×

Podcast Espectro do Comunismo | Espectro do Comunismo: Panorama da Ucrânia, 04/03: a luta independente contra Putin e a OTAN

Neste episódio do Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi atualizam a situação da Guerra na Ucrânia, e discutem a importância do rechaço ao rearmamento imperialista da Alemanha e das potências ocidentais, assim como a questão da resistência ucraniana.

sexta-feira 4 de março de 2022 | Edição do dia

Neste episódio do Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi atualizam a situação da Guerra na Ucrânia, e discutem a importância do rechaço ao rearmamento imperialista da Alemanha e das potências ocidentais, assim como a questão da resistência ucraniana. Nos últimos dias o que se viu foi a intensificação do rearmamento das potências imperialistas, com o exemplo da Alemanha que autorizou um gasto adicional de 100 bilhões de euros no orçamento militar e implementou tropas em diferentes países europeus.

O repúdio à ocupação russa com um efetivo de 190.000 soldados não pode ser respondido pelo militarismo reacionário e o rearmamento das potências imperialistas da OTAN. Putin é um reacionário que ataca os direitos dos trabalhadores, persegue a oposição e ataca os setores oprimidos como as mulheres e os LGBT’s e vêm sofrendo contestações da própria população russa que se opõe à guerra. Mas o rearmamento do imperialismo ocidental não representa a intenção de conceder independência e soberania aos ucrânianos e sim de submeter à Ucrânia interesses da OTAN e das potências imperialistas ocidentais.

Confira a declaração da Fração Trotskista pela Quarta Internacional sobre a guerra na Ucrânia:

Por isso, viemos defendendo que a resistência ucraniana tome um caminho independente da OTAN e de Zelensky. Uma Ucrânia independente, operária e socialista só pode ser conquistada com independência em relação aos nacionalistas ucranianos e aos pró-russos. Na Rússia, a guerra pode ser um ponto de ruptura no governo reacionário de Putin, avançando para um fim revolucionário. É papel da esquerda revolucionária tanto denunciar o papel da OTAN e o rearmamento das potências imperialistas ocidentais quanto exigir a retirada das tropas russas da Ucrânia por outro. Não à guerra! Fora as tropas russas da Ucrânia! Fora OTAN da Europa Oriental! Não ao rearmamento imperialista!

Confira o episódio na íntegra no canal Ideias de Esquerda, no YouTube e nas principais plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias