposição do público anglofalante nossas principais elaborações. Mediante a rede de militantes, amigos e colaboradores, o Left Voice publicará cotidiamente aritgos que reflitam a atividade e as ideias das diferentes organizações da FT-QI.

O portal em inglês Left Voice refletirá também, pela via de corresponsáveis nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, os principais acontecimentos e debates da esquerda, com uma visão própria.

Como mostraram os protestos em todos os Estados Unidos, após o assassinato de Michael Brown em Ferguson, a rebelião de Baltimore após a morte de Freddie Gray, e a mobilização de trabalhadores e jovens pelo salário mínimo, sobram motivos para seguir de perto o que acontece no coração do imperialismo.

Por outro lado, a Grã Bretanha parece colocar-se no tom de seus vizinhos europeus: após a massiva marcha contra as medidas de austeridade do governo de David Cameron e a greve dos trabalhadores do metrô de Londres confirmam a vigência do descontentamento. Em um continente marcado pela chantagem imperialista contra o povo grego, e as inumeráveis concessões do governo de Syriza, voltam a estar em debate a vigência das ideias da denominada extrema esquerda.

As edições do La Izquierda Diario na Argentina, México e Chile, assim como o Esquerda Diário no Brasil, surgiram com o mesmo objetivo de revelar as mentiras dos grandes meios controlados pelas classes dominantes, e para dar voz àqueles aos quais as corporações midiáticas negam voz.

Parte deste objetivo se plasmará também na edição em castelhano especial para os Estados Unidos, destinada a enorme comunidade latina que vive e trabalha dento de suas fronteiras, e voltam a ser parte junto à juventude negra de mobilizações e protestos, enquanto enfrentam a xenofobia, desde suas expressões mais brutais como o pré-candidato republicano milionário Donald Trump, até as “legais” como as deportações e a extensão de centros de detenção de imigrantes, sustentados pela administração democrata.

Com os mesmos objetivos, o Left Voice se soma ao desafio do Esquerda Diário de converter-se em um diário internacional a serviço dos interesses dos trabalhadores e dos oprimidos por cima dos antagonismos nacionais que impõe a burguesia e contra a opressão imperialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias