×

RACISMO | Prefeitura de vassouras instala placa turística racista na entrada da cidade

Esta semana a prefeitura da cidade de Vassouras enfrentou uma polêmica ao instalar placas na entrada da cidade aonde em uma delas podia-se ler: “Vassouras, terras dos barões e escravos do café”

segunda-feira 27 de julho de 2015 | 10:34

Esta semana a prefeitura da cidade de Vassouras enfrentou uma polêmica ao instalar placas na entrada da cidade aonde em uma delas podia-se ler: “Vassouras, terras dos barões e escravos do café”. Esta frase gerou uma comoção nas redes sócias em torno da exaltação da cidade como referência do sistema escravista no Rio de Janeiro, além de apagar a história de resistência que existe no município, protagonizada por Manoel Congo e Marianna Crioula, que em novembro de 1838, organizaram uma insurreição quilombola, quando cerca de 300 escravos arrombaram as portas da Fazenda Freguesia, de propriedade do capitão-mor Manuel Francisco Xavier, e assassinaram os feitores, saqueando comida e armas, pelo caminho, fazendo desta a maior revolta negra do meio rural brasileiro.

A invisibilização da história dos negros no Brasil é bastante recorrente, pois colabora para que os negros não possuam referência de luta na sua história, enquanto os negros são sempre lembrados que foram escravizados e subjugados. Nos comentários da foto (que foi apagada da página do facebook da prefeitura), chama atenção as reclamações de diversas pessoas que colocam a vergonha de morar em um cidade que se orgulha de ter possuído escravos e de ostentar isso como um “título” do qual deve se vangloriar, alegando também que a placa é “Ridículo, medíocre, lastimável”. Além disso, na foto de instalação da placa podemos notar que os próprios trabalhadores da prefeitura são negros, o que dá um tom ainda mais macabro a estas placas.

No final da tarde hoje a prefeitura soltou a seguinte nota:
Nota de esclarecimento:

Tendo em vista as diversas solicitações no sentido de se alterar o texto de uma das placas instaladas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na rodovia estadual RJ-127, estrada que liga Mendes à Vassouras, comunicamos que a Prefeitura de Vassouras solicitou ao Estado a imediata retirada da referida placa, que já foi removida.

Esclarecemos que os textos das placas já instaladas, além de outras que ainda serão, foram elaborados através de reunião com diversos participantes, entre eles da Academia de Letras de Vassouras.

A Prefeitura de Vassouras conversou com participantes desse processo e ouviu que a ideia do texto da placa foi valorizar e reconhecer o papel dos escravos no contexto histórico, não como forma de orgulho e de enaltecimento dessa grande injustiça histórica, mas como forma de tentar homenagear aqueles que com sua luta e sofrimento construíram nossa cidade.

Em relação às novas placas que serão instaladas ao longo da RJ-127 e em outras localidades, especialmente no local em que a placa foi removida, a Prefeitura de Vassouras vai organizar debate com diversos movimentos sociais e lançar aqui em nossa fanpage votação para selecionarmos os melhores textos.

Ações como essas devem continuar sendo denunciadas, pois o racismo se faz presente no cerce da sociedade e permanece vigente dos dias de hoje, institucionalizado atrás do discurso de Ali Kamel, diretor da Rede Globo, de que “Não somos racistas”.


Temas

Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias