×

Argentina | Importante papel dos trabalhadores da saúde em Buenos Aires: atenderam mais de 100 pessoas durante a repressão

Tenda de atendimento aos reprimidos foi impulsionada por trabalhadoras e trabalhadores da agrupação Marrom, do PTS, profissionais da CICOP pela lista 5 Oposição Combativa e estudantes da juventude do PTS. Alcançou o apoio de dezenas de trabalhadores e estudantes independentes que também colaboraram. Confira o informe desses trabalhadores abaixo

sábado 3 de fevereiro | Edição do dia

Junto com dezenas de trabalhadores e estudantes independentes que se somaram pela segunda vez consecutiva na resistência do Congresso contra a repressão do governo de Milei e Bullrich para passar a lei omnibus, a tenda colocou seus conhecimentos e saberes a serviço dos manifestantes.

Nesta quinta, 1 de fevereiro, foram atendidos aproximadamente 100 pessoas, com feridas de diversas gravidades. A maioria delas ocasionadas por estilhaço de bala de borracha em diferentes partes do corpo, com a particularidade de estarem localizadas em olhos, pescoço, rosto, genitais, abdômen e tórax.

Como resultado dessa repressão, Matías Sugeri, advogado do Centro de Profissionais pelos Direitos Humanos e assessor da deputada nacional Myriam Bregman, encontra-se em um hospital oftalmológico de CABA com uma lesão ocular grave por ferida de bala de borracha e com prognóstico ocular reservado.

Além disso, médicas e médicos e enfermagem atenderam dirigentes dos movimentos sociais e de desempregados, como Eduardo Beliboni e dezenas de jornalistas e militantes de direitos humanos, que foram agredidos e reprimidos pelas distintas forças repressivas que estavam no congresso.

Um trabalhador aeroviário, terceirizado da empresa Aerolíneas Argentinas, sofreu um traumatismo cranio-encefalico com posterior episódio de vômitos.

Foram atendidas diversas feridas no pescoço, orelhas, sobrancelhas, o que deixa óbvio que as balas de borracha que a polícia disparou não tinham a intenção de dispersar, mas sim degerar graves lesões a quem exercia seu legítimo direito de manifestação contra a lei omnibus, o DNU e o protocolo antipiquetes.

Somado a isso, evidenciaram-se diferentes tipos de lesões osteoartromusculares, como por exemplo traumatismos cranianos por contusões por uso de bastões ou entorses ou trauma torácico por golpes com escudos, porretes e também luxações, escoriações e hemorragias por ferimentos de bala de borracha. Atendemos ferimentos de tiros com posterior encaminhamento a distintos hospitais, como o hospital Rivadávia, para descartar envolvimento venoso, arterial e, em alguns casos, ósseos. No total, encaminhamos mais de 10 companheiros a guardas hospitalares.

Mais de 70 pessoas foram atendidas por lesões causadas pelo novo spray de pimenta, que, como informamos ontem, contém alta concentração do irritante capsaicina, gerando queimaduras químicas na pele, broncoespasmo em alguns casos graves que exigiram o uso de broncodilatadores na própria tenda de saúde. Cabe destacar que a utilização deste novo mecanismo repressivo afetou muitos jovens em idade escolar secundária.

Também foram observados sintomas generalizados de ansiedade e episódios de pânico devido ao nível de violência exercida contra os trabalhadores e setores populares, devendo ser tratados por profissionais de Saúde Mental.

Um grande número de aposentados, jovens, professores e vizinhas e vizinhos das Assembleias de Bairro passaram pelo Posto de Saúde para serem atendidos.

Queremos denunciar que as forças repressivas não nos deixaram realizar o nosso trabalho, obrigando-nos a nos deslocar permanentemente com os feridos, tentando intimidar-nos com motos, gás lacrimogêneo e disparos.

Contribuímos com nossos saberes e conhecimentos para não lamentar resultados mais trágicos. Não houve um único posto de saúde criado pelo governo para atender os feridos, não gastaram um único peso com isso. Sem exagero, podemos dizer que poderíamos ter tido vítimas mortais.

Abaixo está uma lista de algumas das lesões que tratamos:

• Cortes nos olhos. • Ferimentos de bala nos olhos. • Ferimento por bala de borracha no pescoço • Ferimento por bala de borracha na região testicular • Traumatismo cranioencefálico com perda de consciência • Broncoespasmos • Fratura de clavícula. • Crises asmáticas. • Ferimento por bala de borracha em tórax, abdômen, pelve, membros superiores e inferiores. • Osteoartrite-trauma muscular • Luxação de dedos • Entorse de joelho • Entorse de tornozelo • Queimaduras químicas • Ataque de pânico • Ataques de angústia e ansiedade. • Ferimento por bala de borracha no ouvido • Ceratite

É digno de nota e nos dá um enorme orgulho termos criado essa Tenda de Saúde, demonstrando a organização, unidade e solidariedade desde baixo, essenciais para enfrentar este plano de fome do governo.

Continuamos a exigir que as centrais sindicais estejam nas ruas, que convoquem uma paralisação nacional em repúdio à repressão e promovam um verdadeiro Plano de Luta para derrubar a lei omnibus, o DNU e todo o plano de ajustes de Milei e da direita.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias