×

Palestina | Sindicatos palestinos pedem o fim do armamento para Israel

Apelo urgente dos sindicatos palestinos: Acabem com toda a cumplicidade, parem de armar Israel.

terça-feira 17 de outubro de 2023 | Edição do dia

Abaixo está um artigo que foi publicado originalmente no Labour Solidarity. Se trata de um apelo dos sindicatos palestinos aos trabalhadores de todo o mundo.

Apelo urgente dos sindicatos palestinos: Acabem com toda a cumplicidade, parem de armar Israel.

Israel exigiu que 1,1 milhão de palestinos evacuassem a metade norte de Gaza, submetendo-os a bombardeios constantes. Essa medida impiedosa faz parte do plano de Israel, com o apoio inabalável e a participação ativa dos Estados Unidos e da maioria dos países europeus, para realizar massacres atrozes e sem precedentes contra os 2,3 milhões de palestinos de Gaza e limpar étnicamente a região. Desde sábado, Israel tem bombardeado Gaza de forma indiscriminada e intensa, cortando o fornecimento de combustível, eletricidade, água, alimentos e medicamentos. Israel já matou mais de 2.700 palestinos, incluindo 614 crianças, arrasando bairros inteiros, exterminando famílias inteiras e ferindo mais de 10.000 pessoas. Alguns especialistas em direito internacional começaram a alertar sobre as ações genocidas de Israel.

Além disso, o governo israelense de extrema-direita distribuiu mais de 10.000 rifles para colonos extremistas na Cisjordânia ocupada para facilitar a escalada de ataques e pogroms contra os palestinos. As ações, os massacres e a retórica de Israel indicam sua intenção de realizar a tão prometida segunda Nakba, expulsando o maior número possível de palestinos e criando um "novo Oriente Médio" no qual os palestinos vivam em perpétua subjugação.

A resposta dos países ocidentais tem sido o apoio total e completo ao Estado de Israel, sem fazer nem um aceno à lei internacional. Isso ampliou a impunidade de Israel, dando-lhe carta branca para empreender sua guerra genocida sem limites. Além do apoio diplomático, os países ocidentais fornecem armas a Israel e sancionam as atividades das empresas de armas israelenses dentro de suas fronteiras.

À medida que Israel intensifica sua campanha militar, os sindicatos palestinos estão conclamando seus colegas internacionais e todas as pessoas de consciência a pôr fim a todas as formas de cumplicidade com os crimes de Israel, interrompendo urgentemente o comércio de armas com Israel, bem como qualquer financiamento e pesquisa militar. Chegou a hora de agir: vidas palestinas estão em jogo.

Essa situação urgente e genocida só pode ser evitada por meio de um aumento maciço da solidariedade global com o povo da Palestina, que pode parar a máquina de guerra israelense. Precisamos que você tome medidas imediatas - onde quer que esteja no mundo - para impedir o armamento do Estado israelense e das empresas envolvidas na infraestrutura do bloqueio. Nós nos inspiramos em mobilizações sindicais anteriores na Itália, na África do Sul e nos Estados Unidos, bem como em mobilizações internacionais semelhantes contra a invasão italiana da Etiópia na década de 1930, contra a ditadura fascista no Chile na década de 1970 e em outros lugares, onde a solidariedade global limitou a escala da brutalidade colonial.

Conclamamos os sindicatos dos setores envolvidos a:

  • Recusem-se a fabricar armas para Israel.
  • Recusem-se a transportar armas para Israel.
  • Adotem moções para esse fim em seus sindicatos.
  • Tomem medidas contra as empresas cúmplices na implementação do cerco brutal e ilegal de Israel, especialmente se elas tiverem contratos com sua instituição.
  • Pressionem os governos para que ponham fim a todo o comércio militar com Israel e, no caso dos EUA, para que parem de financiá-lo.

Lançamos este apelo em um momento em que estamos testemunhando tentativas de banir e silenciar todas as formas de solidariedade com o povo palestino. Pedimos que você se manifeste e aja diante da injustiça, como os sindicatos têm feito historicamente. Lançamos este apelo porque estamos convencidos de que a luta pela justiça e pela libertação da Palestina não é apenas uma luta determinada em escala regional e global. Ela é uma alavanca para a libertação de todos os povos despossuídos e explorados do mundo.

Federação Geral de Sindicatos da Palestina, Gaza.
União Geral dos Trabalhadores do Serviço Público e Comercial, Gaza.
União Geral dos Trabalhadores Municipais
União Geral dos Trabalhadores de Jardins de Infância
Sindicato Geral dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica
Sindicato Geral dos Trabalhadores Agrícolas
União dos Comitês de Mulheres Palestinas
Sindicato Geral dos Trabalhadores da Mídia e da Imprensa

Federação Geral de Sindicatos da Palestina (PGFTU)
União Geral dos Professores Palestinos
União Geral das Mulheres Palestinas
União Geral dos Engenheiros Palestinos
Associação Palestina de Contadores

Federação de Associações Profissionais, incluindo:
Associação Odontológica Palestina - Centro de Jerusalém
Associação Palestina de Farmacêuticos - Centro de Jerusalém
Associação Médica - Jerusalém Central
Associação de Engenheiros - Jerusalém Central
Associação de Engenheiros Agrônomos - Jerusalém Central
Sindicato dos Veterinários - Jerusalém Central
Sindicato dos Jornalistas Palestinos
Associação Palestina de Advogados
Associação Palestina de Enfermeiras e Parteiras
Sindicato dos Trabalhadores do Jardim de Infância da Palestina
Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Palestina
Federação Palestina de Sindicatos de Professores e Funcionários de Universidades
Federação Geral Palestina de Sindicatos Independentes (GFIU)
Nova Federação de Sindicatos Palestinos (Nova Federação)
União Geral dos Escritores Palestinos
Sindicato dos Empreiteiros Palestinos
Federação dos Sindicatos de Profissionais da Saúde (FHPU)
União Palestina de Psicólogos e Assistentes Sociais (PSWU)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias