×

Congresso da APEOESP | Confira as intervenções do Movimento Nossa Classe Educação nos Grupos de Trabalho do XXVII Congresso da APEOESP

Neste dia 02/09 aconteceu o segundo dia do XXVII Congresso da APEOESP, no qual tiveram os painéis sobre política educacional e conjuntura, além dos Grupos de Trabalho, confira abaixo as propostas do Movimento Nossa Classe Educação pautadas nos GTs.

sábado 2 de setembro de 2023 | Edição do dia

Frente ao veto burocrático da direção majoritária da APEOESP que impôs um mínimo de 20% de aprovação para que as propostas pudessem ser levadas para o plenário, os delegados do Nossa Classe Educação, grupo que integra a Oposição Unificada Combativa, se mantiveram firmes em sua posição de independência de classe, colocando nos GTs pautas centrais para o enfrentamento contra a direita e o fortalecimento da luta da categoria. Apesar do veto antidemocrático de 20% conseguimos aprovar nossas ideias e bandeiras em vários GTs, como a efetivação imediata de todos os contratados sem concurso, revogação integral do NEM e revogação do Arcabouço Fiscal.

Uma das defesas feitas pelo MNCE foi a revogação integral da reforma do ensino médio. Esta medida mantida pela Frente Ampla do governo Lula/Alckmin não pode ser melhorada, como quer Camilo Santana. Queremos sua imediata revogação integral, sem a manutenção de qualquer ponto dessa reforma aprovada pelo governo golpista de Michel Temer.

Além disso, foi colocada a proposta de um imediato plano de lutas contra o plano de privatizações de Tarcísio e Feder e seus ataques, assim como a construção de assembléias regionais e estaduais, para lutar pela revogação integral do NEM e do Arcabouço Fiscal, assim como todas as reformas que precarizam nossas vidas!

Os professores do Movimento Nossa Classe Educação também defenderam a efetivação imediata de todos os professores da categoria O, sem necessidade de concurso público, uma vez que esta separação entre efetivos e contratados só enfraquece a categoria e adoece os professores categoria O com jornadas extenuantes. Pela revogação imediata da nova carreira!

Além disso, demos uma luta intransigente contra as alterações estatutárias que a direção da APEOESP vem tentando impor de maneira burocrática! O objetivo da direção com essas alterações é impedir ainda mais que os educadores tenham vez e voz e contribui para afastar ainda mais o sindicato da base. Lutamos por uma APEOESP democrática que esteja nas mãos dos trabalhadores.

Também foi colocada a necessidade de uma luta, não só da categoria de professores, mas em unidade com o restante da classe trabalhadora, contra a fraudulenta e ilegítima dívida pública que atua como um saqueio realizado contra os trabalhadores brasileiros. É absurdo que um governo atrás do outro siga escolhendo enriquecer ainda mais grandes banqueiros e empresários enquanto os trabalhadores amargam uma dura crise econômica!

O Movimento Nossa Classe, luta em todas as categorias nas quais atua por um sentido de independência política de todos os governos, pois está claro que o que abre espaço para a direita é a conciliação de classes com os setores que lucram com a miséria!

Acompanhe diariamente no Esquerda Diário e nesta página a batalha que o Movimento Nossa Classe Educação e a Oposição Unificada Combativa vem dando no XXVII Congresso da APEOESP




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias