×

ARGENTINA | A polícia de Buenos Aires matou um manifestante durante uma repressão no Obelisco.

Ele foi sufocado por agentes policiais. Tratava-se de Facundo Molares, jornalista e ex-prisioneiro político até poucos meses atrás. Ele fazia parte de uma assembleia que ocorria no Obelisco, juntamente com dezenas de outras pessoas. Além disso, pelo menos 6 pessoas foram detidas. Desde o PTS, organização-irmã do MRT na Argentina, chamamos todas as organizações de esquerda a repudiar veementemente esse assassinato e lutar por justiça. Que os líderes sindicais convoquem greves e manifestações: não pode haver impunidade para as ações das forças repressivas.

quinta-feira 10 de agosto de 2023 | Edição do dia

Na tarde desta quinta-feira, um manifestante foi morto durante uma repressão policial realizada pela Polícia da Cidade de Buenos Aires. Tratava-se de Facundo Molares, jornalista e ex-prisioneiro político. As imagens que circulam mostram agentes policiais tentando reanimá-lo após tê-lo sufocado.

A repressão ocorreu durante uma assembleia das organizações MTR Votamos Luchar e Rebelión Popular. O evento estava sendo realizado no Obelisco, como parte das ações dessas organizações. De acordo com depoimentos colhidos pelo La Izquierda Diario no local, os manifestantes estavam encerrando a atividade quando foram atacados pela polícia.

Além disso, como parte da repressão, pelo menos 6 pessoas foram detidas e estão em delegacias na Cidade de Buenos Aires. É necessário exigir sua libertação imediata. Ao mesmo tempo, é urgente condenar esse assassinato e lutar por justiça, começando por mobilizações e exigindo que os líderes sindicais convoquem urgentemente greves e manifestações nas ruas. As ações das forças repressivas não podem ficar impunes.

A candidata a presidente, Myriam Bregman, da Lista A da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade, se pronunciou em suas redes sociais:

Nicolas del Caño, principal deputado da FIT-U, também se pronunciou:

Comunicado das organizações

Repressão no Obelisco

Lista de detidxs:
*Cejas Jimena
*Machado Lucía
*Machado Alicia
*Ferreyra Horacio
*Yaquet Ruben
*Loyola Hernan

Facundo Molares gravemente ferido, foi levado sem sinais vitais na ambulância.

Fazemos um apelo a todas as organizações de esquerda e de direitos humanos para se reunirem AGORA no Obelisco.

Responsabilizamos o governo de Larreta e Kiciloff por ordenarem a repressão. Em tempos de profunda crise, os governos insistem em reprimir aqueles que lutam, enquanto continuam reprimindo e a fome cresce.

Fora todos!

Em atualização




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias