A enxurrada de sanções e medidas punitivas do Ocidente contra a Rússia está criando uma nova Cortina de Ferro. Confrontada com a aventura militar russa, a Alemanha deu uma grande virada geopolítica que é aproveitada por Washington para desgastar o Urso russo com o objetivo de isolar e se concentrar (...)
Juan Chingo
Anunciado pelo Ministro da Economia alemão, a subsidiária da empresa russa é fundamental já que tem um papel fundamental no mercado de gás, tanto no armazenamento quanto no comércio e transporte.
Redação
Nesta segunda, 21 de março, manifestantes ferroviários se reúnem na Estação Central de Berlim, a maior estação da União Europeia. O objetivo da manifestação é se opor à guerra iniciada pela Rússia e também ao rearmamento imperialista dos países europeus, com destaque para a (...)
[Desde Paris] Não há país do mundo onde a invasão da Ucrânia pela Rússia tenha tido mais repercussões imediatas que a Alemanha. No entanto, a mudança histórica no gasto militar está ainda no início e se choca, no momento, ao imperativo de preservar a paz social. Um equilíbrio frágil que não poderá se (...)
Neste episódio do Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi atualizam a situação da Guerra na Ucrânia, e discutem a importância do rechaço ao rearmamento imperialista da Alemanha e das potências ocidentais, assim como a questão da resistência (...)
Em Berlin, aproximadamente 500.000 pessoas se reuniram no último dia 27, e dezenas de milhares em Colónia, Praga, Amsterdã e Copenhague. Na França também ocorreram mobilizações, porém em proporções muito menores. Na Rússia as manifestações seguem ocorrendo, e a contagem de presos políticos já passa de 7K (...)
A esquerda não deve se deixar ser cooptada pelos partidos capitalistas que governam a Alemanha, diz Alexander Kalteis, membro da câmara municipal de Bünde (NRW), e parte da Esquerda Anticapitalista (Antikapitalistischen Linken - (...)
Alexander Campanella
Poucos dias após a invasão das forças armadas russas em território ucraniano, os estados imperialistas europeus usam a guerra como desculpa para realizar um rearmamento histórico que só pode trazer consequências terríveis para os povos do (...)
Diego LotitoJosefina L. Martínez
A brutal agressão russa contra a Ucrânia está sendo usada pelas potências imperialistas para se rearmarem. No domingo, a Alemanha anunciou um aumento de 100 bilhões de euros no orçamento militar.
Com a desculpa de 'ajudar a Ucrânia', o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou neste domingo que um fundo especial de 100 bilhões será disponibilizado à Bundeswehr (Forças Armadas). Além disso, estabelece que 2% do PIB serão investidos anualmente nas Forças (...)
Tabea KrugSimon Zinnstein
Informação foi repassada por Volodmir Zelenski, presidente da Ucrânia nesta quinta-feira, 24/02. As ações de Putin favorecem o expansionismo imperialista da OTAN. Biden, Scholz e Macron certamente vão utilizar esse precedente para incrementar a presença de seus efetivos terrestres, marítimos e aéreos (...)
Após o longo discurso televisivo de Putin, onde anunciou que reconhece as auto-proclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, a Rússia sinalizou o envio de tropas para o leste ucraniano com o argumento de “manter a paz no território”. Biden e os principais países da União Europeia anunciaram (...)
Durante as últimas semanas, o medo da possibilidade de uma invasão russa na Ucrânia, cuja consequência seria uma resposta militar dos Estados Unidos e da OTAN, tem circulado pelo mundo. Ainda assim, o caráter dessa manobra é defensivo por parte da Rússia diante de décadas de avanço do Ocidente sobre o (...)
Santiago Montag
Governo "progressista" de Scholz prevê reformas tímidas, ao passo que segue ataques neoliberais de Merkel
Reino Unido confirma 2 casos da nova variante do coronavírus. Alemanha, Itália e Bélgica já confirmaram contaminações. Do lado de cá do Atlântico, EUA fecham fronteiras para 8 países da África (o que hipocritamente não se aplica a cidadãos norte-americanos) e Nova York decreta estado de (...)
Caio Reis
Áustria é o primeiro país a realizar o 4º lockdown com temor da quinta onda de covid. O país também tornará a vacina obrigatória a partir de primeiro de janeiro. Na Alemanha, Merkel diz que medidas restritivas atuais não serão suficientes para conter surto de (...)
A viagem de Lula pela Europa tem sido a expressão do clima antecipado das eleições. Enquanto Bolsonaro está fazendo turismo no deserto, andando de Harley Davidson no Catar, o ex-presidente petista é recebido com pompas no Parlamento Europeu e até pelo odioso neoliberal Emmanuel Macron. De um lado, o (...)
Yuri Capadócia
Alemanha registrou o maior número de novos casos em todo o mundo na quinta-feira passada
Greve luta por melhores salarios e condições de trabalho em várias regiões da Alemanha
O resultado das eleições alemãs, os debates políticos na esquerda, o plebiscito pelo direito à moradia em Berlim, os exemplos de luta da nossa classe e o significado do fim da era Merkel são alguns dos temas debatidos por Caio Reis e Laura Scisci neste Giro (...)
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!