Na última semana ocorreu o mini-curso "As lutas por justiça e memória a partir do movimento de mães e familiares vítimas da violência do Estado nos territórios de favela” como parte da V semana acadêmica da Geografia. A atividade que reuniu mais de 30 estudantes de diversos cursos contou com a presença de Com a presença de Rita Cardia, doutoranda em Geografia pela UERJ e militante do Pão e Rosas, e Ana Paula Oliveira, do movimento Mães de Manguinhos e mãe de Johnatha de Oliveira Lima.

Nós da Faísca Revolucionária fomos parte de impulsionar a atividade porque consideramos de extrema importância que na faculdade debatam as pautas que transcendem os muros das Universidades.

Neste momento em que estão ocorrendo uma série de operações policiais na Maré e em outras favelas, como parte de uma política do governo Castro, avalizada pelo governo Lula e Dino, com o envio da Força Nacional. Isso escancara a importância de que exista um setor do movimento estudantil independente do governo e das reitorias que se coloque lado-a-lado com o movimento de mães e familiares e de toda a classe trabalhadora na luta por justiça às vítimas da violência do Estado, pelo fim das operações policiais nas favelas e pelo fim do encarceramento da juventude negra.

Confira fotos da atividade: