La Izquierda Diario falou com os jovens quando eles se encontravam novamente em liberdade.

Nos últimos dias, tanto o ministro Andrés "Cuervo" Larroque como parte da mídia realizaram operações midiáticas contra as famílias de Guernica, com o objetivo de expulsá-las de uma forma ou de outra, usando de repressão se preciso.

Também, neste contexto, se somaram as repressões da Polícia de Buenos Aires em Rafael Castillo e La Plata , incluindo queima de caixas, balas de chumbo, espancamentos e até roubo de alimentos.

Soma-se a estes fatos a prisão de três pessoas nesta manhã, na ocupação de Guernica: Jonatan Ezequiel Sotelo, Valentínn Qzequiel Brizuela e Nelson Díaz. Por eles se reivindica a liberdade neste momento.

Juan, um morador da ocupação, disse a La Izquierda Diario que “Eu queria pedir apoio, sou morador da ocupação aqui em Guernica, estamos lutando por um pedaço de terra que levou três companheiros, três vizinhos, queremos pedir-lhes que nos apoiem para que possam libertá-los. "

Por sua vez, outro vizinho disse a este jornal que “hoje às 11h30 da manhã iam trabalhar três rapazes, pararam duas motos dizendo que eram policiais e uma caminhonete branca sem identificação, algemaram os rapazes e levaram-nos embora. Os meninos explicaram que iam trabalhar para ter o que comer e foram levados mesmo assim. Não sabemos o motivo, não estavam fazendo nada, iam apenas trabalhar. Estamos sofrendo todos os dias. Às 4 ou 5 horas da manhã o helicóptero nos assusta, há assédio da polícia todos os dias. Não nos deixam sair para buscar água, nos revistam”.

Além dessa ação intimidadora, agora que faltam poucas horas para o prazo estabelecido para o despejo, há voos ameaçadores de helicópteros da polícia sobre a ocupação.

Porém, o que cresce do outro lado é a solidariedade. Zaffaroni, Cortiñas, Pérez Esquivel e outras personalidades apóiam as famílias de Guernica, e pessoas que são referências de Direitos Humanos, advogados e juristas, entre outros, assinaram uma petição em apoio às famílias que reivindicam terras para morar, pedindo que não sejam despejadas. O mesmo aconteceu com artistas e referências do feminismo , política, organizações sindicais, jornalistas e intelectuais.

Traduzido de:https://www.laizquierdadiario.com/Guernica-la-Policia-detiene-a-tres-vecinos-que-piden-por-vivienda