Edição do dia

CRISE NA NICARÁGUA

Nicarágua: Contra o governo de Ortega e a direita empresarial pró-imperialista

2 de agosto | A crise política na Nicarágua já se arrasta por três meses e a repressão brutal do governo de Daniel Ortega Saavedra e sua esposa, a vice-presidente, Rosario Murillo já deixou mais de 400 mortos. Por (...)

Milton D’León
María Rosas

LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Legalização e Descriminalização do aborto: qual a diferença? Ou, com qual estratégia o movimento de mulheres deve lutar por seus direitos

1º de agosto | A demanda histórica do movimento de mulheres é luta pelo aborto legal, seguro e gratuito garantido pelo Estado. Isso porque a criminalização é apenas uma parte do problema. Milhares de mulheres morrem (...)

Babi Dellatorre

ECOLOGIA E MARXISMO

Ecologia: que tipo de relação nós, os seres humanos, travamos com a natureza?

1º de agosto | Qual pode ser o calcanhar de Aquiles do debate ecológico hegemônico, atual?

Gilson Dantas

Cai o número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada no Brasil

31 de julho | Mesmo após quase três anos da aprovação da obrigatoriedade do registro em carteira das empregadas domésticas, continua crescendo o número de trabalhadores domésticos sem carteira (...)

Pedro Rebucci de Melo

BOLSONARO RACISTA

Mais racismo: "Pra que cotas?!" e "Portugueses nem pisaram na África!", diz Bolsonaro

31 de julho | Jair Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PSL, deu mais uma demonstração de ignorância e racismo em entrevista ao programa Roda Viva, da TV (...)

Cássia Silva

BOLSONARO NO RODA VIVA

8 afirmações absurdas de Bolsonaro sobre tortura e Ditadura Militar no Roda Viva

31 de julho | “Eu, se fosse militar naquela época, teria feito a mesma coisa” é uma das afirmações de Bolsonaro em entrevista apresentada no Roda Viva nesta segunda-feira. Veja 8 afirmações (...)

Redação

RIO DE JANEIRO

Legalizar o aborto contra a absurda criminalização das 42 mulheres no RJ ameaçadas com a prisão

31 de julho | A brutalidade e a hipocrisia capitalista assumem no Rio de Janeiro uma das suas facetas mais brutais dirigidas contra as mulheres, em especial às negras e (...)

Simone Ishibashi

SAÚDE PÚBLICA

Questão de saúde pública: Dados internacionais da OMS sobre o aborto

31 de julho | O aborto é uma questão de saúde pública e, para reforçar esta relevância, ainda mais agora que se levanta uma maré verde na Argentina, compilamos alguns dados que a Organização Mundial da Saúde (OMS) (...)

Rafaella Lafraia

EDUCAÇÃO

2 de agosto: A farsa do "dia D" como armadilha para atacar a educação pública

31 de julho | No dia 2 de agosto o governo golpista de Michel Temer está construindo uma armadilha para todos os trabalhadores da educação. É o chamado "dia D", que está sendo imposto pelo Conselho Nacional de (...)

Danilo Magrão

TRIBUNA ABERTA

A MP 844 quer privatizar as empresas de saneamento

31 de julho | Vivemos em um período onde as frágeis instituições democráticas brasileiras estão sendo postas a prova. Um dos alvos da vez são as empresas de saneamento, através da proposta de Temer de entregá-las (...)

Heraldino Santos Junior, historiador e funcionario da CEDAE

CONTINUIDADE DO GOLPE

TSE quer impedir que Lula apareça como candidato nas propagandas eleitorais

31 de julho | Em mais uma mostra do golpismo institucional, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer impedir que o ex-presidente Lula – preso arbitrariamente pela Lava Jato – apareça como candidato do PT no (...)

Redação

CEARÁ

PT Ceará segue sua submissão aos golpistas facilitando candidatura de Eunício de Oliveira (PMDB)

31 de julho | A reunião do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Ceará, no sábado 28 de julho, votou que o partido não vai indicar nenhum nome para a disputa ao senado. Uma decisão que facilita a (...)

Redação

PROFESSORES

A APEOESP e o SINPEEM precisam defender a vida das mulheres já!

31 de julho | Frente a grande luta Argentina, os sindicatos da educação a APEOESP e o SINPEEM devem ser ferramentas para que as professores se organizem pra lutar pela vida das mulheres e a legalização do aborto (...)

Pão e Rosas
Nossa Classe - Educação