×

SALÁRIOS ATRASADOS | Denuncia: terceirizados que produzem a prova do Enem não recebem seus salários

Os trabalhadores terceirizados do Grupo Empreza (EmpZ) estão trabalhando há mais de um mês sem receber seus pagamentos. Eles trabalham na gráfica que imprime as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

quinta-feira 8 de outubro de 2015 | 00:59

Nesta quarta feira recebemos em nosso site uma denúncia anônima de que os trabalhadores da terceirizada Empreza com Z não estão recebendo seus salários desde que foram contratados, estão recebendo apenas parte do valor do vale transporte para poderem continuar indo ao trabalho. Estes trabalhadores prestam serviço no setor de logística da gráfica RR Donnelley que imprime as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de Outubro em todo o país pelo INEP e o Ministério da Educação.

Os trabalhadores informam que não sabem mais o que fazer, alguns já desistiram e não estão indo mais trabalhar, mas maioria continua indo todos os dias na esperança de que o valor finalmente caia na conta. Alegam que parece que a empresa está esperando que termine o serviço para resolver os pagamentos, o que pode acabar levando a que termine os contratos temporários e ocorram demissões. Os trabalhadores alegam que o maior medo deles é “que no final a EmpZ não pague e mande a gente correr atrás dos direitos” comentou um dos trabalhadores.

O Grupo Empreza (EmpZ), com sede em Goiânia, é uma agencia que terceiriza mão de obra para diversos ramos de produção, tele atendimento e educacional. O grupo teve crescimento recorde nos últimos anos, 18% no ano passado e 40% comparado a inicio de 2012. A Receita Liquida do Grupo no ano passado foi de 311 milhões de reais. O Grupo também possui inúmeros registros de processos trabalhistas no TST abertos nos últimos anos por falta de pagamento de salários, benefícios e bonificações.

Os trabalhadores precisam se unir e se organizar para cobrar os seus direitos, exigindo que o sindicado dos Gráficos de Osasco e Região os defenda lutando para que a EmpZ pague imediatamente os salários e benefícios aos trabalhadores que têm trabalhado para garantir a aplicação do Enem. Trabalho feito deve ser trabalho pago!

O fato destes trabalhadores serem terceirizados não pode servir de desculpa. O avanço da terceirização, que triplicou na década petista para 12 milhões de trabalhadores, gera diversos entraves e dificuldades para que os trabalhadores garantam seus devidos direitos.

Por isso independentemente dos trabalhadores que não receberam seus salários serem contratados pela EmpZ, a gráfica RR Donnelley, líder mundial do mercado gráfico e de impressão de dados de segurança, deve se responsabilizar diretamente pela garantia de pagamento destes trabalhadores, pois é ela que se beneficiará com o pagamento pela impressão das avaliações feito pelo Governo Federal.

Não é nada estranho que a RR Donnelley permita que trabalhadores em sua planta fiquem sem receber seus salários, como apurou o Esquerda Diário, a gráfica RR Donnelley está denunciada por sindicatos de todo o mundo por falta de pagamento e por fechar suas plantas de um dia para o outro. Em 2014, a Donnelley fechou a planta da zona norte de Buenos Aires na Argentina, de forma absolutamente ilegal, deixando mais de quatrocentas famílias na rua, num ano em que havia lucrado mais de US$214 milhões. Os trabalhadores da fábrica, em resposta, não permitiram que o maquinário saísse, ocuparam-na e puseram a produzir sem os patrões.

Do mesmo modo o INEP e o Ministério da Educação devem assumir a responsabilidade junto com o Governo Federal pelo descumprimento de direitos trabalhistas no processo de produção do Enem e garantir tanto da EmpZ quanto da gráfica RR Donnelley, que os pagamentos sejam feitos imediatamente!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias