×

Povos originários | Justiça racista persegue prefeito indígena de Pesqueira-PE

Decisão do TSE caça candidatura do Cacique Marcos, integrante do povo Xukuru.

domingo 9 de outubro de 2022 | Edição do dia

Em mais uma mostra da perseguição do Estado brasileiro contra os povos originários, a chapa do prefeito de Pesqueira-PE acaba de ser caçada. Com isso, será realizada novas eleições para prefeitura no mesmo dia do segundo turno das eleições nacionais.

O prefeito caçado, Cacique Marcos, era Cacique dos Xukuru de Ororubá, localizada justamente em Pesqueira, onde 17% da população é indígena. O povo Xucuru de Orurubá enfrenta há séculos a disputa do seu território com fazendeiros da região, que mataram e expulsaram os indígenas de seu território. Foi num desses conflitos que assassinaram o pai de Marcos, o Cacique Xikão. O povo conseguiu a demarcação da terra em 2001.

O pretexto utilizado para caçar sua candidatura pela pretensa participação em um incêndio em 2003, que na verdade eram protestos após o Cacique e outros integrantes do povo Xukuru terem caído em uma emboscada de um fazendeiro da região, que acabou vitimando um dos integrantes que estava junto com Marcos. O assassinato gerou uma rebelião no grupo, que saiu a protestar contra os fazendeiros. Frente a isso a justiça declarou Marcos culpado por incêndios, sendo que o mesmo estava de repouso na casa da mãe para cuidar dos ferimentos. No entanto, a justiça em clara perseguição política criminalizou o mesmo por ser líder do povo Xukuru, e o condenou em duas instâncias junto com outros 35 indígenas.

Durante as eleições 2020, a então prefeita e candidata a reeleição Maria José - que integra uma oligarquia que já esteve durante anos a frente da prefeitura - entrou no TRE para impugnar sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. No final de setembro, o TSE finalmente decidiu pela impugnação da chapa. Com isso, serão realizadas novas eleições. O ocorrido é só mais uma mostra da ação histórica do Estado brasileiro na perseguição política e racista e os ataques contra os povos originários, que dentro do governo Bolsonaro tem tido um salto.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias