×

Guerra na Ucrânia | 2,3 milhões de pessoas se tornam refugiadas devido à guerra na Ucrânia

O número de refugiados ucranianos ultrapassou 2,3 milhões desde a invasão das tropas russas, em 24 de fevereiro, segundo a Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). O principal destino é a Polônia, que abriga 1,4 milhão das pessoas que deixaram a Ucrânia.

sexta-feira 11 de março de 2022 | Edição do dia

Foto: Agência Brasil

Além da Polônia, os principais destinos dos refugiados incluem Hungria (214 mil pessoas), Eslováquia (165 mil), Rússia (97 mil) e Romênia (84 mil). São 258 mil pessoas que buscaram refúgio em outros países da Europa. As crianças são centenas de milhares dos refugiados, segundo o Acnur. Entre as que fogem, muitas estão desacompanhadas ou foram separadas de seus pais e familiares.

A crise humanitária e consequências contra a população mundial gerada pela guerra tem impactos que vão ainda além dos altos números de refugiados, como é o caso do abastecimento alimentar de diversos países, pois Rússia e Ucrânia representam 25% das exportações mundiais de trigo e outros grãos dos quais milhões de pessoas dependem.

Um dos focos mais preocupantes é o Oriente Médio e o Norte da África, lar do maior importador mundial de trigo, o populoso Egito. Mas também estão na lista países como Tunísia, Líbano, Iêmen e o Iraque, que nesta quarta, 09, viveu manifestações contra o aumento dos preços dos alimentos.

Veja também: Diante da guerra na Ucrânia, é necessária uma batalha internacionalista por uma posição independente dos trabalhadores




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias