A luta já dura 2 anos em defesa dos empregos, devido a ameaça de fechamento e venda da empresa. A mobilização dos metalúrgicos havia garantido a reversão das demissões, que foram colocados em lay-off (suspensão temporária do trabalho), com o pagamento dos salários. Porém há quase um ano a Avibrás não vem pagando os salários.

Em protesto, os operários romperam a grade e ocuparam o pátio da fábrica após uma reunião com a direção da empresa que seria realizada na manhã desta quinta-feira, 14, ter sido repentinamente cancelada de forma unilateral.

A Avibrás tem o controle acionário de 9% da empresa Harpia Sistemas S.A. junto à Embraer e a empresa isralense AEL Sistemas S.A. A Harpia esteve envolvida em contratos comerciais para produção de aeronaves do sistema de espionagem, além de estar atualmente presente em contratos para produção de aeronaves militares brasileiras.

sta é uma das relações economicas e militares mantidas por empresas estratégicas brasileiras com o capital do Estado sionista de Israel que vem promovendo um verdadeiro genocídio na Faixa de Gaza contra os palestinos. Atualmente os números de palestinos assassinados por Israel já ultrapassam a marca dos 30 mil.

O Esquerda Diário se solidariza com a luta dos trabalhadores, defendendo o pagamento imediato dos salários e nenhuma demissão. Defendemos também a estatização da Avibrás sob controle dos trabalhadores e fim dos acordos com empresas israelenses, que utiliza da tecnologia produzida pelos trabalhadores brasileiros para executar o genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.