Na última terça-feira, dia 15 de dezembro ocorreu a Audiência de oitiva das partes e testemunhas do processo que a Universidade de São Paulo move contra o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP Marcello Pablito, auxiliar de cozinha no Restaurante da Física. O processo pede a demissão por justa causa de Pablito, referente à manifestação de estudantes e trabalhadores que pediam, em 14 de abril de 2015, a implementação das cotas raciais na USP.

Na Audiência, junto com a USP estiveram as chefias e nutricionistas dos Restaurantes da USP, e membros da Guarda Universitária. Acompanhando Marcello Pablito estiveram sindicalistas, estudantes e lideranças do movimento negro. Segundo o advogado de Pablito, Dr. Luis Moro, a audiência correu regularmente e evidenciou a perseguição política e sindical bem como a indisposição da USP de tratar institucionalmente do tema da discriminação racial e instauração efetiva das cotas. Depois da apresentação das razões finais, deverá ser divulgada a sentença, o que ocorrerá no mês de fevereiro.

Diana Assunção, também diretora do Sintusp, esteve na comitiva que acompanhou Marcello Pablito. "O ataque à Pablito é um ataque a todos os trabalhadores e estudantes da USP, em especial negros e negras. Queremos evidenciar não somente a ampla perseguição política aos dirigentes sindicais, mas também os atos de racismo cometidos pela universidade, que em sua defesa chegou ao cúmulo de dizer que Pablito não é negro e não se mostrou como um dirigente eficiente neste tema. Vamos continuar com uma campanha denunciando esta situação", disse Diana.

Na Comitiva, vários trabalhadores do Restaurante e da Prefeitura da USP estiveram presentes, assim como diretores do Sintusp e do Conselho Diretor de Base do Sintusp, o Centro Acadêmico do curso de Letras da USP (CAELL), bem como o Centro Acadêmico do curso de Educação (CAPPF). Delegados sindicais do Metrô de São Paulo, conselheiros estaduais da APEOESP, delegados sindicais da Caixa Econômica Federal, representantes do Movimento Negro Unificado e da Ocupação Preta também compareceram.