×

Eleições Argentina | FITU elege Christian Castillo ao Congresso argentino e terá 5 deputados pela primeira vez

Num primeiro turno caracterizado pela vitória de Massa, capitalizando o medo da direita de Milei e o caos econômico (apesar de ele mesmo aplicar o ajuste do FMI), a esquerda de Myriam Bregman obteve mais de 700 mil votos para presidente. A bancada da Frente de Esquerda (FITU) no Congresso Nacional argentino se fortalece com a entrada de Christian Castillo, passando a contar com 5 deputados (4 do PTS e 1 do PO). Celeste Fierro (MST) também entra no Legislativo da CABA. Novos pontos de apoio para os tempos difíceis que virão no país vizinho ao Brasil.

Fernando ScolnikBuenos Aires | @FernandoScolnik

segunda-feira 23 de outubro de 2023 | Edição do dia

Com os primeiros resultados oficiais conhecidos na noite de domingo, Christian Castillo, que foi candidato a deputado nacional pelo PTS-Frente de Izquierda Unidad pela província de Buenos Aires, ingressa no Congresso Nacional argentino como deputado.

As projeções divulgadas pelo bunker da Frente de Esquerda mostram um resultado de mais de 400 mil votos nessa categoria na província, com os quais Castillo ultrapassa o piso proscritivo.

Desta forma, pela primeira vez na sua história, a Frente de Esquerda passa a contar com 5 deputados nacionais, que serão um novo ponto de apoio para enfrentar os desafios que se avizinham.

A bancada de esquerda será formada por 4 deputados do PTS (Myriam Bregman, Nicolás del Caño, Alejandro Vilca e Christian Castillo) e uma colega do Partido Obrero (Romina Del Plá).

Olhando para os tempos que virão, e num contexto de profunda incerteza econômica e política, os assentos conquistados serão novos pontos de apoio às lutas e reivindicações dos trabalhadores, das mulheres e da juventude. No Congresso Nacional da Argentina (onde o FMI e diversos candidatos têm planos de ajuste, reformas trabalhistas e previdenciárias em andamento), mas também nas ruas, incentivando todas as lutas contra os governos, empresários e a burocracia sindical.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias