Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Operação da Polícia Civil e Polícia Militar no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, durante a manhã e tarde desta quinta-feira (21/07), deixou 18 mortos sendo uma mulher atingida quando passava de carro. Segundo os representantes das secretarias de Polícia Civil e Polícia Militar do Rio a ação tinha como alvo uma quadrilha de roubo de veículos.

A ação reacionária e racista se torna a quarta operação policial mais letal da história do Rio. As duas primeiras também ocorreram durante o governo Cláudio Castro: no Jacarezinho (28 mortos) e na Vila Cruzeiro (25 óbitos). A terceira mais letal foi em 2007, quando morreram 19 pessoas em uma ação na Baixada Fluminense.

A pré-candidata a deputada estadual (RJ) pelo MRT e Polo Socialista e Revolucionário Carolina Cacau manifestou seu repúdio à ação violenta por parte das polícias do governador Claudio Castro, através de suas redes sociais:

Marcello Pablito, pré-candidato a deputado federal (SP) pelo MRT e Polo Socialista e Revolucionário, também mostrou indignação com a violência do Estado e cobrou #JusticaPorLetícia nas ruas, única forma de impor que mais nenhum corpo negro seja tombado em ações como a de hoje:

Esse é mais um exemplo de como Claudio Castro, que leva a cabo a política mais reacionária, racista e higienista, como Bolsonaro faz a nível nacional, pretende levar sua campanha. Usando de uma das polícias mais violentas do país (esta instituição que mostra cada vez mais sua verdadeira função, que é servir a burguesia, proteger a todo custo a propriedade privada dos grandes capitalistas, além de controlar, oprimir e, em ultima instância, matar os pobres, negros, trabalhadores e minorias), lava de sangue mais uma vez o Rio de Janeiro, com plena satisfação, tal qual Bolsonaro e sua política assassina e reacionária pelo Brasil.
Todo repúdio à tudo o que representa Claudio Castro, Bolsonaro, e a política de extermínio da população pobre, negra, periférica e trabalhadora!

Veja também: Corpos negros no chão são o resultado da campanha eleitoral de Claudio Castro em Manguinhos

Base policial bolsonarista manda recado de sangue com Chacina na Vila Cruzeiro

Bolsonaro celebra a segunda chacina mais letal do Rio de Janeiro, com 24 mortes