×

Começa a contagem de votos pela sindicalização dos trabalhadores da Amazon no Alabama

Sete dias de votações e mais de 3.215 votos, no que foi provavelmente o processo de sindicalização mais acompanhado do mundo. Em meio à pandemia, milhares de trabalhadores no coração do imperialismo passaram a lutar por condições sanitárias e contra a exploração patronal na gigante de Bezos.

sexta-feira 9 de abril | Edição do dia

Foto: Jay Reeves/AP Photo

Enquanto Jeff Bezos, o dono da Amazon e homem mais rico do mundo, poderia pagar um bônus de US$105.000 a todos os seus 1,2 milhões de empregados e ainda continuar tão rico quanto era antes da pandemia, os trabalhadores do depósito da Amazon em Bessemer, Alabama, combateram nas últimas semanas todo tipo de manobra e assédio patronal para impedi-los de vencer em sua luta por sindicalização.

As vendas da Amazon e seus lucros dispararam na pandemia, com o salto nas compras online. Os estratosféricos lucros patronais, o penoso aumento da carga de trabalho, acompanhado pelo destaque dos “trabalhadores essenciais” no período pandêmico, bem como as próprias condições (ou a falta destas) de trabalho e segurança sanitária, mobilizaram milhares de trabalhadores por seus direitos, inspirados diretamente pelo enorme movimento Black Lives Matter que sacudiu os Estados Unidos.

A luta pela sindicalização no depósito do Alabama se tornou um grande exemplo para os trabalhadores dos outros depósitos da Amazon, historicamente famosa pelo alto nível de exigência física e controle patronal sobre os funcionários. Por todo o país já se vê sinais de ativismo operário.

Saiba mais: A Amazon, a precarização do trabalho e a organização coletiva dos trabalhadores

Hoje, também no Alabama, a 40 minutos da Amazon, 1.100 trabalhadores mineiros completam sete dias de greve contra as jornadas de 12 horas e a precarização das condições de trabalho. Os mineiros votarão na sexta-feira o fim da greve ou a continuidade até que suas demandas sejam conquistadas.

Cobertura Esquerda Diário: Direto do depósito da Amazon em Bessemer




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias