×

SOLIDARIEDADE | Estudantes da Letras USP apoiam os trabalhadores da Mecano Fabril

sexta-feira 19 de fevereiro de 2016 | 00:00

Estudantes de Letras representantes do Centro Acadêmico do curso (CAELL) foram à Mecano Fabril, autopeças no centro de Osasco, levar solidariedade à greve dos trabalhadores, que estão há três meses sem receber salários.

A assembleia que estava marcada para a manhã desta terça-feira (16) não ocorreu, pois a patronal não apresentou nenhuma proposta de negociação aos trabalhadores, que já completam 13 dias em greve. O patrão, que está viajando, afirma não ter dinheiro para pagar os direitos dos funcionários, porém, trata-se de mais um membro da elite latifundiária do país.

Barbara, diretora do CAELL, chamou os estudantes a se solidarizarem com os trabalhadores em luta e disse que "colocar a entidade a serviço das lutas é o nosso objetivo enquanto CAELL. Nós queremos prestar total solidariedade a esses trabalhadores e nos colocar lado a lado na luta, mostrando que os estudantes de Letras se importam com essas famílias e não vamos deixar elas irem para rua! Os trabalhadores reunidos na porta da fábrica agradeceram o nosso apoio como estudantes da USP. Ouvir o agradecimento dessas pessoas que hoje carregam meus sonhos em seus ombros me renova as convicções e reafirma a necessidade da luta!"

Segundo Nelson Neto, diretor do CAELL, impedir que os trabalhadores percam seus empregos é também lutar pelo direito ao futuro: "O único direito sério que temos nesse mundo é o de sermos explorados. Além da irracionalidade do desperdício de mão-de-obra disponível em um país tão atrasado e com tanto por ser feito, há trabalhadores produtivos e experientes, com 20 anos na fábrica, sem ter como se recolocar no mercado. O que será de suas famílias? Se o lucro do patrão não é compatível com a sobrevivência dos trabalhadores, ou as necessidades da produção, o problema a ser resolvido é precisamente a existência do lucro!"

Os passos futuros desta greve serão discutidos entre os estudantes da Letras visando transformar esse apoio político em força material.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias