×

Carnaval | A resistência palestina compareceu ao carnaval de Pernambuco. Confira por onde passou a bandeira palestina

A bandeira palestina pôde ser avistada desfilando ao longo de inúmeros eventos do carnaval de Recife. A luta do povo palestino não foi esquecida na festa em que o povo toma as ruas para si.

sexta-feira 16 de fevereiro | 21:14

Enquanto o carnaval acontecia no Brasil, Israel seguia seu genocídio contra o povo palestino em uma escalada sem precedentes, atacando e bom bardeando também Rafah, ao sul da Feixa de Gaza, única região que servia de refúgio para população. A logística de envio de suprimentos e comida para os refugiados foram atacados pelo exército de Israel, impedindo o acesso do povo palestino que além das bombas e balas também morre de fome e adoecimento gerados pelo cerco à Faixa de Gaza.

Neste contexto, a solidariedade internacional à resistência palestina não apenas é necessária mas fundamental, e precisa ser redobrada. O Comitê de Solidariedade Palestina de Pernambuco buscou os meios ao seu alcance para que a causa palestina não fosse esquecida durante o carnaval, aproveitando as festividades para também dar visibilidade a esta causa.

Seja devido a presença dos integrantes do comitê, seja a partir de iniciativas espontâneas de ativistas e solidários da causa, a bandeira palestina esteve presente em inúmeros eventos do carnaval pernambucano, desde a abertura no Marco Zero do Recife durante o show de Gilberto Gil, no Pátio são Pedro, nos shows e blocos de Olinda, e até mesmo no palco de Siba, dentre muitos outros. Dos blocos que carregaram a bandeira em seu desfile destacamos o Cabeças Vermelhas e o Imagine Você no Corpo de um Jabuti, além da Troça Empatando Tua Vista. Também destacamos a cantora Doralyce que se apresentou no palco da Várzea de onde gritou no microfone “Palestina Livre” e Siba que estendeu a bandeira palestina em cima do palco ao final de seu show.

Estes são exemplos de solidariedade internacional fundamentais para por um fim ao genocídio ao povo palestino. No carnaval festejamos por todos aqueles que não podem, mas nunca deixando de lutar para que tenham o direito de um dia também terem a liberdade de festejarem nas ruas ao som de seus próprios ritmos populares. No carnaval pernambucano de 2024, a Palestina esteve presente. Bailamos e cantamos por uma Palestina livre do rio ao mar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias